Salada Verde

Livro conscientiza crianças sobre a conservação do saium-de-coleira

Escrito por um casal de biólogos e por um jornalista, a obra ensina de forma lúdica como manter a existência da espécie de primata

Marcos Furtado ·
15 de dezembro de 2020 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Reprodução/Capa,

Classificado como “criticamente em perigo” de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo ICMBio, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) agora é o tema de um livro que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância de sua conservação. Desenvolvido pelo casal de biólogos Maurício Noronha e Dayse Campista e pelo jornalista Marcus Pimenta, a obra “Os sauins-de-coleira e a Planta do Céu” conta a história de uma família de macacos sauins-de-coleira que buscam uma floresta para morar.

Financiado por um edital Concurso Prêmio Manaus de Conexões Culturais,  o livro é a primeira obra literária sobre o saium-de-coleira, animal que sofre com as ameaças, que vão desde o risco de atropelamentos no centro de Manaus a competição com o sagui-de-mão amarela (Saguinus midas) em áreas mais afastadas. Ao longo da narrativa, os jovens leitores aprendem junto com os personagens sobre a Floresta Amazônica, as áreas protegidas e as consequências das ações humanas na natureza. 

O livro ainda conta com uma parte dedicada especialmente para pais e professores com sugestões de atividades, para serem realizadas com as crianças, que incentivam a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente e o hábito de leitura.

Os autores ainda criaram uma plataforma virtual para garantir o acesso gratuito ao livro e a um booktrailer, com informações sobre o sauim e até os sons produzidos por esse carismático primata. (Marcos Furtado).

 

Leia Também 

Plantar árvores para colher sauins

 

 

 

 

  • Marcos Furtado

    Escreveu para ((o))eco, Estadão, Folha de SP, Colabora. Ganhou o Prêmio Santander Jovem Jornalista e teve o 3º lugar em concurso do ICFJ

Leia também

Notícias
2 de abril de 2014

Plantar árvores para colher sauins

Estratégias para salvar os sauins-de-coleira incluem plantio de mudas para aumentar a área para os animais sobreviverem em fragmentos urbanos.

Reportagens
11 de outubro de 2020

Lista dos 25 macacos mais ameaçados do mundo tem três espécies brasileiras

Entre as principais razões para o aumento dos riscos de extinção estão perda de habitat, competição com espécies invasoras e surtos de doenças

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.