Download PDF

Parque Pumalín. Foto: Luis Cruz/Flickr.

 

A presidente do Chile, Michelle Bachelet e Kristine McDivitt Tompkins -- presidente e CEO da Conservação Tompkins --, assinaram nesta quarta-feira (31) os decretos de criação dos Parques Nacionais Pumalín e Patagônia do Chile. É a maior doação de terras feitas por uma entidade privada no país. A área doada é de 404.686 hectares.

A ação é apenas o início de um compromisso firmado em 2017, entre a presidente do Chile e de Kristine McDivitt Tompkins, para a criação de uma rede de cinco novos parques nacionais no país e a expansão de outros três.

Com a iniciativa, o Chile espera alcançar mais de 4.046.856 hectares: um milhão doados pelos Tompkins, mais 9 milhões de acres de terras federais do Chile. Em escala, é três vezes maior que os famosos parques de Yosemite e Yellowstone juntos, ou quase o tamanho da Suíça.

Com a assinatura dos decretos, a presidente Michelle Bachelet assume um papel de protagonista na conservação. “Com essas belas terras, suas florestas, seus ricos ecossistemas, nós ampliamos a rede de parques para mais de  4.046.856 hectares. Assim, teremos um aumento de 38,5% para 81,1% de áreas protegidas no Chile”, afirmou Bachelet, em discurso.

A Fundação Tompkins foi criada há 25 anos pelo empresário americano Douglas Tompkins, também fundador das empresas North Face e Espirit. Doug, como era chamado pelos amigos, investiu a sua fortuna na conservação da natureza com a criação de instituições como a Conservation Land Trust (CLT) e passou  a liderar o desenvolvimento de projetos de proteção de grandes áreas no Chile e na Argentina. Após a sua morte, sua esposa deu continuidade aos seus projetos. “Estou orgulhosa do meu marido Doug e sua visão que continua a guiar-nos, para além de toda a nossa equipe, para completar estes dois parques nacionais e uma rede mais ampla, um marco importante dos nossos primeiros 25 anos de trabalho”, disse Kristine Tompkins.

O Parque Nacional Pumalín e o Parque Nacional Patagônia do Chile serão destinos-chave na rede de parques de Patagônia chilena. Estes parques já estão abertos ao público.

Assista ao vídeo sobre os Parques:

 

Leia Também

Chile anuncia a criação de reserva marinha em Congresso

Chile anuncia criação de terceiro maior parque marinho do mundo

Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile