Notícias

Celulares são os campeões de obsolescência programada

Neste sábado, comemora-se o Dia Internacional do Consumidor. Pesquisa sobre hábitos de consumo aponta alto impacto ambiental de telefones  

Daniel Santini ·
14 de março de 2014 · 10 anos atrás

Os celulares e smartphones são os campeões de obsolescência programada, sendo substituídos com frequência e descartados sem nenhum cuidado ambiental. É o que aponta pesquisa divulgada no começo do mês pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), baseada em levantamento feito pela Market Analysis. Neste sábado, dia 15, celebra-se o Dia Internacional do Consumidor, e para ajudar na reflexão sobre os novos hábitos de consumo, o site ((o)) eco organizou os principais resultados do estudo nos infográficos abaixo.

Clique nos botões para ver detalhes e comparar as informações, com especial atenção para a velocidade com que se descartam itens eletrônicos, em especial os digitais. Nos três últimos infográficos os dados estão em porcentagem, sendo o último referente aos que descartaram os produtos.

 

 

 

 

Clique aqui para baixar uma tabela em excel com os dados desta pesquisa
e aqui para baixar uma apresentação da pesquisa em powerpoint.

Leia também:

A ameaça física do mundo virtual
Lugar de computador velho é na reciclagem
Impactos do desenvolvimento tecnológico

 

 

 

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 16

  1. Maria diz:

    É preciso ter muito cuidado ao se descartar lixo eletrônico. Existe coletas para esse tipo de lixo! Ótimo artigo!


  2. Por isso a logística reversa é tão importante, existem vários projetos para o recolhimento desses materiais, além de eletrodomésticos de grande porte, dentro dos correios. Além da falta de investimento na área também falta consciência de todos, pois esses materiais além de poluírem são extraídos e produzidos a grande custo


  3. docerialucrativagmailcom diz:

  4. Tati diz:

    Pela quantidade de celulares que são comprados e descartados diariamente é lamentável que não existam campanhas de conscientização e postos de reciclagem espalhados pelas cidades.


  5. Posso dizer então que tenho consciência e estou ajudando o meio ambiente, porque tenho o mesmo celular a anos, velho velho mesmo, kkkkk justamente porque não acho necessário ter outro se o meu funciona tão bem. Mas nesse mundo consumista, as pessoas pensam só em si, nos seus desejos e nada no planeta…


  6. Julia diz:

    Triste, reciclar tem que se tornar um hábito em nossas vidas


  7. Pereira diz:

    Chegamos num impasse: há muito mais celulares do que seres humanos e uma hora vai ficar impraticável descartar os obsoletos. A única saída é reciclar o que for possível para minimizar o impacto negativo no meio ambienta.


  8. Fabio diz:

    Eles já são criados pra durar no máximo 2 anos, além do consumismo e da propaganda que estimula as pessoas a comprar celular todo santo ano.
    Precisamos mudar essa mentalidade de consumo e ter locais específicos para descartar este tipo de lixo.


  9. Denise diz:

    é muita tecnologia e consumismo pra poucas atitudes sustentáveis, aí o resultado é só poluição e lixo.


  10. Luciana diz:

    Se as pessoas tivessem consciência do que estão fazendo….o pior que algumas tem mas não se importam!


  11. empreendercomcriatividade diz:

    É uma pena que as pessoas não tenham ainda esta consciência e descartarem materiais sem nenhum cuidado com o meio ambiente!


  12. Cristiane diz:

    Realmente os celulares estão sendo substituídos com frequência e descartados sem nenhum cuidado ambiental,pois como a tecnologia muda á todo instante as pessoas sempre querem ter o celular mais atual,e descartam o antigo sem terem nenhum cuidado como o meio ambiente.


  13. Vivian diz:

    De fato! O celular já é de comum considerado como bem descartável pela maioria das pessoas, e essa tendência está crescendo mais a cada ano. Novos modelos e tecnologia levam as pessoas a buscar a troca dos aparelhos a cada ano.