Dicionário Ambiental

Aprenda a diferença entre cágados, jabutis e tartarugas

Os três pertencem à ordem Testudinata, mais conhecida por quelônios, que engloba répteis dotados de carapaça. Descubra como distingui-los.

19 de março de 2014 · 10 anos atrás

Tartarugas, cágados e jabutis são membros da ordem Testudinata, mas conhecida como quelônios: os répteis dotados de carapaça. Embora pertençam à mesma ordem, e sejam muito parecidos, estes quelônios possuem diferenças entre si: os jabutis são os quelônios terrestres, ou seja, que vivem em terra, como é o caso do jabuti vermelho (Geochelone carbonaria) e do jabuti amarelo (Geochelone denticulata); os cágados são os quelônios considerados semiaquáticos, aqueles realizam parte de suas atividades dentro da água e parte de suas atividades fora da água, a exemplo do cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus); as tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol, aqui incluídas todas as espécies de tartaruga marinha e de água doce, como a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis), a iaça (Podocnemis sextuberculata) e a irapuca (Podocnemis erythrocephala).

Além dos habitats, características morfológicas também distinguem estes animais: em relação aos demais, o casco do jabuti é mais alto e bastante pesado. Em contraste, tartarugas e cágados têm cascos hidrodinâmicos: mais leves e num formato que os ajuda a não afundar na água e nadar com velocidade e agilidade.

As patas traseiras do jabuti tem um formato cilíndrico, que lembram as patas de um elefante. Em razão dos membros curtos e o peso do casco, jabutis são famosos por mover-se lentamente. Os cágados possuem o casco mais achatado, o pescoço mais longo e suas patas possuem dedos com membranas. Quando precisam esconder a cabeça, ela é dobrada lateralmente para dentro do casco, diferente das tartarugas e jabutis que retraem o pescoço verticalmente. As tartarugas são os quelônios mais numerosos. Apesar de bem semelhantes aos cágados, suas patas em geral tem formato de pá, que usam como remos para nadar.

*Com colaboração de Camila Ferrara, ecóloga de fauna aquática da WCS.

Leia também

Dicionário Ambiental
7 de agosto de 2014

O que é Biodiversidade

Estudos estimam que 8,7 milhões de diferentes espécies vivas habitam o planeta. A biodiversidade abrange toda esta variedade de flora, fauna e micro-organismos.

Dicionário Ambiental
24 de abril de 2014

O que é um Parque Nacional

Entenda a mais antiga e popular categoria de área protegida, que inclui o parque de Itatiaia, no Brasil, e o famoso Yellowstone, nos EUA.

Dicionário Ambiental
26 de novembro de 2020

O que é uma Espécie-chave

Importantíssimas para a manutenção e equilíbrio da biodiversidade, elas são “peças” sem as quais ecossistemas inteiros seriam drasticamente alterados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 46

  1. Waldemiro Rosalba diz:

    De que adianta colocar as fotos da tartaruga,do cágado e do jabuti e não identificá-los?


  2. Shirlaine carmen diz:

    Achei um cagado a um dia perdido, eles dormem na água ou na terra?


  3. Carlos Cesar Pires diz:

    Em algumas regiões da Amazônia dizem: “Uma tartaruga vive tanto, que se cair uma árvore em cima dela ela espera a árvore apodrecer para sair de baixo.”


  4. MARIA ARAGÃO ARAUJO diz:

    COLOCARAM UM JABUTI NO MEU JARDIM, O QUE DEVO FAZER MORO NA ZONA URBANA, EU SEMPRE VIAJO E TENHO CACHORRO,.


    1. Taty diz:

      Amiga melhor não deixa-lo ao alcance dos cães pois eles gostam de brincar e podem acabar machucando terrivelmente o jabuti.
      Chame o ibama ou assemelhado que lhe dará orientação mais apropriada do que fazer.
      Espero ter ajudado


    2. Carlos Cesar Pires diz:

      Mate o cachorro, oras!…


  5. Ozeas diz:

    Quanto pesa um cágado e que tamanho fica


    1. Sandy diz:

      Vai depender do seu ambiente, já que crescem de acordo com o habitat. Por exemplo, se vc coloca num aquário pequeno, não irá crescer mais do que o limite. Se for num rio pode ficar bem grandinho. Em casa tenho um laguinho e 4 cágados. Minha mais velha de 5 anos, pesa 800g e mede 40 cm.


  6. Anderson Ismael diz:

    e a TARTARUGA-DAS-GALÁPAGOS (Chelonoidis nigra) é o que ?


    1. Daphnne diz:

      É um jabuti. Todos os indivíduos do gênero Chelonoidis são jabutis.


      1. Anderson Ismael diz:

        os nomes vulgares tornam muito confusa essa taxonomia.

        na Wikipédia Chelonoidis está como um gênero de tartarugas mesmo possuindo duas espécies de jabutis com nome vulgares de tartaruga.

        anteriormente o gênero Chelonoidis estava atribuído ao gênero Geochelone, mas após os testes genéticos foi atribuído ao gênero Kinixys.

        seria bem mais simples se ao invés da classificação taxonômica fosse observados apenas os dados da filogenia molecular pura e simples.


  7. rosana diz:

    estou querendo ter um tracajá ou um cágado,qual é o alimento adequado para ele ?


    1. Sandy diz:

      Existe ração para cágados, tenho 4. Dou ração e camarãozinho próprio como petisco aos finais de semana.


  8. Adriana diz:

    Tenho cágado q tem 6 anos de repente ele meche as pernas da frente mas não sae do lugar fica imóvel.o que será?


    1. Daphnne diz:

      Podem ser sérios problemas nutricionais. Tem que levar em um médico veterinário.


  9. Patricia Ferreira diz:

    Sempre tive curiosidade sobre o assunto ,pois moro em area rural com rio e nascente proximos e uma vez vi, acredito eu na minha ignorancia uns bichinhos desses que nadavam. no meu pensamento, já há muitas pessoas que possuem animais irregulares em seus lares e por medo de os perderem não cuidam corretamente, pois vai pedir conselho e se mostra irregular, os animais sofrem com isso.


  10. EDEMIR diz:

    ESTOU CRIANDO UM CÁGADO OK.


  11. João Pinheiro Filho diz:

    Olá Camila Ferrara. Bom dia. O artigo está bem didático para quem não consegue diferenciar os três representantes da ordem Chelonia. No entanto, sempre discordei de chamarem cágados d’agua de tartarugas. As espécies tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis), a iaça (Podocnemis sextuberculata) e a irapuca (Podocnemis erythrocephala), biologicamente não são tartarugas e sim cágados d’agua.
    QUAL A RAZÃO PELA QUAL BIÓLOGOS E OUTROS CIENTISTAS INSISTEM EM CLASSIFICAR ERRADAMENTE ESTA ORDEM?
    POR QUE NÃO UTILIZAM A CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA CORRETA, BASEANDO-SE NAS CARATERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E COMPORTAMENTAIS DE CADA GRUPO, QUE SÃO DIFERENCIADAS E BASTANTE CLARAS?

    POR QUÊ DISCORDO? RESPONDO:
    1º – Pela característica anatômica de não terem as patas transformadas em nadadeiras (remos) e sim por possuírem membranas interdigitais (ligando os dedos). As únicas que possuem nadadeiras são as marítimas, por tanto, as únicas que realmente poderiam ser chamadas de tartarugas.
    2º – Por serem Pleurodiras (flexionam o pescoço lateralmente) diferentemente das verdadeiras tartarugas (marítimas) que são cryptodiras (o pescoço é retraído verticalmente para dentro do casco).
    3º – As marítimas tem como seu principal ambiente o meio aquático, passando nele 100% do seu tempo, saindo apenas para a postura. Diferentemente, os cágados d’agua que também vivem em ambiente aquático, saem com frequência desta ambiente, principalmente para tomarem sol nas praias e nos troncos de árvores caídos nos rios e igarapés.
    Frente a todas estas diferenças anatômicas e comportamentais, não se justifica chamarmos cágados d’agua de tartarugas. Com frequência se vê nos livros esta frase: As tartarugas de água doce são conhecidas vulgarmente como cágados.
    Não seria ao contrário? Os cágados de água doce são conhecidos vulgarmente (e erroneamente) como tartarugas.
    Pois bem Camila Ferrara, já que é uma ecóloga de fauna aquática da WCS, gostaria que você (e ou colaboradores) emitisse um parecer sobre este meu comentário.
    Saudações.
    João Pinheiro Filho.


  12. Fred diz:

    E essa citação no artigo:
    "as tartarugas são os quelônios que vivem todo tempo dentro da água saindo apenas para desovar ou tomar sol, aqui incluídas todas as espécies de tartaruga marinha e de água doce, como a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa), o tracajá (Podocnemis unifilis)"

    Oxiii, o tracajá é um cágado!


  13. Reley Maishaky diz:

    Eu encontrei um cágado de agua doce, acho que ele foi atropelado, eu ñ sei oque fazer queria cuidar dele e depois soltar alguém me ajuda por favor


  14. Adriano diz:

    Cágado e Jabuti podem ficar juntos?


    1. thalissa diz:

      Eu tenho a tartaruga tigre da água ela so come carne


    2. Thalmes diz:

      Acho que não, pois jabutis são territoriais e tanque conhecer os cágados ou outros desta espécie desde pequeno.


  15. vivian diz:

    eu tenho uma mas eu não sei como se ela e jabuti tartarugas cágados


  16. Barbara diz:

    Ela está desde segunda sem comer,e o
    Que eu faço as vezes coloco na água e depois no chão encimentado


    1. Michellyne. diz:

      se ele estiver sem comer ou muito desanimado levio imediatamente ao veterinario.


    2. Adriano diz:

      Pode ser a época de hibernação


  17. Barbara diz:

    Eu tenho um cagado o que ele come e como você


    1. Letícia diz:

    2. ROSANGELA diz:

      AMA ALFACE, ABÓBORA, CENOURA, BANANA, MANGA


  18. Maria Eduarda Moreno diz:

    A cerca de 80 e 130 dias


  19. Pilar diz:

    As pessoas não sabem mais responder, orientar, sem serem grossas ou prepotentes…

    O mérito da sua informação foi ofuscado pela grosseria da sua expressão, Leandro. Instruir alguém não te faz melhor do que ninguém.

    Quem cospe para o alto se suja pelo próprio ato.


    1. thalissa diz:

      Oi tenho uma tartaruga ela só come carne


  20. LUCIAMALIA diz:

    ganhei um com umas listas amarela na carinha não sei se é cágado jaboti ou tartaruga me ajudem


    1. Lucas diz:

      Se ela tiver listras na cabeça e nas pontas do casco, é um tracajá.


    2. Letícia diz:

      Repare se ele dobra a cabeça lateralmente como diz no artigo, se sim, é um cagado. Pois já li q os cágados tem manchar amarelas, verdes e vermelhas na pele


    3. will pablo diz:

      é uma tartaruga tracajá


  21. jorgeanne almeida diz:

    o que os jabutis gostam de comer


    1. Maria Eduarda Moreno diz:

      Meu primo tem um jabuti que gosta de comer alface,tomate,cenoura… enfim vegetais.


    2. Pedro diz:

      Alface, banana, mamão, uva e acelga.


  22. RILDO MOURA DE SOUZA diz:

    QUATO TEMPO LEVA O CAGADO A POS A DISOVA PARA NASCER OS FILHOTES


  23. leandro diz:

    Preliminarmente você não ganhou nada. A guarda de animais silvestres nativos sem origem legal é crime passível de detenção e multa. Se o individuo visita sua residência e vai embora, não há problema. Porém se você o tranca sob os limites de seu muro , você estará em desacordo com a legislação. Procure se informar sobre isto.


    1. Andreia diz:

      Tenho duas adultas. São criadas no meu jardim… elas escolheram o lugar de fazer o própria toca.. Isso mesmo… elas cavaram e fizeram uma espécie de buraco onde vão para dormir.. as mesmas comem de tudo… tomate… pepino… banana… acerola… couve… (evite alface, dá diarréia). Elas precisam de proteína, as minhas suprem essa necessidade com reação Premium para cachorro ou gato, (a Premium é mais Elas indicada por conter mais proteína na composição. Elas adoram água fresca.. por água nova todos os dias. As minhas foram resgatadas de um incêndio florestal.. quando as peguei pensei q fossem morrem… só começaram a comer uma semana depois. Só tomavam água… são dóceis e fáceis de cuidar. Boa sorte. Outra coisa… quando as resgatei levei no IBAMA de minha cidade, após constataram q eu possuía um ambiente adequado e terem me ensinado como cuidar, me deram licença para ficar com as mesmas… (Creio q eles não acreditassem q as mesmas iriam sobreviver). Você pode tentar o mesmo.


    2. Jessica diz:

      Por acaso você é fiscal do IBAMA?