Notícias

Mais de metade dos primatas do mundo podem desaparecer em 50 anos

Estudo alerta para o atual estado em que se encontram todas as espécies de primata. Nos países da Ásia, o número de espécies em declínio corresponde a 95% do total

Sabrina Rodrigues ·
18 de janeiro de 2017 · 7 anos atrás
O ameaçado Gibão-hoolock-oriental (Hoolock leuconedys). Foto: Fan Pen Fei.
O ameaçado Gibão-hoolock-oriental (Hoolock leuconedys). Foto: Fan Pen Fei.

Os primatas exercem papel importantíssimo para a biodiversidade tropical, contribuindo para a dispersão de sementes, regeneração das florestas e a saúde dos ecossistemas. Espécies como lêmures, micos, chimpanzés, gorilas, entre outros, oferecem oportunidades únicas para o estudo da evolução e do comportamento humano, além de serem valiosos modelos para o estudo de doenças emergentes. Mesmo desempenhando todas essas atribuições para a natureza, se nada for feito, daqui a 50 anos o desaparecimento de diversas espécies será uma realidade.

É o que revela um artigo assinado por 31 especialistas em conservação de diversos partes do mundo, publicado nesta quarta-feira (18), no periódico científico Science Advances. O estudo, que levou um ano para ser concluído, alerta para o atual estado em que se encontram todas as espécies de primata. 60% das mais de 500 espécies conhecidas de primatas correm risco de extinção. A população dos primatas vem diminuindo há décadas. “A população do orangotango-de-bornéo (Pongo pygmaeus) diminuiu 50% nos últimos 60 anos. Estima-se que entre 1950 e 3100 desses animais sejam mortos anualmente por caçadores. O número de gorilas-de-grauer (Gorilla beringei graueri), que era de 17 mil animais em 1995, passou para apenas 3.800 em 2015, um declínio de 77%. Outro exemplo é o do lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta) cuja população diminuiu drasticamente: 95% desde o ano 2000, passando de cerca de 700 mil animais para somente 2.200”, afirma Andreas Meyer, doutorando no Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná e coautor do artigo.

Essa situação é resultado da crescente e insustentável atividade humana nas regiões tropicais da América do Sul, África e Ásia, que abrigam a maioria dos primatas. A situação é bastante crítica em Madagascar e em países do sudoeste da Ásia como Indonésia, China e Vietnã. Em Madagascar, ocorrem pouco mais de 100 espécies de primatas e todas estão em declínio. Nos países da Ásia, o número de espécies em declínio corresponde a 95% do total.

Atividades como agricultura, pecuária, extração de minérios, madeira e combustíveis fósseis, construção de barragens, bem como a construção de estradas que escoam a produção são os responsáveis por tal desastre, segundo os autores do artigo. Somadas a essas pressões estão a caça e o comércio ilegal de primatas como animais de estimação, além de ameaças globais como as mudanças climáticas. Todos esses fatores agem em conjunto e vem causando a redução do número de animais na natureza.

Para os pesquisadores, medidas cabais para a conservação dos primatas devem ser tomadas o mais rápido possível. Para isso, é fundamental controlar a demanda mundial por produtos como madeira, carne, óleo de palma, soja, látex, minério e combustíveis fósseis, e ao mesmo tempo incentivar práticas de produção mais sustentáveis. Outros pontos importantes envolvem ampliar a extensão das áreas protegidas, investir em educação ambiental e estimular atividades que contribuam com a proteção dos recursos naturais, como por exemplo o ecoturismo.

O papel do Brasil na conservação dos animais

O Brasil é o país que abriga a maior diversidade de primatas no mundo, são mais de 110 espécies, divididas em 22 gêneros e 5 famílias. Mas, o cenário para os primatas é cada vez mais pessimista. A maioria desses animais encontra-se na Amazônia, um ambiente que vem sofrendo contínua pressão pelo uso da terra. Além disso, os cortes nos investimentos em áreas estratégicas como ciência e meio ambiente podem prejudicar o desenvolvimento de políticas e ações voltadas à conservação dos primatas e da biodiversidade em geral.

“Infelizmente, hoje o Brasil vive um cenário de incerteza política, instabilidade socioeconômica e de políticas que favorecem o crescimento e o lucro no curto prazo, ignorando as consequências dessas ações no longo prazo. A conservação dos primatas (e da biodiversidade em geral) hoje é uma tarefa complexa, que precisa envolver governantes, empresários, cientistas, ONGs e a sociedade em geral. Ações como investir em políticas públicas que estimulem o uso sustentável dos recursos e que reduzam a demanda por commodities que degradam o ambiente durante sua produção é fundamental (como é o caso dos combustíveis fósseis, por exemplo). É preciso também criar incentivos para que a iniciativa privada amplie seu envolvimento em ações socioambientais, seja por meio de financiamentos de projetos próprios, em universidades, ONGs ou institutos de pesquisa. Além disso, é preciso que iniciativas que podem trazer consequências negativas à conservação da biodiversidade, como por exemplo a tentativa de flexibilizar o licenciamento ambiental, deem lugar para projetos que estimulem medidas compensatórias efetivas por parte das empresas que exercem atividades que degradam o ambiente. Investir em políticas que incentivem a redução da emissão de carbono na atmosfera também é fundamental, uma vez que mudanças climáticas são uma ameaça proeminente à conservação dos primatas”, afirma Andreas Meyer.

 

Saiba Mais
Impending extinction crisis of the world’s primates: Why primates matter – Science Advances

Leia Também

Dois primatas do Brasil entre os 25 mais ameaçados do mundo

Os 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo

Lista de primatas ameaçados

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
19 de fevereiro de 2010

Lista de primatas ameaçados

Sai nova lista dos 25 primatas mais ameaçados do planeta. Espécies encontradas no Brasil deixam ranking graças a esforços de conservação. Veja fotos e ilustrações.

Notícias
18 de outubro de 2012

Os 25 primatas mais ameaçados de extinção do mundo

Macacos, lêmures e outros primatas estão à beira da extinção e precisam de medidas urgentes de conservação.Veja ilustrações dos mais ameaçados.

Notícias
16 de outubro de 2012

Dois primatas do Brasil entre os 25 mais ameaçados do mundo

Duas espécies exclusivas do Brasil estão na lista divulgada pela IUCN, uma delas habita a Amazônia e a outra vive na Mata Atlântica.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. paulo diz:

    Tudo indo para o estouro. E os bilionários acumulando para que?


    1. Claudia Basso diz:

      Enviei errado, desculpe!


  2. É de cortar o coração ler tamanho estrago ao planeta feito pelo ser que se diz o mais inteligente. Uma lástima!
    Meu envolvimento com conservação começou com o trabalho do Claudio Padua, meu marido, que sonhava em salvar o mico-leão preto, redescoberto pelo Adelmar Coimbra Filho depois de ter sido considerado extinto. Esta experiência de décadas nos vem direcionando a diversas frentes, pois conservação é um campo complexo e exige que a gente se envolva com áreas que a princípio nada tem a ver com a espécie. Mas, tem, e precisam ser incluídas para que gente e natureza se entendam. Nada simples!
    Seu artigo, assustador, é um alerta para tudo o que temos que fazer a mais e deixar de fazer ou fazer a menos… Grata pelo excelente artigo e de tamanha importância!