Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Ibama publica novo Guia de biota marinha em atividades de pesquisas sísmicas

Sabrina Rodrigues*
segunda-feira, 5 novembro 2018 21:18
O Guia de Monitoramento da Biota Marinha em atividades de pesquisas sísmicas visa controlar e reduzir o impacto desse tipo de trabalho sobre mamíferos e quelônios marinhos. Foto: Rui Ornelas.

O Ibama acaba de publicar a versão atualizada do Guia de Monitoramento da Biota Marinha em atividades de pesquisas sísmicas, que estabelece os procedimentos obrigatórios designados pelo órgão para licenças de pesquisa sísmica. O documento visa controlar e reduzir o impacto desse tipo de trabalho sobre mamíferos e quelônios marinhos e ao mesmo tempo orientar empreendedores e seus contratados a seguirem as medidas implementadas. A última versão era de 2005.

Essa nova versão conta com planilhas de registro que facilitam a incorporação das ocorrências de fauna em bancos de dados de biodiversidade. Além disso, o usuário poderá obter orientações para o monitoramento acústico passivo (MAP), que detecta sons emitidos por cetáceos, como baleias e cachalotes, nas proximidades da fonte sísmica, além de interromper a atividade em caso de aproximação desses animais.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ibama.

Saiba Mais

Guia de Monitoramento da Biota Marinha em atividades de pesquisas sísmicas

 

Leia Também

O desafio de melhorar a gestão dos sistemas costeiros e marinhos

Petróleo ameaça baleias na Rússia

Projeto monitora baleias no litoral norte de São Paulo

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.