Notícias

Justiça Federal suspende certificação socioambiental de madeireiras no Pará

Decisão entra em conformidade com as ações do MPF que acusa as madeireiras Ebata e Golf por propaganda enganosa sobre sustentabilidade

Sabrina Rodrigues ·
23 de março de 2017 · 7 anos atrás
Ribeirinho Nivaldo Oliveira de Jesus, morador da comunidade do Acari, ao lado do mutá onde comunitários costumavam caçar. Foto: Maurício Torres, set. 2015/MPF.
Ribeirinho Nivaldo Oliveira de Jesus, morador da comunidade do Acari, ao lado do mutá onde comunitários costumavam caçar. Foto: Maurício Torres, set. 2015/MPF.

As madeireiras Ebata e Golf acabam de perder a certificação socioambiental FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal, em português), que garante que o produto é socioambientalmente sustentável, após a Justiça Federal atender um pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Pará, que trava na justiça uma disputa contra as duas madeireiras por propaganda enganosa.

Segundo o MPF, as duas madeireiras retiram madeira de uma floresta no oeste do estado ocupada há décadas por comunidades quilombolas e ribeirinhos. O certificado foi concedido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), que se recusava a rever a decisão.

As empresas extraem a madeira da Floresta Nacional Saracá-Taquera, que ocupa uma área de 441 mil hectares, leiloada para a exploração madeireira em 2009. Na época, o Ministério Público entrou com ação na Justiça contra a concessão, e perdeu.

O principal argumento dos procuradores contra a concessão era a presença de populações tradicionais no interior da área – entre elas, quilombolas que ainda buscam o reconhecimento e ribeirinhos.
Embora o local da exploração tenha sido concedido, o Ministério Público Federal argumenta que a proximidade afeta o modo de vida dos ribeirinhos e quilombolas, logo, o empreendimento não deveria manter um selo que garante para os consumidores que aquele produto é socioambientalmente sustentável.

Impactos

Entre os impactos estão obras que prejudicaram a navegabilidade de um rio usado para caça e pesca e poluição da água que abastecia a comunidade. Há também a denúncia de que as madeireiras utilizam áreas de assentamento de quase 1,5 mil famílias atendidas pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ainda de acordo com o MPF, “falta informações acessíveis para as comunidades sobre os projetos, além da retirada, em escala industrial, de espécies de árvores que garantiam a subsistência das comunidades locais”.

Na decisão, o desembargador federal, Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deixa claro que os argumentos do MPF são sólidos. “Não se pode olvidar [esquecer] que as alegações deduzidas pelo Ministério Público Federal (…) encontram-se calcadas em robusto laudo técnico, em que restou demonstrada a ocorrência das irregularidades apontadas na inicial, não se podendo admitir a desconstrução de tais argumentos amparando-se em mera presunção de inexistência de lavratura de auto de infração pelo órgão competente, até mesmo porque tal fato (…) pode caracterizar-se por eventual omissão do aludido órgão, no exercício da sua função fiscalizadora”, enfatiza o desembargador.

*Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público no Pará.

 

Leia Também

Justiça ignora quilombolas e mantém certificação de extração de madeira

Ambientalista que denunciava madeireiras ilegais é assassinado no Maranhão

Ambientalista que denunciava madeireiras ilegais é assassinado no Maranhão

InfoAmazonia: Como construímos um projeto open source para monitorar a qualidade d´água

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
26 de dezembro de 2016

InfoAmazonia: Como construímos um projeto open source para monitorar a qualidade d´água

Um relato sobre a execução do Rede InfoAmazonia, uma rede de sensores para monitorar a qualidade da água de comunidades na Amazônia

Por VJ pixel
Notícias
26 de agosto de 2015

Ambientalista que denunciava madeireiras ilegais é assassinado no Maranhão

Raimundo Rodrigues era conselheiro da Reserva Biológica do Gurupi desde 2012 e sofreu uma emboscada quando estava chegando em casa.

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Pereira diz:

    Propaganda enganosa é população tradicional extrativista sustentável.