Notícias

Câmara aprova Medida Provisória que cria Fundo para compensação ambiental

Plenário aprovou, na madrugada desta quinta-feira (26), texto que autoriza o ICMBio escolher banco público para gerir recursos arrecadados. Matéria seguirá para o Senado

Sabrina Rodrigues ·
26 de abril de 2018 · 6 anos atrás
O Fundo vai financiar unidades de conservação federais como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental (APAs). Foto: Parque Nacional da Tijuca -Plínio Marcos Leal dos Santos/Wikiparques.

 

Terminou na madrugada desta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, a votação que aprova a Medida Provisória (MP) 809/17, que estabelece novas regras para a aplicação de recursos da compensação ambiental. Entre as medidas está a autorização para que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) possa selecionar sem licitação, um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. A matéria seguirá para o Senado.

No final de 2017, o governo federal editou a MP 809/17 com o objetivo de regular os procedimentos relativos à compensação ambiental, como a criação de um Fundo de Compensação Ambiental. Antes da Medida, o dinheiro da compensação era usado na execução direta das unidades de conservação indicadas, isto é, as empresas faziam tudo, algo que não estava dando certo devido à falta de motivação dos empreendedores, uma vez que as ações propostas, em geral, estão fora da sua área de atuação. Com o novo texto, as empresas podem optar por depositar os recursos da compensação ambiental em uma instituição financeira oficial, quitando assim suas obrigações. Entende-se que dessa forma, haverá mais recursos disponíveis para aplicar na melhoria da infraestrutura das unidades.

A MP altera a Lei 11.516/07 e autoriza os órgãos executores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) nos estados e municípios a contratarem banco oficial para gerenciar um fundo similar ao federal.

O Fundo vai financiar unidades de conservação federais como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental (APAs). O banco indicado poderá realizar as ações escolhidas pelo órgão de forma direta ou indireta, inclusive por meio de parceria com banco oficial regional. Ele também ficará responsável pelas desapropriações de imóveis privados que estejam em unidades de conservação beneficiadas pelos recursos do fundo.

Outras mudanças

A Medida Provisória 809/17 representa uma conquista no que diz respeito a contratação de pessoal. O texto altera o art. 12 da Lei nº 7.957/89 que trata da contratação de pessoal. Por exemplo, caso o Ibama e o ICMBio queiram contratar pessoal para combate a incêndios e em casos de emergências, poderão fazê-lo no prazo “não superior a um ano, admitida a prorrogação dos contratos por igual período, vedada a recontratação pelo período de dois anos”, segundo texto do MP 809/17. Antes, o prazo máximo de contratação era de seis meses.

*Com informações da Câmara Notícias

 

Leia Também

Compensação ambiental como instrumento para conservação

Governo muda regras para compensação ambiental

O que é a Compensação Ambiental

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
30 de janeiro de 2015

O que é a Compensação Ambiental

Saiba mais sobre este instrumento que visa equilibrar os prejuízos ao meio ambiente causados por empreendedores de significativo impacto ambiental.

Notícias
4 de dezembro de 2017

Governo muda regras para compensação ambiental

Medida Provisória publicada nesta segunda-feira favorece contratação de brigadistas e permite novos usos dos recursos de compensação

Análises
10 de abril de 2018

Compensação ambiental como instrumento para conservação

Nossos parlamentares têm em mãos a oportunidade de contribuir para destravar um volume significativo de recursos que serão investidos nas áreas protegidas brasileiras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.