Notícias

Homem armado ameaça guarda-parques do INEA, em Cabo Frio

Agentes faziam operação de combate a estacionamento irregular sobre vegetação de restinga dentro do Parque Estadual da Costa do Sol.

Daniele Bragança ·
13 de janeiro de 2014 · 10 anos atrás
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane
Carros invadem área protegida. Foto: Marcelo Vanlente/Blog Repórter Renata Critiane

Guardas parques do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) foram ameaçados no sábado (11) por um banhista armado. O homem apontou o revólver para os guardas apos eles pedirem para o banhista não estacionar o veículo sobre a vegetação de restinga na Ilha do Japonês, em Cabo Frio, região litorânea do Rio de Janeiro. A ilha faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol, criado em 2011.

Embora os guardas-parques tenham acionado o 25ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), os policiais não autuaram o sujeito. Além da Ilha do Japonês, a Praia das Conchas e Brava, ambas de Cabo Frio, também sofrem com degradação provocada por carros estacionados na vegetação. Flanelinhas tomam conta dos carros enquanto milhares de banhistas se divertem nas águas, alheios aos impactos provocados por eles mesmos.

Em entrevista ao jornal O Globo, os guardas parques admitiram que não há estrutura para coibir, sozinhos, a ação de milhares de banhistas. Sem poder de polícia e sem o apoio da PM, ficam sujeitos a esse tipo de agressão.

André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), afirmou que os guardas parques continuarão com o trabalho nos fins de semana e durante o carnaval.

Parque Estadual da Costa do Sol

Criado em 2011 para preservar os remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas que ali vivem, como o ameaçado formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis), o Parque Estadual da Costa do Sol tem 9.840,90 hectares que abrangem terras dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

 

Leia Também
Rio ganha nova área protegida
O parque bronzeado do Rio de janeiro
O terror das formigas

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.