Salada Verde

MPF quer que governo se reúna com estados para conter óleo

Pedido é para que a justiça obrigue encontro. No documento, procurador da República cita carta de governadores manifestando insatisfação

Sabrina Rodrigues ·
11 de novembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Manchas de óleo em Sergipe. Foto: Ibama.

O Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça para obrigar a União a se reunir ainda esta semana com os nove estados nordestinos que estão sofrendo com as manchas de óleo desde o dia 30 de agosto. O objetivo é efetivamente retirar do papel o Plano Nacional de Contingência para conter o derramamento de óleo. Embora o governo tenha acionado o plano formalmente, nenhuma reunião com os estados foi realizada até agora. 

O pedido, feito nesta segunda-feira (11), veio através de uma ação civil pública assinada por Ramiro Rockenbach, procurador da República. Rockenbach cita a Carta de Recife para alegar que nada está sendo feito. A Carta é uma manifestação dos nove governadores que declaram “preocupação à falta de celeridade no processo de combate e contenção às manchas de óleo por parte do Governo Federal, tendo em vista que o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por óleo ainda não foi colocado, na sua concretude, em prática”, declaram os governadores no documento. 

O PNC foi instituído pelo Decreto nº 8.157/2013 e fixou responsabilidades, estabeleceu estrutura organizacional e definiu diretrizes, procedimentos e ações a serem tomadas em casos de incidentes de poluição por óleo em águas brasileiras. Isto é, ele define quem deve fazer o que, em casos de desastres ambientais por derramamento de óleo. 

No dia 18 de outubro, o MPF nos nove estados do Nordeste havia ajuizado uma Ação Civil conjunta na Justiça Federal de Sergipe para que o PNC fosse implementado, mas a decisão, em 1ª instância, foi desfavorável ao MPF. 

O MPF então, entrou com  recurso no dia 28 de outubro junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) para que esta decisão fosse reformada. A decisão do TRF5 saiu no dia 30 de outubro, dando o prazo de 48h para que a União fizesse o convite

Seguindo a decisão judicial, a União fez o pedido, mas segundo o MPF, sem marcar nenhuma reunião. “A União fez o convite no dia 01/11, mas até agora nenhuma reunião ou providência foi tomada. Uma semana passou e a situação continua a mesma: os Estados no Nordeste à margem do PNC”, ressalta o procurador da República Ramiro Rockenbach.

Com o pedido, o MPF quer que a reunião extraordinária seja marcada para esta semana, de 11 a 17 de novembro sob pena de multa de R$ 1 milhão, por dia de atraso, a ser revertida para ações socioambientais futuras nos nove estados do Nordeste.

Saiba Mais

Ação Civil Pública

Decisão TRF5

Carta do Recife

 

 

Leia Também

MPF refuta afirmação do governo de que Plano de Contingência está em curso e recorre à Justiça

Governo tem que provar na Justiça que é capaz de lidar com desastre ambiental no nordeste

Sergipe vai à Justiça para União custear limpeza de praia

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
16 de outubro de 2019

Sergipe vai à Justiça para União custear limpeza de praia

Governo do estado pede bloqueio de mais de R$ 289 milhões para limpeza do litoral. Justiça determina proteção dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris e Real

Reportagens
23 de outubro de 2019

Governo tem que provar na Justiça que é capaz de lidar com desastre ambiental no nordeste

Entenda o que é o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas (PNC) e porque ele está no centro de uma ação judicial sobre o desastre no litoral nordestino

Notícias
28 de outubro de 2019

MPF refuta afirmação do governo de que Plano de Contingência está em curso e recorre à Justiça

Procuradores dos nove estados do Nordeste pedem que União implemente PNC nos termos da legislação vigente e não com ‘devidas adaptações necessárias’, como tem argumentado governo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Jurista amador diz:

    "O MPF então, entrou com recurso no dia 28 de outubro junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) para que esta decisão fosse reformada".
    Só que o que o blog esqueceu de mencionar, é que a decisão não foi reformada no mérito quanto ao acionamento do PNC, mas somente a necessidade de convidar os estados para participar.