Notícias

Afinal, o que são as panteras negras?

Saiba o que a palavra "pantera" significa, por que alguns grandes gatos são pretos e por que nomear um super-herói da Marvel de pantera foi uma boa ideia

Angela Cave ·
25 de fevereiro de 2018 · 6 anos atrás
Jaguar negro fotografado na Cidade do México. Foto: Babak Fakhamzadeh/Flickr.

O sucesso do filme Pantera Negra chamou também a atenção do projeto Panthera, que atua na pesquisa e conservação dos grandes felinos em todo o mundo. E eles resolveram explicar quem são as verdadeiras panteras negras da natureza, em uma entrevista com o cientista-chefe o projeto, Alan Rabinowitz, que apresentamos aqui traduzida para o português. Além de falar sobre o que leva as pessoas a se encantarem com grandes felinos, como onças e leopardos, a entrevista explica didaticamente as diferenças de comportamento entre alguns dos animais mais poderosos do mundo. E porque as panteras são tão adoradas e temidas. A entrevista foi conduzida pela escritora sênior do projeto, Angela Cave.

De onde vem a palavra ‘pantera”?

Muitas pessoas parecem pensar que ‘pantera’ é apenas uma palavra genérica para felinos, o que não está tão longe da verdade. A etimologia da palavra vem lá de trás. Mas geralmente vem de ‘panthera’, o gênero latino ou a classificação taxonômica para todos os grandes felinos, principalmente tigres, leões, onças-pintadas e leopardos.

Então, o que as pessoas pensam quando dizem ‘pantera negra’?

Cartaz do filme Pantera Negra, da Marvel. Foto: Divulgação.

Esta não é uma boa palavra para expressar o felino sobre o qual você quer falar. Este é um nome comum, que frequentemente tem diferentes significados para pessoas diferentes. Fora dos Estados Unidos, ‘pantera’ significa leopardos negros ou pode significar apenas leopardo. Nos Estados Unidos, estranhamente ‘pantera’ é mais frequentemente usada para leões-da-montanha ou pumas (conhecidos no Brasil também como suçuaranas ou onças-pardas). (Se você) pensa que panteras são apenas felinos negros, então você deve permitir que a onça-pintada Petra também seja considerada uma ‘pantera’. Mas por definição, ‘panteras’ são leopardos, principalmente leopardos negros, na África e Ásia, e leões-da-montanha nos Estados Unidos.

Porque alguns grandes felinos são negros?

Alguns grandes felinos são negros pela mesma razão que, em qualquer espécie, incluindo humanos, temos diferentes variações na cor da pele. Existem aspectos relacionados à melanina nos grandes felinos. A coisa interessante é que nem todas as espécies podem ser pretas. Nós não conhecemos nenhum puma negro. Nós não conhecemos nenhum tigre verdadeiramente negro. Nós sabemos que jaguares podem ser pretos… nós não conhecemos nenhum leopardo-das-neves preto. Ainda que possam haver tigres brancos. Esta é uma variação de cor que ocorre muito especificamente para certas espécies.

Onde vivem leopardos negros e onças pretas?

Jaguares vivem geralmente nas Américas – do norte do México ao norte da Argentina, em sua distribuição atual. Dentro dessa área, teoricamente pode ocorrer em qualquer lugar. Nós sabemos que a maioria dos jaguares negros ocorre na Amazônia – no escuro, na floresta profunda. Leopardos Negros podem ocorrer em qualquer lugar de sua distribuição tanto na Ásia quanto na África. Na África, eles são solitários, misteriosos e difíceis de encontrar – e frequentemente estão em cima de árvores, onde as pessoas não os podem ver e de onde atacam.

Como poderíamos descrever o estilo de matar ou lutar do jaguar e do leopardo?

Leopardo negro. Foto: Spencer Wright/Flickr.

Eu penso que a onça-preta é provavelmente um dos melhores artistas marciais do mundo, mas a mesma coisa poderíamos dizer de modo diferente dos leopardos negros ou leopardos em geral. Há uma razão pela qual as artes marciais têm formas que imitam esses felinos. Ver um leopardo, com sua agilidade e habilidade, é lindo. E eles não apenas atacam e derrubam o animal. Quando eles matam, eles frequentemente matam muito cirurgicamente. Leopardos não são tão grandes quanto tigres, mas eles frequentemente atacam presas similares porque eles vão para o pescoço e arrastam para baixo. Jaguares são muito mais poderosos do que leopardos, mas sua habilidade de matar muito rápido é o que aterroriza as pessoas. Para presas pequenas, arrancam literalmente a tampa craniana depois de puncionar (cravar) os caninos na cabeça. Com presas grandes, muitas vezes com o seu próprio tamanho e peso, eles puncionam os caninos na espinha vertebral e derrubam o animal.

Porque você acha que somos tão cativados por esses animais a ponta de criar heróis de gibis inspirados neles?

Eu penso que humanos são cativados por qualquer coisa que aparenta ser fisicamente mais poderosa do que nós. Sim, nós temos armas e podemos matá-los, mas em um duelo, não teríamos nenhuma chance. Mesmo se estivesse com uma arma, esses animais se quisessem poderiam te matar. Eles provavelmente fariam isso enquanto morrem. Eu penso que o poder, a coragem, a agilidade, a ferocidade desses animais – mesmo que eles não matem pessoas, esses dois felinos se esforçam para não perturbar as pessoas, e poucas pessoas são machucadas por eles e relativamente pouco gado é perturbado por eles, mas fazemos deles um grande problema porque eles representam um poder e uma força que os humanos aspiram e imitam.

O majestoso Jaguar negro (Panthera onca). Foto: Wikipédia.

Eu penso que o uso da pantera negra como um herói de quadrinhos, como algo que é poderoso e misterioso, vem absolutamente desses gatos. Um animal como uma onça-preta ou uma onça em geral – eles têm uma máquina de forma muscular solidamente e massivamente constituída para um animal. Eles podem derrubar e matar coisas 10 vezes maiores do que o seu peso, muitas vezes o tamanho de seu corpo, com uma simples mordida no pescoço ou no crânio. Leopardos negros são muito esquivos e astutos, não tão poderosos quanto as onças, mas mais ágeis, capazes de saltar e chegar a lugares diferentes bem rápido, e frequentemente atacam suas presas de forma nunca vistas em leões e tigres ou outros grandes felinos.

O super-herói é descrito como um gênio, um caçador e rastreador habilidoso, e um expert em lutas com força, velocidade e agilidade. Quais dessas características te lembram mais o que podemos ver na vida selvagem?

Quando pessoas vão à África e vêm leopardos negros e os comparam com outros grandes felinos, os leopardos parecem ser de muitas maneiras mais esperto. Os maiores felinos – tigres e leões – sofrem bullying deles em certas situações. Onças pretas e leopardos africanos pretos – panteras negras – se você quer chamá-los assim – são muito inteligentes, muito calculistas. Mesmo os cuidados de zoológico que os tem em cativeiro dizem a mesma coisa. Você deixa a porta e uma gaiola aberta por algum tempo e parece que leões e tigres levam mais tempo para descobrir, quando conseguem, do que jaguares e leopardos. Eu acredito que o jaguar negro não é apenas poderoso, mas um dos mais indomáveis e inteligentes felinos do mundo.

*Com tradução de Vandré Fonseca.

 

Saiba Mais

Original: What Are Black Panthers, Anyway?

Leia Também

Menos ameaçado entre os grandes felinos, leopardos já perderam 75% do território

O leopardo-das-neves está numa fria

Onça em árvores contribui para turismo em Mamirauá

 

 

Leia também

Notícias
6 de julho de 2017

Onça em árvores contribui para turismo em Mamirauá

Comportamento único do felino na região, que passa parte do ano sobre árvores, é aproveitado para o ecoturismo, gerando renda e ajudando a aumentar a tolerância ao animal

Notícias
31 de outubro de 2014

O leopardo-das-neves está numa fria

O homem é o único predador deste animal. Caça, perda de habitat e mortes por retaliação são as principais causas do risco de extinção da espécie.

Notícias
5 de maio de 2016

Menos ameaçado entre os grandes felinos, leopardos já perderam 75% do território

Pesquisadores analisaram pela primeira vez o status das nove subespécies do felino, três correm o risco de desaparecer.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Luan diz:

    que conteudo maravilhoso nao sabia desses detalhes


  2. Alisson diz:

    adorei o artigo Parabens conseguiu me deixar feliz


  3. Besouro-Verde diz:

    "Porque você acha que somos tão cativados por esses animais a ponto de criar heróis de gibis inspirados neles? Eu penso que humanos são cativados por qualquer coisa que aparenta ser fisicamente mais poderosa do que nós." APOIADO!!!