Notícias

Para conservar é preciso pular a cerca

A importância das ações de conservação transpor fronteiras é reconhecida em compromisso internacional firmada no Peru

Vandré Fonseca ·
16 de junho de 2016 · 8 anos atrás
Imagem do rio Amazonas na Colômbia. Rio percorre 8 países. Foto: Andrés M./Flickr.
Imagem do rio Amazonas na Colômbia. Rio percorre 7 países. Foto: Andrés M./Flickr.

Manaus, AM — Os rios da Bacia Amazônica correm por sete países diferentes, carregando águas que cobrem aproximadamente 14% de toda a região. Transbordam fronteiras, abrigam recursos fundamentais para a sobrevivência das cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nessa região. Para conservar a Amazônia, então, é preciso pensar além das fronteiras, além das cercas imaginárias que dividem os países.

A Declaração de Compromissos assinada por políticos, pesquisadores e organizações não governamentais, nesta quarta-feira, em Lima, no Peru, durante a Conferência Internacional das Águas Amazônicas, tem como fundamento a visão apresentada algumas linhas acima. “Essa declaração de compromissos entende a importância das conexões, a necessidade de ações em grande escala”, afirma o diretor da Wildlife Conservation Society Brasil (WCS Brasil), Carlos Durigan.

Não havia representante do governo brasileiro, resultado da confusão política que vive o país. Cláudio Maretti, ex-presidente do ICMBio estava presente, porém já não era funcionário do Ministério do Meio Ambiente. Mas o governo peruano e o estado brasileiro do Amazonas, o que tem a maior área de floresta do país, são signatários da declaração.

Durigan destaca que o encontro de Lima dá sequência a uma conferência realizada no ano passado em Manaus pela Iniciativa das Águas Amazônicas, mantida pela WCS. Ele lembra que a população na Amazônia está crescendo, o que significa também crescimento da pesca não manejada, que ameaça muitas das 2.400 espécies conhecidas de peixes que vivem na região.

A isto se somam os grande investimentos em desenvolvimento, como hidrelétricas, estradas, mineração e da indústria petrolífera, que afetam diretamente os rios e outros ambientes aquáticos. O resultado é uma grande pressão sobre esses ecossistemas. De acordo com o diretor da WCS, a ONG tem promovido estudos que vêm demonstrando a necessidade das ações de conservação levem em conta a conectividade entre os rios e sub-bacias que compõem Amazônia.

A Declaração de Compromisso apresenta sete objetivos: expandir a abordagem da Bacia como um ecossistema integrado, fortalecer o manejo de pesca em escalas adequadas, uso correto das áreas úmidas da Bacia Amazônica, promoção de pesquisas interdisciplinares e interculturais, buscar a melhor compreensão dos impactos ambientais negativos dos investimentos no desenvolvimento em áreas úmidas, construção de um eleitorado informado, comprometido e capacitado sobre a conservação da Bacia Amazônica, avaliação das vulnerabilidade dos ecossistemas e cooperar de boa fé e com espírito de solidariedade na implementação e desenvolvimento dos objetivos.

 

 

Leia Também

Peru: grandes projetos e mineração miúda ameaçam Amazônia

O que é uma Bacia Hidrográfica

O que é a Amazônia Legal

 

 

 

Leia também

Dicionário Ambiental
20 de novembro de 2014

O que é a Amazônia Legal

Com uma área que ocupa 59% do território brasileiro, ela foi criada para desenvolver a região amazônica.

Dicionário Ambiental
29 de abril de 2015

O que é uma Bacia Hidrográfica

Saiba mais sobre esta fundamental fonte de água, necessária ao abastecimento, agricultura, geração de energia e manutenção da vida dos ecossistemas.

Reportagens
5 de dezembro de 2012

Peru: grandes projetos e mineração miúda ameaçam Amazônia

Peruanos destroem sua fatia da floresta com grandes obras de infraestrutura e mineiros ilegais em busca de fortuna através do ouro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Truda diz:

    O problema não é a confusão política do país, e sim os 14 anos de trevas e devastação do regime que felizmente se encerra. A Amazônia não precisa de mais declarações vazias impulsionadas por mega-ONGs gringas e seu esqueminha "feel-good" de gastar milhões e realizar muito pouca conservação de fato no mundo real. Estamos cheios disso. O que se precisa é impulsionar Unidades de Conservação efetivamente implantadas, gerar políticas de incentivo aos usos realmente sustentáveis da floresta, e enterrar de vez os projetos ditos "energéticos" mas que servem apenas para enriquecer empreiteiras e pagar jabás de corruptos. É isso o que se espera do governo brasileiro, e é pra isso que se tem de trabalhar.