Notícias

Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses

Alegando problemas com posseiros, governador Marconi Perillo (PSDB) pede mais 180 dias de prazo para que governo oficialize novo perímetro.

Daniele Bragança ·
2 de setembro de 2016 · 8 anos atrás
Chapada dos Veadeiros. Decreto de ampliação do parque está pronto para ser publicado. Foto: Vitor Hugo Artigiani Filho/Wikiparques.

O decreto para a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros estava pronto para ser assinado em junho, mas um pedido do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), fez o presidente em exercício, Michel Temer, adiar em dois meses a oficialização da mudança. Agora, perto do fim do prazo, mais uma vez o governo de Goiás entra com um pedido para jogar a data para frente, desta vez por mais 6 meses.

O adiamento se deve a posseiros que terão suas terras afetadas caso o parque volte a ficar do tamanho que era antes de ser fatiado. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem 65,5 mil hectares e passará a incorporar 235 mil hectares, tamanho que garante a sobrevivência da unidade de conservação, que sofre com a mudança no uso do solo em seu entorno, o que prejudica a conservação da fauna, confinada num espaço muito pequeno.

Segundo informações divulgadas pelo WWF-Brasil,  cerca de 50 grandes proprietários reivindicam a legalização de suas terras que serão afetadas pela ampliação. Assim, terão direito a serem indenizados pela União.

Fontes ligadas ao Ministério do Meio Ambiente relatam que o pedido de adiamento pode ser uma desculpa para engavetar de vez o decreto. Publicamente, o governador apoia a ampliação da área.

((o))eco entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás (Secima), responsável pelo pedido de adiamento, mas até o momento a Secretaria não retornou o contato.

Histórico

Nascido em 1961 como Parque Nacional do Tocantins, a criação da área protegida foi um dos últimos atos do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961), que terminou três semanas após o presidente decretar 625 mil hectares da chapada como parque nacional. O tamanho corresponde a quase dez vezes a área atual. Ao longo dos anos, o tamanho do então Parque Nacional do Tocantins foi sendo diminuído: Em 1972, quando o parque passou a se chamar Chapada dos Veadeiros, seu tamanho caiu para 171 mil hectares, e, em 1981, caiu para 65,5 mil hectares, medida motivada para facilitar a construção da rodovia GO-239.

Em 2001, o parque passa pela primeira tentativa de ampliação. Numa canetada, motivada pelo reconhecimento da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de que a área é Patrimônio Natural da Humanidade, o governo ampliou a unidade para 235 mil hectares, o mesmo tamanho que está aguardando a oficialização. A medida, entretanto, foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal dois anos depois, por falhas no processo e na consulta pública.

 

Leia Também

Ministério termina ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
4 de agosto de 2015

Ampliação garantirá sobrevivência do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Começa em agosto consulta pública sobre proposta que triplica área da unidade, para protegê-la das mudanças de uso da terra no seu entorno.

Notícias
6 de julho de 2016

Ministério termina ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Processo de ampliação da unidade foi iniciado em 2001. Por pressão do governo de Goiás, decreto que amplia a área só sairá em 60 dias.

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. sousa santos diz:

  2. paulo diz:

    Escrevi, enviei, mas vejo que não publicaram.


  3. paulo diz:

    Governador bagaceiro, que esta com medo de perder votos. Ponto. O resto, é resto.