Salada Verde

Florestas secundárias não suprem a função das que não foram desmatadas

Estudo demonstra que vegetação recuperada exerce papel ecológico vital, mas adverte que por serem desmatadas de novo, acabam não fornecendo ganhos duradouros para a conservação

Sabrina Rodrigues ·
25 de outubro de 2018 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Estudo demonstra a importância das florestas secundárias para a conservação, mas ainda assim adverte que proteger as florestas primárias deve ser uma prioridade. Foto: Rodrigo Soldon Souza/Flickr.

Mesmo levando quarenta anos para se recuperarem, as florestas secundárias –aquelas que crescem novamente em áreas antes desmatadas — continuam a ser espécies pobres em carbono, em comparação com as florestas primárias não perturbadas. Mas a vegetação recuperada ainda é de vital importância para a conservação da biodiversidade e armazenamento de carbono na Amazônia. São as conclusões do estudo Second rate or a second chance? Assessing biomass and biodiversity recovery in regenerating Amazonian forests publicado pela revista científica Global Change Biology.

O estudo é de uma equipe de cientistas da Europa, do Brasil e da Austrália, que mediu o carbono e pesquisou mais de 1.600 espécies de plantas, aves e besouros em 59 florestas secundárias em regeneração natural e 30 florestas primárias não perturbadas na Amazônia Oriental em duas regiões, o município de Santarém e Paragominas, ambas no estado do Pará.

Os autores afirmam que proteger as florestas primárias deve ser uma prioridade, pois elas contêm mais biodiversidade e carbono do que as florestas de regeneração relativamente maduras. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que a recuperação de florestas secundárias também pode desempenhar um papel ecológico importante como o fornecimento de serviços ecossistêmicos de alto valor, sequestro de carbono, conservação do solo e a manutenção de sistemas hídricos.

“Descobrimos que o carbono e a biodiversidade das florestas secundárias tiveram recuperação de mais de 80% em relação aos níveis encontrados em florestas primárias intactas”, disse o principal autor do estudo, Gareth Lennox, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido.

A pesquisa adverte que apesar do potencial significado ecológico e socioeconômico das florestas secundárias, elas são frequentemente desmatadas de novo e, portanto, acabam por não fornecer quaisquer ganhos duradouros para a conservação. O professor Jos Barlow, coautor do estudo da Universidade de Lancaster explicou essa problemática: “Na

Amazônia brasileira, o tempo médio para que as florestas secundárias sejam novamente desmatadas é de apenas cinco anos. Além disso, nos trópicos, os regimes de manejo das florestas secundárias são cercados de incertezas legais, tomadas de decisões inconsistentes e subestimação crônica desses importantes ecossistemas”. “Para as florestas secundárias alcançarem o potencial sócio‑ecológico que desvendamos sobre elas, onde os locais estão em regeneração por até 40 anos, elas precisam ser incorporadas como elementos‑chave do gerenciamento da paisagem e do planejamento de conservação”, continua o professor.

 

Saiba Mais

Second rate or a second chance? Assessing biomass and biodiversity recovery in regenerating Amazonian forests

 

Leia Também

‘Área degradada’ ajuda meta do país no clima

O potencial subutilizado da floresta secundária

O que é uma Floresta

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
19 de março de 2015

O que é uma Floresta

Tentar definir o que é uma floresta não é tarefa fácil. Entenda neste verbete o porquê.

Colunas
3 de abril de 2007

O potencial subutilizado da floresta secundária

Há madeira nobre em áreas de capoeira na Amazônia e sua exploração nessas matas secundárias deveria ser permitida como estratégia de preservarção das florestas nativas.

Reportagens
16 de maio de 2016

‘Área degradada’ ajuda meta do país no clima

Grupo mede pela 1ª vez contribuição das florestas secundárias para sequestro de carbono; dado sugere que meta do Brasil em Paris poderia ser bem mais ambiciosa se incluísse essa vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.