Reportagens

Lugar de computador velho é na reciclagem

Tente reunir suas quinquilharias eletrônicas para destiná-las. Pode ser mais fácil do que você pensa. Veja o guia de descarte que montamos e vá à luta.

Lúcia Nascimento ·
23 de março de 2010 · 14 anos atrás
Correio foi buscar bateria de computador em casa (foto: Lúcia Nascimento)
Correio foi buscar bateria de computador em casa (foto: Lúcia Nascimento)

Saia pela casa à procura de eletrônicos ou baterias que não funcionam. O resultado será um monte de quinquilharias que ocupam espaço e com as quais você não sabe o que fazer, certo? Fiz essa busca nas últimas semanas e não deu outra: uma bateria velha de notebook, outra de telefone sem fio e dois celulares da época em que não existia chip. Depois de anos parados dentro dos armários, chegou o momento de destiná-los como manda o código ambiental: direto para a reciclagem.

Porém, será que essa é uma tarefa fácil? Para descobrir, peguei os aparelhos e saí à luta. Comecei com a bateria do notebook. Liguei para o SAC da empresa e pediram para preencher um formulário no site. Em menos de uma semana a bateria foi retirada na minha casa, por um convênio entre a empresa e os Correios. Depois, foi a vez do telefone sem fio e dos celulares. Liguei para o SAC da marca do telefone e perguntei onde descartar a bateria: deram o endereço de uma assistência autorizada e não é que receberam mesmo? No caso dos celulares, eu sabia onde encontrar uma loja da marca e fui direto lá. O atendente recolheu os aparelhos e colocou-os na caixa destinada à reciclagem.

Incrível: foi fácil! Os desfechos foram ótimos e rápidos – bem diferente do que eu esperava, confesso! Afinal, em fevereiro, o Brasil levou um puxão de orelha da Organização das Nações Unidas (ONU) para tomar medidas contra o crescimento do e-lixo, que tem ocorrido em larga escala nos países emergentes. De acordo com o relatório divulgado pela organização por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mais de 40 milhões de toneladas de eletrônicos se acumularam nos últimos anos – e esse número deve crescer se nada for feito e se a população não colaborar, devolvendo seus aparelhos a quem possa destiná-los corretamente.

Lixo eletrônico são os resíduos do descarte de equipamentos como computadores, TVs, celulares, máquinas fotográficas, etc. Quando são jogados em lixões, ameaçam o meio ambiente porque possuem metais pesados altamente tóxicos, como chumbo, mercúrio e cádmio. Em contato com o solo, contaminam o lençol freático. Queimados, poluem o ar. Também são ruins para a saúde, pois se acumulam no corpo, podendo causar doenças como o câncer.

Só lembrando que a reciclagem é a última etapa dessa cadeia. Antes é preciso reduzir a produção, consumir conscientemente e reutilizar. Afinal, para fabricar um computador são gastos 240 quilos de combustível, 22 quilos de produtos químicos e 1,5 tonelada de água. Para facilitar sua vida e dar uma mãozinha ao planeta, montamos um pequeno guia de descarte para os eletrônicos (ou componentes) que já não têm função em sua casa. O lixo comum, claro, não está entre as opções!

GUIA DE DESCARTE

•    E-lixo Maps

Se a principal dificuldade para descartar um eletrônico é saber onde deixá-lo, o E-lixo Maps é a solução – pelo menos para paulistanos. Criado em parceria do Instituto Sergio Motta com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o site (www.e-lixo.org) permite que, com seu CEP e o tipo de lixo que quer descartar, seja possível encontrar o local mais próximo que recicla o resíduo. “Temos cerca de 200 postos cadastrados, principalmente nas zonas central e oeste da cidade de São Paulo. A ideia é estender para todo o país, mas ainda não temos previsão de quando isso será feito”, diz Renata Motta, diretora do Instituto.

O que doar: Aparelhos fora de uso como microondas, som, ar condicionado, baterias, carregadores, cartuchos, celular, chip GSM, computador, fontes, geladeira, impressoras, máquinas de calcular e escrever, monitores, mouse, MP3 player, no-break, telefone, TV, vídeo game.

O que será feito:
os aparelhos devem estar no final de sua vida útil e serão encaminhados para reciclagem.

Contato: www.e-lixo.org/contato.html

•    Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (CEDIR-USP)

“Em 2009 coletamos cinco toneladas de e-lixo, mas as empresas de reciclagem não se interessaram pelo material porque são especializadas na reciclagem de apenas um tipo de componente (do plástico, dos metais etc.). Então surgiu a ideia de separar os componentes e, depois, destiná-los para a reciclagem”, afirma Tereza Cristina Carvalho, diretora do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Cedir. Segundo ela, o centro tem duas grandes vantagens que podem motivar a doação: “Ninguém vai ter medo de doar e ter seu equipamento destinado para algo incorreto porque a USP é uma instituição confiável. Além disso, a experiência será repassada a outras universidades, estimulando que pessoas de outras cidades façam o mesmo”.

O que doar: Aparelhos em uso e fora do uso das áreas de telecomunicações ou informática (incluindo placas e componentes)

O que será feito:
os que estiverem em condições de uso serão reparados e enviados para instituições parceiras e projetos sociais. Os que estiverem no final de sua vida útil serão desmontados e os componentes, individualmente, encaminhados para reciclagem.

Contatos:
(11) 3091-6454/6455/6456 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)
[email protected]

Clique para ampliar.
Clique para ampliar.

•    Comitê para Democratização da Informática (CDI)

Tudo começou em 1994, quando houve a primeira campanha de coleta de computadores no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, o CDI já existia como organização. Hoje, mais de 15 anos depois, cerca de 15 mil computadores foram coletados. O objetivo é a inclusão digital, já que mais de 1,25 milhão de pessoas passaram por centros de inclusão criados pela organização nos últimos anos. A reciclagem surgiu como segunda opção; muito bem-vinda, aliás.

O que doar: 
Aparelhos em uso e fora de uso como computadores.

O que será feito: os que estiverem em condições de uso serão reparados e enviados para os CDIs comunidades – centros de ensino de informática mantidos pela organização em regiões de baixa-renda. Os inoperantes serão encaminhados para reciclagem.

Há lugares em que é proibido jogar equipamentos ou componentes eletroeletrônicos no lixo comum. “No Japão, o consumidor paga para a prefeitura recolher o e-lixo e encaminhá-lo para reciclagem. Na União Europeia a coleta é geralmente gratuita e feita em pontos de coleta. Em Nova Iorque a responsabilidade é atribuída ao produtor, que deve recolher os eletrônicos na casa do consumidor. Na Califórnia paga-se uma taxa na hora da compra e a coleta dos aparelhos velhos é feita nos estabelecimentos que os comercializam”, diz Felipe Andueza, analista ambiental do Coletivo Lixo Eletrônico.

Contatos: http://democratizacao.ning.com/notes/CDI_no_Brasil (contatos de todos os escritórios regionais do CDI) ou www.cdi.org.br/notes/Doe_Agora

•    Fabricantes

“Caso não encontre um posto de coleta próximo, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante para saber qual o procedimento para descarte”, orienta Adriana Charoux, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Pelas minhas tentativas de descarte, vimos que alguns já assumiram essa responsabilidade, finalmente! Segundo a pesquisadora, no caso de pilhas, baterias e produtos tóxicos, qualquer loja ou fabricante é obrigado a recolher – independentemente da marca. Ou seja, qualquer loja deveria aceitar suas baterias, sejam elas da marca que forem. O melhor, para não perder tempo, é tentar com o próprio fabricante primeiro.

O que doar: Qualquer aparelho eletroeletrônico fora de uso.

O que será feito: cada empresa possui uma política diferente de reciclagem, mas todas são obrigadas a coletar os equipamentos que produzem. Lute por esse direito e, nas próximas compras, lembre-se da empresa que aceitou de volta (ou não) seus eletrônicos velhos.

Contatos: os SACs das empresas são obrigados a informar sobre o processo de reciclagem. Procure o contato no manual do aparelho ou no site do fabricante.

Saiba mais:
O relatório do Pnuma divulgado em fevereiro pode ser lido na íntegra aqui (em inglês)
Confira o vídeo The Wasteland produzido pela rede de TV CBS, sobre lixo eletrônico na China – para onde alguns países desenvolvidos mandam seu lixo eletrônico (em inglês)

* Lúcia Nascimento é jornalista em São Paulo.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Muito bom este artigo pois aborda um problema econômico/meio-ambiente e fazer os dois convergirem na mesma direção acredito que este deve ser o desafio logico com a conscientização da população

    Abraços


  2. Vera diz:

    Pena que os telefones que deixaram, as pessoas não sabem informar direito, como podemos doar alguma coisa