Notícias

Lançado o Guia de Bolso com aves da cidade maravilhosa

Um dos maiores fotógrafos de aves do país, João Quental se uniu a Renato Rizzaro para produzir um guia com 120 fotos de aves do Rio de Janeiro

Daniele Bragança ·
20 de outubro de 2016 · 7 anos atrás
Aves do Rio de Janeiro. Detalhe do guia de bolos. Crédito: Divulgação.
Aves do Rio de Janeiro. Detalhe do guia de bolso. Crédito: Divulgação.

João Quental começou a fotografar aves por acaso, numa viagem à África. Após vários cliques, foi pesquisar sobre o que fotografou e nunca deixou de fazer isso, fotografar e pesquisar. Dizem que é exatamente assim que nasce um observador de aves. Pois o fotógrafo que se fez observador atravessou o país atrás desses bichinhos e se juntou a um igual: Renato Rizzaro, idealizador dos pôsteres de Aves dos Biomas Brasileiros.

A dupla acaba de lançar um guia de bolso de aves da cidade do Rio de Janeiro, um projeto independente, sem apoio de editoras. As fotografias ficaram por conta de Quental e Rizzaro cuidou da parte gráfica.  

A cidade maravilhosa possui mais de 400 espécies de aves catalogadas. O guia selecionou 120 aves, tendo como critério a facilidade com que são avistados na natureza

“Esse projeto tem que ter um espaço limitado, então resolvemos limitar o guia em 120 espécies. Priorizamos espécies que são normalmente vistas no [município do] Rio de Janeiro”, explica o designer e fotógrafo Rizzaro. 

O Guia contém um mapa que localiza alguns dos pontos interessantes para observação. É uma folha única, ilustrada frente e verso, que dobrada vira um guia de bolso.

aves 2

Aves 3

Serviço

Atualmente os guias podem ser comprados na livraria Timbre, no Shopping da Gávea, na loja da AAJB, no Jardim Botânico ou diretamente com os autores: [email protected] e/ou [email protected]

Detalhes técnicos:

Guia de Bolso formato aberto: 54 x 22cm (dobra tipo sanfona, fechado: 11 x 22cm); Impresso em policromia de alta definição sobre papel couchê 300g com proteção em laminação fosca; Preço por unidade: R$ 15,00 (Pedidos em quantidade são bem-vindos e terão descontos especiais).

 

Leia Também

Guia: As Aves da Caatinga

Guia: as aves da Mata Atlântica

Manaus: horizonte perfeito para a observação de aves

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
26 de março de 2014

Manaus: horizonte perfeito para a observação de aves

Município concentra mais da metade de espécies de aves encontradas na Amazônia brasileira, mas números de observadores ainda é pequeno.

Notícias
30 de novembro de 2010

Guia: as aves da Mata Atlântica

Reserva Rio das Furnas lança obra com belas amostras da avifauna tropical brasileira em cartaz ilustrado. Veja imagem interativa.

Notícias
1 de março de 2016

Guia: As Aves da Caatinga

A dupla Renato Rizzaro e Gabriela Giovanka lança o último pôster da série sobre aves dos biomas brasileiros.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Quiquiriqui diz:

    Nossa, ate os pinguins


  2. Ave, Fuchs!
    Atualmente os guias podem ser comprados na livraria Timbre, no Shopping da Gávea, na loja da AAJB, no Jardim Botânico ou diretamente com os autores: [email protected] e/ou [email protected]
    Também pode ser enviado pelo Correio, ao custo de 5 reais para todo o Brasil.
    Abraços


  3. FUCHS diz:

    TEM ALGUMA LIVRARIA NO RIO GRANDE DO SUL QUE EU POSSA CONSEGUIR?


    1. Ave, Fuchs!
      Atualmente os guias podem ser comprados na livraria Timbre, no Shopping da Gávea, na loja da AAJB, no Jardim Botânico ou diretamente com os autores: [email protected] e/ou [email protected], que enviam pelo Correio ao custo de 5 reais para todo o Brasil.
      Abraços


  4. José Nunes diz:

    Excelente trabalho. Parabéns!!


    1. Ave, José Nunes!
      Agradecemos pelo incentivo, amigo.
      Abraços


  5. Rodolpho diz:

    Gostaria de saber se existe um exemplar destes para as aves da Amazônia?


    1. Ave, Rodolpho. No momento temos este Guia de Aves do Rio e os posters, aí sim, com as Aves da Amazônia. Veja aqui: http://aveamazonia.blogspot.com
      Abraços!