Notícias

Caiado retira projetos que derrubam listas vermelhas de espécies ameaçadas

Alvo de críticas, senador recuou das propostas após conversa com ambientalistas e setor rural. Em troca, promoverá audiências públicas sobre o tema.

Daniele Bragança ·
4 de fevereiro de 2016 · 8 anos atrás
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Senador Ronaldo Caiado recuou das propostas de sustar as listas vermelhas de espécie ameaçadas. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Após sentir a forte mobilização dos ambientalistas, o senador Ronaldo Caiado (Democratas-GO) resolveu retirar de tramitação os projetos que derrubavam as três listas vermelhas de espécies ameaçadas existentes (fauna, flora e peixes marinhos).

Por meio de nota em sua página, o líder dos Democratas no Senado afirmou que,  após conversas com ambientalistas e representantes do setor rural, promoverá uma série de audiências públicas no Senado para chegar a um consenso sobre o tema e a um plano de ação. Essas audiências contarão com representantes dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

“Sempre estou aberto ao diálogo. O Ministério do Meio Ambiente precisa seguir essa mesma linha e ouvir a todos os setores antes de tomar iniciativas que podem comprometer o campo e a saúde da população”, afirmou. E acrescentou: “Não se pode agir de forma ideológica em um assunto sério como esse. Ninguém quer derrubar lista nenhuma. Estamos querendo aprimorar uma legislação que está restringindo o controle de pragas e criando a possibilidade de inviabilizar o controle de animais peçonhentos prejudiciais à saúde”.

Mobilização

Desde a semana passada, circula uma campanha no Avaaz contra a derrubada da lista vermelha de espécie da fauna. A campanha, baseada numa matéria de ((o))eco publicada também na semana passada, recolheu mais de 7 mil assinaturas até o momento e milhares de compartilhamentos nas redes sociais.

Entidades como a Divers for Sharks, Associação Mico Leão Dourado, Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB) e Biodiversitas se manifestaram nas redes sociais e puxaram votos  contra os projetos, tanto na campanha online quanto na página do próprio Senado.

 

 

Leia Também

Ronaldo Caiado, um senador contra as listas vermelhas de espécies ameaçadas

Projeto que derruba a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas será votado

Deputado quer suspender portaria que protege peixes marinhos

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
28 de maio de 2015

Deputado quer suspender portaria que protege peixes marinhos

Decreto proposto pelo ruralista Alceu Moreira susta a lista vermelha de espécies aquáticas. Se aprovado, Executivo não pode vetar.

Notícias
28 de janeiro de 2016

Projeto que derruba a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas será votado

Proposta pode ser aprovada já na próxima semana, quando termina o recesso legislativo no Senado Federal.

Notícias
3 de fevereiro de 2016

Ronaldo Caiado, um senador contra as listas vermelhas de espécies ameaçadas

Parlamentar entrou com projeto de decreto legislativo para derrubar as três listagens existentes: fauna, peixes marinhos e flora.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Matheus diz:

    Se sentiu pressionado. Gostei de ver a mobilização daqueles que realmente entendem do assunto e da importância da biodiversidade.

    Que continuemos vigilantes, não só com o Caiado e seu projeto de lei anti-conservação, mas também com todos aqueles oportunistas do nosso Congresso que, movidos por lobbys e interesses escusos, tentam comprometer nosso patrimônio natural. Força!


  2. Renato diz:

    Esá tirando uma onda de bonzinho. O problema da absurda corrupção petista é que nós ficamos sem esperanças, a oposição dá mais medo que o governo. O país está entregue aos safados!


  3. paulo diz:

    É seu Senador, o velho achismo politiqueiro.