Notícias

Aumenta número de pandas gigantes na China

Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os dados mostram que houve crescimento da população de pandas no país.

Redação ((o))eco ·
1 de março de 2015 · 9 anos atrás

 

Panda filhote descansa no Zoológico de São Diego, EUA. População se recupera devido aos programas de reprodução de cativeiro. Foto: Fortherock.
Panda filhote descansa no Zoológico de São Diego, EUA. População se recupera devido aos programas de reprodução de cativeiro. Foto: Fortherock.

O governo chinês acaba de lançar os resultados do último censo do panda, que contabiliza os pandas gigantes existentes no país. Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os resultados são animadores.

Foram estimados 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas. Em 2003, na terceira edição do censo, eram 1.596 vivendo em áreas protegidas, que consistem em áreas de manejo florestal, reservas naturais e corredores migratórios. O aumento foi de 268 animais em uma década.

Pode parecer pouco, mas os pandas são animais de crescimento lento e reprodução mais lenta ainda. A maturidade sexual só chega aos 5 anos e as fêmeas só entram no cio num curtíssimo período de 72 horas por ano.

São, em média, dois filhotes por gravidez e, ao nascer, a mãe panda tende a escolher um para cuidar e rejeitar o outro, pois carece de energia para cuidar de dois filhotes ao mesmo tempo. Isso tudo reduz, e muito, a chance de recompor a população de pandas, ameaçada pela caça e pela falta de bambu, sua principal fonte de alimentação. A expansão da agricultura em áreas endêmicas dos pandas ainda ameaça a espécie, pois diminui a área onde o bambu fica disponível.

A espécie ficou conhecida no Ocidente principalmente após o animal virar  símbolos de uma das maiores organizações ambientais do mundo, o WWF, que desenvolve, com o apoio do governo chinês, um programa de proteção ao panda que consiste em reservas naturais, corredores migratórios e áreas de manejo florestal sustentável.

A iniciativa tem papel importante na conservação não só do panda – que está ameaçada de extinção – como também de outras plantas e animais raros, como o takin, o panda vermelho e a íbis-do-japão, que vivem no mesmo habitat que o panda.

Censos

O primeiro censo, realizado entre 1974 e 1977, estimou que a população de pandas oscilava entre 1050-1100 pandas. A segunda pesquisa, realizada entre 1985 e 1988 com a entrada do WWF, mostrou uma população de 1.120. A terceira, entre 1998 e 2002, deu 1.596 pandas. O último censo, divulgado neste sábado, contabilizou 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas.

De acordo com  Chen Fengxue, vice-chefe da Administração Florestal do Estado (SFA), a China criou 27 novas reservas naturais para pandas gigantes, elevando o número total para 67, o que contribuiu para o aumento da população panda gigante.

 

Leia Também
Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá    
A vida sexual dos pandas    
Panda$

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.