Notícias

Black Marble e as luzes vistas do espaço

Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade. Veja uma animação das luzes do planeta vistas do espaço.

Paulo André Vieira ·
10 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

“Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade”, afirma Chris Elvidge, um cientista da NOAA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA. A animação abaixo, chamada de Black Marble em oposição à tradicional Blue Marble, foi criada utilizando fotos de satélite tiradas entre 18 de abril e 23 de outubro de 2012. Foram mais de 312 órbitas ao redor de nosso planeta e 2.5 terabytes de dados gerados pelo satélite Suomi NPP, cujos sensores podem distinguir luzes durante a noite centenas de vezes melhor do que os satélites anteriores.

Abaixo você pode comparar três visualizações distintas de nosso planeta visto durante a noite, feitas em três momentos distintos (clique em cada uma para ampliar). A primeira delas foi feita 17 anos atrás, entre outubro de 1994 e março de 1995:

Esta próxima imagem mostra as luzes noturnas durante o ano de 2003:

E, finalmente, uma imagem de 2012, criada com as mesmas imagens usadas para gerar a animação lá em cima:

Abaixo você pode ver o Brasil, e recortes de algumas regiões do Brasil:

Sul e Sudeste

Nordeste

Norte

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
27 de maio de 2012

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Relâmpagos, queimadas, pontas de cigarro ou balões. Muitas são as causas dos incêndios florestais. Do espaço podemos ver todos.

Notícias
6 de maio de 2012

O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

Notícias
29 de abril de 2012

A terrível beleza das tempestades de areia

Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.