Salada Verde

Proposta de plataforma pretende disponibilizar informações judiciais sobre a Amazônia

A criação de uma ferramenta online para monitorar inquéritos relacionados à proteção da Amazônia será debatida em reunião do do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário nesta terça-feira (02)

Duda Menegassi ·
1 de fevereiro de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A criação de uma plataforma online para monitorar as ações judiciais relacionadas à Amazônia será um dos tópicos em discussão nesta terça-feira (02), durante a 2ª reunião do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário, entidade criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta tem como objetivo facilitar que a sociedade acompanhe inquéritos e investigações, e possa fiscalizar o que está sendo feito pela proteção do bioma.

“A proposta é a criação de uma plataforma em meio eletrônico, que integre as informações existentes e que permita aos interessados o livre acesso, conhecimento, acompanhamento, bem como a possibilidade de manifestação no que se refere a investigações, inquéritos, recomendações, processos e decisões judiciais envolvendo a proteção do meio ambiente”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, responsável por apresentar a proposta na reunião.

De acordo com Bocuhy, a ideia é desenvolver um projeto-piloto, com foco nos desmatamentos e queimadas na Amazônia brasileira, frente de atuação que poderá ter apoio de organizações como Imazon, Mapbiomas, e instituições como o Inpe, Ibama, Ministério Público e Poder Judiciário.

“A plataforma permitiria transparência sobre as informações existentes, disponibilizadas e permanentemente atualizadas em meio digital, desde a abertura das investigações, geradas por meio de representações da sociedade e ou por iniciativa do Ministério Público, até as decisões finais do judiciário, aferindo ainda os processos de reparação de danos ambientais”, explica Bocuhy.

O observatório é composto por 11 conselheiros do CNJ, seis representantes da sociedade civil e uma organização multilateral. Além dos membros, a reunião desta terça contará com a participação ilustre do vice-presidente Hamilton Mourão. O evento será realizado por videoconferência das 18h às 20h e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da CNJ no Youtube.

 

Leia também

CNJ identifica 283 mil ações sobre crimes ambientais na Justiça

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
29 de novembro de 2020

CNJ identifica 283 mil ações sobre crimes ambientais na Justiça

De acordo com o levantamento, a região amazônica registrou nos últimos 20 anos mais de 54 mil processos contra crimes ambientais na Justiça

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Notícias
18 de abril de 2024

‘A Suzano está acima do governo federal, estadual e municipais da Bahia?’

Quilombolas denunciam novamente obras irregulares em seu território. MPF exige suspensão das licenças emitidas pelo Inema e Prefeitura de Nova Viçosa e respeito à OIT 169

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.