Salada Verde

PSOL quer convocar Salles para que explique combate às queimadas no Pantanal

O requerimento destinado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi protocolado na última sexta-feira (11)

Daniele Bragança ·
14 de setembro de 2020
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Queimada não dá trégua no Pantanal. Foto: Mayke Toscano/Secom/MT

A bancada do PSOL na Câmara protocolou um pedido convocação para que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dê explicações sobre quais medidas o governo tem tomado e pretende tomar no combate a devastação do Pantanal. O bioma tem sofrido com queimadas, que já destruíram cerca de 2 mil hectares nos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). 

Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), este mês de setembro registrou, em apenas seis dias, quase o total de área queimada registrado para todo o mês de agosto na porção do Pantanal do Mato Grosso. O mesmo laboratório estimou estimou que 1.131 mil hectares (ha) foram queimados no Pantanal do Mato Grosso (MT) e 667 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul (MS) nos primeiros seis dias de agosto. 

“O cenário é crítico, demanda medidas de emergência e explicações do Ministério do Meio Ambiente sobre as ações de proteção, fiscalização e combate aos incêndios que estão sendo realizados e planejados para o bioma. Da mesma forma, o Ministro deve prestar esclarecimentos acerca das imediatas e necessárias medidas de contenção e prevenção conduzidas pelo Governo Federal aos Estados atingidos nas operações contra o fogo, seja quanto ao efetivo, à proteção dos povos e comunidades residentes do Bioma, à ordem orçamentária ou de estrutura e equipamentos necessários”, ressalta a bancada do PSOL. 

O documento é assinado pelos deputados Áurea Carolina (Psol/MG), David Miranda (Psol/RJ), Fernanda Melchionna (Psol/RS), Edmilson Rodrigues (Psol/PA),  Glauber Braga (Psol/RJ), Ivan Valente (Psol/SP),  Luiza Erundina (Psol/SP), Marcelo Freixo (Psol/RJ) e Sâmia Bomfim (Psol/SP). O requerimento n° 2359/2020 está em tramitação na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados aguardando avaliação do presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia. 

 

*Wanessa Alves, da Agência Regra dos Terços, especial para ((o))eco.

Leia Também 

Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Reportagens
8 de setembro de 2020

Encontro das chamas ameaça parque com maior concentração de onças-pintadas do mundo

Mais de 1,6 milhão de hectares já foram consumidos pelo fogo no Pantanal apenas nos últimos dois meses e chamas avançam sobre refúgios da biodiversidade

Salada Verde
28 de julho de 2021

Governador do Mato Grosso pede a Bolsonaro que “estadualize” Chapada dos Guimarães

Durante reunião com o presidente, o governador Mauro Mendes pediu a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para que estado possa "fomentar o turismo"

Colunas
28 de julho de 2021

Dimensões Humanas como parte do processo de decolonização nas ciências ambientais

Este mês abordamos as dimensões humanas envolvidas no processo de decolonização, ou seja, no processo de ‘quebrar’ a práxis enraizada por processos colonizadores onde a cosmovisão e práticas de um certo grupo são impostas a outro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta