Salada Verde

Desmatamento no Cerrado segue estável em 2019

Dados do Prodes informa que a derrubada no bioma em 2019 foi 2% menor que no ano anterior, mas número ainda preocupa

Sabrina Rodrigues ·
16 de dezembro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Cerrado destruído. Foto: Ricardo R. Maia/Ibama.

O desmatamento no Cerrado, no período de agosto de 2018 a julho de 2019, segue estável. Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento (Prodes) do Cerrado, divulgados nesta segunda-feira (16), o desmate no bioma durante esse tempo foi de 6.484 quilômetros quadrados, o equivalente a uma área maior do que o Distrito Federal. 

Com relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizaram 6.634 km², a área de vegetação nativa suprimida no cerrado foi 2,26% menor este ano. Entre os estados que mais desmataram cerrado estão: Tocantins com 1.495,69 km² de vegetação nativa suprimida, seguido pelo Maranhão (1.309,50 km²) e Mato Grosso (931,07 km²).

 

 

O Cerrado requer cuidado

Os números do desmatamento no bioma ainda despertam preocupação. Segundo a ONG WWF-Brasil, a área suprimida é como se uma cidade de Londres fosse derrubada a cada três meses. 

“O Cerrado vive uma tragédia silenciosa, pois continua a ser destruído por falta de políticas responsáveis. O Código Florestal, por exemplo, mesmo que estivesse de fato sendo implementado (o que não é a realidade), protege pouco ao bioma – entre 20 e 35%”, declara Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

Para Voivodic, o governo federal dá sinais ambíguos aos produtores, oferecendo por um lado, crédito subsidiado para a recuperação de pastagens e intensificação agrícola, ao mesmo tempo que edita uma Medida Provisória que legaliza invasões de terras públicas ocorridas até o ano passado (2018) incentivando que a fronteira agrícola siga se expandindo sobre vegetação nativa indefinidamente e de forma ilegal (em terras não tituladas).

“Precisamos urgentemente acabar com essa ambiguidade e dar um sinal claro de que não vamos destruir a fonte de riqueza da sociedade e dos povos e comunidades tradicionais, que não colocaremos em risco sua biodiversidade única e que não comprometeremos o berço das águas que abastecem torneiras, irrigam lavouras e movimentam turbinas hidrelétricas em benefício de nossa economia e de milhões de brasileiros, da cidade ao campo”, afirma Voivodic.

 

Leia Também

Desmatamento no Cerrado é o menor já registrado

MP da regularização fundiária anistia grilagem de terras públicas até 2018

Artigo sugere soluções para controlar o desmatamento na Amazônia e no Cerrado

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
8 de julho de 2019

Artigo sugere soluções para controlar o desmatamento na Amazônia e no Cerrado

Publicação destaca as principais formas pelas quais madeireiros e produtores rurais subvertem acordos internacionais e legislação federal que protegem os biomas

Reportagens
11 de dezembro de 2019

MP da regularização fundiária anistia grilagem de terras públicas até 2018

Governo Bolsonaro publica pacote de medidas para “modernizar” processo de titulação de terras no país, mas resultado é anistia geral da grilagem e estímulo à ocupação de mais terras públicas, dizem especialistas

Notícias
11 de dezembro de 2018

Desmatamento no Cerrado é o menor já registrado

A derrubada de florestas no bioma em 2018 foi a menor desde 2001, quando começa a série histórica divulgada pelo governo federal.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.