Mudanças climáticas reduzem número de tartarugas-verdes machos

Proporção de fêmea é muito superior ao de indivíduos machos em local quente na Austrália. Desequilíbrio ameaça sobrevivência da espécie

9 de janeiro de 2018 · 6 anos atrás
As temperaturas crescentes, ligadas às mudanças climáticas, são as responsáveis pelo desequilíbrio da espécie, porque a tartaruga-verde é uma espécie que têm o sexo determinado pela temperatura. Foto: Nicola Sfondrini.

O aumento na temperatura dos mares provocado pelas mudanças climáticas está afetando o número de machos das tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na Grande Barreira de Corais, na Austrália. É o que revela um estudo publicado pela revista Current Biology na segunda-feira (08).

As tartarugas-verdes têm o sexo determinado pela temperatura na incubação dos ovos: quanto maior a temperatura no ninho, maior a proporção feminina dos nascimentos e vice-versa.

A pesquisa comparou a população das Chelonia mydas em duas regiões da Grande Barreira de Corais e concluiu que os ninhos das tartarugas nas praias ao sul, que são mais frias, apresentaram uma tendência de população feminina de 65% a 68%. Já os ninhos que ficam nas praias ao norte, mais quentes, a porcentagem chega a 99,8% de tartarugas adultas fêmeas.

A preocupação dos ambientalistas é que o forte desequilíbrio provoque um colapso na espécie, já que as tartarugas precisam do macho para reproduzir. As tartarugas-verdes estão classificadas como em perigo de extinção na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Environmental Warming and Feminization of One of the Largest Sea Turtle Populations in the World