Notícias

Cientistas descobrem nova espécie de tubarão no Oceano Atlântico

Através de testes genéticos, pesquisadores encontram o Hexanchus vitulus, batizado de tubarão do atlântico de seis brânquias

Sabrina Rodrigues ·
27 de fevereiro de 2018 · 6 anos atrás
Pesquisadores descobriram a existência da espécie Hexanchus vitulus, nomeada tubarão atlântico de seis brânquias, em mares de Belize, Golfo do México e Bahamas. Foto: Reprodução Youtube.

 

Com antepassados que datam mais de 250 milhões de anos, anteriores aos dinossauros, os tubarões de seis brânquias (do gênero Hexanchus) estão entre as criaturas mais antigas da Terra. Milenares e poucos vistos, até pouco tempo se achava que não havia diferença entre a população de Hexanchus que ocorre no Atlântico e a que ocorre no Pacífico e Índico. Um estudo publicado na revista científica Marine Biodiversity há duas semanas revela que o tubarão Hexanchus que nada pelas águas dos mares de Belize, Golfo do México e Bahamas se trata de uma espécie distinta.

Conhecido como Tubarão Atlântico de seis brânquias, a descoberta do H. vitulus, foi feita em conjunto por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Flórida, do Laboratório Marinho e Costeiro da Universidade da Flórida, do Serviço Nacional de Pescas Marinhas do Centro de Ciências da Pesca da Cidade do Panamá e de pesquisadores do grupo Mar Alliance.

Hexa

A maioria dos tubarões têm cinco fendas branquiais. Os tubarões Hexanchus possuem um par de brânquias a mais. Antes da pesquisa, só se sabia da existência de duas espécies de tubarão do gênero Hexanchus, o H. griseus (conhecido também como tubarão-albafar) e o Hexanchus nakamurai, que vive nas profundezas do Atlântico, Índico e Pacífico. O pouco que se sabe sobre essas espécies é que eles não são muito vistos, vivem em águas profundas e são muito vulneráveis à pesca predatória.

Os pesquisadores, liderados por Toby Daly-Engel, professora assistente de Ciências Biológicas do Instituto de Tecnologia da Flórida, usaram 1.310 pares de dois genes mitocondriais e encontraram diferenças genéticas entre o Hexanchus nakamurai e a espécie descoberta, H. vitulus. Antes dos testes serem realizados, pensava-se que se tratava da mesma espécie.

“Nós mostramos que os tubarões de seis brânquias no Atlântico são muito diferentes dos que vivem nos oceanos Índico e Pacífico em nível molecular, ao ponto de serem duas espécies distintas, ainda que eles sejam muito semelhantes a olho nu”, explicou Daly-Engel.

A pesquisa oferece o benefício de uma melhor compreensão da diversidade de tubarões. “Particularmente, diversidade no oceano profundo, do qual não sabemos muito”, disse a bióloga Toby Daly-Engel.

Saiba Mais

Resurrection of the sixgill shark Hexanchus vitulus

 

Leia Também

ONGs lançam campanha contra venda de bolinho de tubarão em Noronha

O velho e o mar: tubarão-da-groenlândia chega a 400 anos

Mais de 50% dos tubarões e raias do Mediterrâneo estão em risco de extinção

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
6 de dezembro de 2016

Mais de 50% dos tubarões e raias do Mediterrâneo estão em risco de extinção

Aproximadamente 40 das 73 espécies de tubarões e raias estão ameaçados. A sobrepesca é o principal motivo para o declínio desses animais

O intrigante tubarão-da-groenlândia chega a medir mais de 5 metros. E demora 150 anos para atingir a maturidade sexual. Foto: Julius Nielsen.
Notícias
15 de agosto de 2016

O velho e o mar: tubarão-da-groenlândia chega a 400 anos

Pesquisadores dinamarqueses usaram datação por carbono para estimar crescimento da espécie, que vive nas águas geladas do Hemisfério Norte.

Notícias
3 de fevereiro de 2017

ONGs lançam campanha contra venda de bolinho de tubarão em Noronha

Estabelecimentos dentro do arquipélago comercializam livremente a iguaria feito de espécie silvestre. Ação chama atenção para o absurdo da prática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.