
O governo chinês acaba de lançar os resultados do último censo do panda, que contabiliza os pandas gigantes existentes no país. Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os resultados são animadores.
Foram estimados 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas. Em 2003, na terceira edição do censo, eram 1.596 vivendo em áreas protegidas, que consistem em áreas de manejo florestal, reservas naturais e corredores migratórios. O aumento foi de 268 animais em uma década.
Pode parecer pouco, mas os pandas são animais de crescimento lento e reprodução mais lenta ainda. A maturidade sexual só chega aos 5 anos e as fêmeas só entram no cio num curtíssimo período de 72 horas por ano.
São, em média, dois filhotes por gravidez e, ao nascer, a mãe panda tende a escolher um para cuidar e rejeitar o outro, pois carece de energia para cuidar de dois filhotes ao mesmo tempo. Isso tudo reduz, e muito, a chance de recompor a população de pandas, ameaçada pela caça e pela falta de bambu, sua principal fonte de alimentação. A expansão da agricultura em áreas endêmicas dos pandas ainda ameaça a espécie, pois diminui a área onde o bambu fica disponível.
A espécie ficou conhecida no Ocidente principalmente após o animal virar símbolos de uma das maiores organizações ambientais do mundo, o WWF, que desenvolve, com o apoio do governo chinês, um programa de proteção ao panda que consiste em reservas naturais, corredores migratórios e áreas de manejo florestal sustentável.
A iniciativa tem papel importante na conservação não só do panda – que está ameaçada de extinção – como também de outras plantas e animais raros, como o takin, o panda vermelho e a íbis-do-japão, que vivem no mesmo habitat que o panda.
Censos
O primeiro censo, realizado entre 1974 e 1977, estimou que a população de pandas oscilava entre 1050-1100 pandas. A segunda pesquisa, realizada entre 1985 e 1988 com a entrada do WWF, mostrou uma população de 1.120. A terceira, entre 1998 e 2002, deu 1.596 pandas. O último censo, divulgado neste sábado, contabilizou 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas.
De acordo com Chen Fengxue, vice-chefe da Administração Florestal do Estado (SFA), a China criou 27 novas reservas naturais para pandas gigantes, elevando o número total para 67, o que contribuiu para o aumento da população panda gigante.
Leia Também
Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá
A vida sexual dos pandas
Panda$
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O dia em que a ciência lotou um teatro
Lançamento de um painel científico global que contará com mais de 400 pesquisadores para acelerar saída dos combustíveis fósseis teve risos, aplausos e plateia atenta →
Clima avança no papel, mas estados falham na execução, aponta estudo
Anuário mostra que, apesar de progressos, desigualdades entre estados, gargalos institucionais e falta de adaptação ampliam riscos e prejuízos diante de eventos extremos →
Conferência sobre fim dos fósseis aposta em “coalizão de ação” fora da ONU
Fora do formato das COPs, encontro aposta em coalizão de países para avançar na implementação da agenda climática →
