Notícias

O Jalapão visto do espaço

O Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado. Veja como as estações do ano mudam sua paisagem.

Paulo André Vieira ·
2 de março de 2015 · 9 anos atrás

Localizado no município de Mateiros (TO), o Parque Estadual do Jalapão é um dos poucos locais ainda bem protegidos em todo o Cerrado, com potencial para permitir a preservação de espécies de fauna e flora que encontram-se sob intensa pressão em outros locais do país. O Jalapão é hoje um dos principais roteiros de ecoturismo e o turismo de aventura no Brasil, com deslumbrantes paisagens, chapadões, dunas e cachoeiras.

A mais famosa cachoeira do Jalapão é a Cachoeira da Velha, localizada no Rio Novo. Com aproximadamente 15m de desnível a cachoeira impressiona pelo volume de água e pelo formato em ferradura dupla que ocupa toda a largura do rio com aproximadamente 100 metros de uma margem a outra. Algumas das atrações do parque, como a Prainha da Cachoeira da Velha, tem seu período de visitação vinculado ao regime de chuvas, pois o nível mais baixo das águas possibilita o surgimento de praias fluviais.

Nas imagens abaixo, feitas pelos satélites do projeto Landsat, é possível ver como as estações do ano mudam a paisagem no Parque Estadual do Jalapão. Mais de 90% das chuvas ocorrem entre os meses de outubro a abril. Assim, no começo de janeiro o verde toma conta da região. A medida que o ano avança e as chuvas começam a ficar mais raras os tons de marrom vão se mostrando mais predominantes. Porém, mesmo no auge do período seco (agosto-setembro) as vazões fluviais continuam elevadas, como é possível ver nos rastros verdes que acompanham os leitos dos rios.

 

 

Leia também
“Jurassic park” do Jalapão terá rinocerontes e leões
Jalapão, o Cerrado ainda está aqui
Conheça o deserto e os oásis do Jalapão

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.