Notícias

Reserva peruana na Amazônia sofre novo derrame de petróleo

O vazamento é o 2o do ano na Reserva Nacional Pacaya Samiria. Ocorreu em novembro, mas a notícia foi divulgada um mês depois, por uma ONG.

Giovanny Vera ·
19 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás

Vista da área contaminada por petróleo e desmatada. Crédito: ACODECOSPAT
Vista da área contaminada por petróleo e desmatada. Crédito: ACODECOSPAT

Um novo derrame de petróleo ocorreu dentro da Reserva Nacional Pacaya Samiria, no Peru, no Bloco 8X, no mês de novembro, mas só foi conhecido no dia 4 deste mês, quando membros do programa de vigilância ambiental da Associação Cocama de Desenvolvimento e Conservação San Pablo de Tipishca (ACODECOSPAT) visitaram a área com funcionários da reserva.

O vazamento ocorreu no Bloco 8X operado pela empresa Pluspetrol Norte, entre o quilômetro 7 e 8 de um oleoduto que corta a reserva, na mesma área que sofreu outro derrame no mês de maio. Nas fotografias disponibilizadas pela Associação Cocama é possível comprovar os impactos causados pelos vazamentos e o desmatamento feito para os trabalhos de limpeza e mitigação da área.

De acordo com Pío Quinto, vigilante ambiental da Associação Cocama, que participou da operação inicial, quando chegaram ao local do vazamento encontraram dois técnicos da Pluspetrol Norte recolhendo o petróleo e armazenando-o em galões. A informação saiu em uma nota da organização Povos Indígenas Amazônicos Unidos para a Defesa de seus Territórios (PUINAMUDT).

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

Ainda segundo a nota, o derrame do hidrocarboneto poderia ter sido causado “pelo mal estado do duto que transporta o petróleo ou a intervenção ineficaz da Pluspetrol para solucionar as causas do primeiro derrame, meses atrás [em maio]”.

Funcionários da Reserva Pacaya Samiria que estiveram na área contaminada informaram que existe uma zona de cerca de 4 hectares desmatados, que faz parte das atividades de recuperação do vazamento de petróleo. No entanto, o desmatamento seria criminoso e feito sem autorização nem conhecimento dos responsáveis pela reserva.

Até o momento, nem a petroleira Pluspetrol, nem o Ministério do Ambiente do Peru deram informações sobre o vazamento.

Mapa Bloco 8x na Reserva Pacaya Samiria

 

Saiba mais
Primeira versão Passivos Ambientais na Reserva Nacional Pacaya Samiria por Operações Petrolíferas do Bloco 8X

Leia também
Peru: metais pesados e óleo contaminam Rio Corrientes
Amazônia peruana: tecnologia promete reduzir impacto dos poços de petróleo
Vazamento nas montanhas do Equador pode ter chegado ao Peru

 

 

 

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.