Download PDF
Aves do Rio de Janeiro. Detalhe do guia de bolos. Crédito: Divulgação.

Aves do Rio de Janeiro. Detalhe do guia de bolso. Crédito: Divulgação.

João Quental começou a fotografar aves por acaso, numa viagem à África. Após vários cliques, foi pesquisar sobre o que fotografou e nunca deixou de fazer isso, fotografar e pesquisar. Dizem que é exatamente assim que nasce um observador de aves. Pois o fotógrafo que se fez observador atravessou o país atrás desses bichinhos e se juntou a um igual: Renato Rizzaro, idealizador dos pôsteres de Aves dos Biomas Brasileiros.

A dupla acaba de lançar um guia de bolso de aves da cidade do Rio de Janeiro, um projeto independente, sem apoio de editoras. As fotografias ficaram por conta de Quental e Rizzaro cuidou da parte gráfica.  

A cidade maravilhosa possui mais de 400 espécies de aves catalogadas. O guia selecionou 120 aves, tendo como critério a facilidade com que são avistados na natureza

“Esse projeto tem que ter um espaço limitado, então resolvemos limitar o guia em 120 espécies. Priorizamos espécies que são normalmente vistas no [município do] Rio de Janeiro”, explica o designer e fotógrafo Rizzaro. 

O Guia contém um mapa que localiza alguns dos pontos interessantes para observação. É uma folha única, ilustrada frente e verso, que dobrada vira um guia de bolso.

aves 2

Aves 3

Serviço

Atualmente os guias podem ser comprados na livraria Timbre, no Shopping da Gávea, na loja da AAJB, no Jardim Botânico ou diretamente com os autores: jquental@gmail.com e/ou renatorizzaro@gmail.com


Detalhes técnicos:
Guia de Bolso formato aberto: 54 x 22cm (dobra tipo sanfona, fechado: 11 x 22cm); Impresso em policromia de alta definição sobre papel couchê 300g com proteção em laminação fosca; Preço por unidade: R$ 15,00 (Pedidos em quantidade são bem-vindos e terão descontos especiais). 

 

Leia Também

Guia: As Aves da Caatinga

Guia: as aves da Mata Atlântica

Manaus: horizonte perfeito para a observação de aves