Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mais da metade da flora que só existe no Rio de Janeiro está ameaçada

Sabrina Rodrigues
quinta-feira, 7 junho 2018 17:33
Guarajuba (Terminalia acuminata), árvore reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca. Foto: Ana Huara/Wikipedia.

Das 884 espécies da flora que só existem no estado do Rio de Janeiro, 513 estão ameaçadas de extinção. A informação vem do Livro Vermelho da Flora Endêmica Ameaçada de Extinção — estudo que apresenta a primeira lista das espécies ameaçadas da flora do estado lançado nesta quarta-feira (06).

A publicação é resultado de um trabalho de três anos que envolveu a participação de mais de cem pesquisadores nacionais e estrangeiros. O trabalho motivou a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Flora Endêmica, outra publicação que também foi lançada no evento, ocorrido no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro é o habitat de grande parte das espécies da flora da Mata Atlântica, consideradas raras e que foram redescobertas em unidades de conservação, como é o caso da guarajuba (Terminalia acuminata), reencontrada nos Parques Nacional da Tijuca e Estadual da Serra da Tiririca.

Faça aqui o download da publicação