Notícias

Governo costura nova gestão compartilhada na Serra da Capivara

Além do ICMBio, Parque Nacional deverá contar com apoio do Iphan, governo do Piauí e BNDES. Ideia é fortalecer o modelo de administração do local

Sabrina Rodrigues ·
16 de janeiro de 2017 · 7 anos atrás
Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Fabio Olmos/Wikiparques.
Pinturas rupestres no Parque Nacional da Serra da Capivara. Foto: Fabio Olmos/Wikiparques.

A gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje dividida entre o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), ganhará apoio do Governo do Piauí, BNDES e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é dar um alento financeiro na gestão do parque, que sofre com falta de recursos materiais e humanos. A área protegida abriga a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e quase foi fechada para visitação no ano passado.

A demanda por mais verba para o Parque Nacional da Serra da Capivara é antiga. No auge, a Unidade já contou com 250 funcionários alocados no local, mas a situação foi piorando ao longo dos anos, chegando ao limite em 2016, quando sobraram apenas 36 terceirizados com salários atrasados. A arqueóloga Niéde Guidon, cuja fundação cuida da área de visitação do parque, ameaçou deixar o país após cancelamento de repasse de verba a Fundação. Após uma remessa emergencial, o Ministério do Meio Ambiente vem costurando, desde então, um novo desenho de gestão compartilhada, dessa vez incluindo o Iphan, o BNDES e o governo do estado do Piauí.

Ainda não há definição das atribuições de cada órgão na gestão da Serra da Capivara, mas a princípio os apoiadores viabilizarão recursos extra,  mas quem ficará a cargo da gestão ainda será o ICMBio e a Fundham. Um novo documento será acordado ainda entre os órgãos, que se reunirão em São Raimundo Nonato (PI) entre os dias 23 e 28 desse mês.

“Até o final do mês, representantes de todas as entidades envolvidas vão se reunir para fazer esse planejamento e definição de ações e objetivos para a gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara (…) tudo vai depender do andamento desse encontro”, confirma, em nota, a assessoria de imprensa do Iphan.

 

Leia Também

Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas

Ministério repassará 1 milhão para Parque Nacional da Serra da Capivara

Campanha pede liberação do aeroporto da Serra da Capivara

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
20 de julho de 2015

Campanha pede liberação do aeroporto da Serra da Capivara

Petição quer pressionar ANAC para autorizar pousos no aeroporto, o que pode salvar o Parque Nacional Serra da Capivara do fechamento iminente.

Salada Verde
17 de agosto de 2016

Ministério repassará 1 milhão para Parque Nacional da Serra da Capivara

Sem dinheiro, Fundação que administra visitação da unidade teve que dispensar funcionários e ameaçou fechar as portas. Verba extra dará respiro para a gestão, mas não resolve crise.

Salada Verde
21 de agosto de 2016

Em crise, Parque da Serra da Capivara é homenageado no encerramento das Olimpíadas

Festa de despedida apresentou as pinturas rupestres protegidas pela Unidade de Conservação. Há uma semana, parque quase fechou por corte no repasse de verba.  

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Infelizmente o governo, quer historicamente o Ibama, ou recentemente o ICMbio, nunca deu o devido valor ao Parna Capivara ou hercúleo trabalho da Dra. Neide Guidon, a real protetora do parque. Sem falar da criação do Museu do Homem Americano, pela FundHam.
    Tive o privilégio de de conhece-la e contribuir, em consultoria, para a sustentabilidade do Capivara e tive conhecimento do desleixo governamental.
    Espero que agora o ministro Sarney consiga conduzir para que se valorize e proteja esse patrimônio inestimável.