Download PDF
Birding em Festival aves. Paraty, RJ. Foto: Tietta Pivatto

Birding em Festival aves. Paraty, RJ. Foto: Tietta Pivatto

O Brasil possui registro de mais de 1900 espécies de aves, o que nos coloca em segundo lugar no ranking de país com a maior diversidade de avifauna do mundo, atrás apenas da vizinha latina, a Colômbia. A riqueza de cores, tamanhos e sons, aliadas à facilidade de observá-las transformou os observadores de aves (birdwatchers, em inglês) em parceiros na conservação desses animais, os mais monitorados do mundo. Nenhuma outra classe de vertebrados conta com cientistas e amadores tão atentos sobre a última aparição de determinada espécie do grupo.

Tal esforço rende boas histórias. Há algumas semanas, pedimos para um grupo de observadores de aves nos enviarem um relato sobre a avistagem que mais os emocionou. Compartilhamos essas histórias com vocês nas linhas a seguir. Clique nas fotos para visualizar os depoimentos.

Fabio Olmos ornitologos-thumb-gussoni ornitologos-thumb-brito ornitologos-thumb-carvalho ornitologos-thumb-quental ornitologos-thumb-barbosa ornitologos-thumb-pivatto ornitologos-thumb-rego

 

Leia Também

Tietta Pivatto: a arte de passarinhar em contos

O País onde alimentar passarinhos é crime

Manaus: horizonte perfeito para a observação de aves