Notícias

Governo prorroga para maio prazo de adesão ao CAR

Proprietários rurais tinham até 31 de dezembro para aderir ao Cadastro Ambiental Rural. Decreto para adiar data foi publicado no último dia útil de 2017

Daniele Bragança ·
2 de janeiro de 2018 · 6 anos atrás
Foto: Sergio Amaral/MDS.
Foto: Sergio Amaral/MDS.

Todo ano o governo faz tudo sempre igual e prorroga o prazo para a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esta novela começou em maio de 2014, quando foi publicado o decreto que definiu as regras do CAR, com prazo de um ano para que os imóveis rurais do país se cadastrarem. O prazo foi considerado insuficiente e todos os anos, às vésperas das regras entrarem em vigor, o governo edita um novo decreto empurrando a norma para o futuro próximo.

A inscrição do CAR preocupa os produtores rurais porque, sem o cadastro, não se pode aderir ao Programa de Recuperação Ambiental (PRA) e sem a recuperação do chamado passivo ambiental, nome pomposo para a recomposição das áreas desmatadas, não se obterá crédito rural.

O novo prazo para adesão vencerá no dia 31 de maio de 2018. No dia 05 de maio, o CAR completará 4 anos de existência.

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os proprietários de imóveis rurais e é um dos mecanismos mais importantes para implementar o Código Florestal. Ele identifica as áreas de reserva legal e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Com o cadastro, os órgãos ambientais saberão quem tem passivo ambiental e quem está seguindo o que determina a lei.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, até o dia 30 de novembro foram cadastrados mais de 4.5 milhões de imóveis rurais, totalizando uma área de 420.722.670 hectares inseridos na base de dados do sistema. Faltam 397,8 milhões de hectares para ser cadastrados.

 

Leia Também

Senado aprova prorrogação do CAR para todos os proprietários rurais

CAR é prorrogado por mais um ano para pequenos produtores

Os pecados dos fazendeiros e as promessas do CAR

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
1 de agosto de 2013

Os pecados dos fazendeiros e as promessas do CAR

Há mais área Reserva Legal do que a soma das Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Para fazê-las valer precisamos implementar o Cadastro Ambiental Rural

Notícias
5 de maio de 2016

CAR é prorrogado por mais um ano para pequenos produtores

Governo estendeu prazo para agricultores familiares que possuem propriedades de até quatro módulos fiscais. Outros proprietários terão que aderir ao Cadastro até meia noite de hoje.

Notícias
18 de maio de 2016

Senado aprova prorrogação do CAR para todos os proprietários rurais

Medida provisória foi encaminhada para sanção presidencial. Se sancionada, produtores poderão se inscrever até 31 de dezembro de 2017.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1