Dicionário Ambiental

Para que serve o Instituto Chico Mendes?

Entenda neste guia ((o))eco, os objetivos deste órgão ambiental responsável pelo gerenciamento das unidades de conservação federais.

28 de novembro de 2013 · 10 anos atrás


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia, isto é, um órgão da Administração Pública com o poder de auto-administração, nos limites estabelecidos em lei que a cria. O ICMBio foi criado pela Lei 11.516, de 28 de agosto de 2007, sendo vinculado ao Ministério do Meio Ambiente como parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

A principal missão institucional do ICMBIO é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental através da administração das Unidades de Conservação (UCs) federais. Nesta atribuição se incluem as competências para apresentar e editar normas e padrões de gestão; propor a criação, regularização fundiária e gestão de UCs; e apoiar a implementação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Além disso, é responsável pelo fomento e execução programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o país. Ele deve contribuir para a geração e disseminação de informações, conhecimentos e tecnologia relativos à gestão de Unidades de Conservação, da conservação da biodiversidade e do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais. O instituto também é responsável pela conservação do patrimônio espeleológico nacional, as cavernas brasileiras.

Cabe a ele ainda exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das UCs federais. O Instituto fiscaliza e aplica penalidades administrativas ambientais ou compensatórias aos responsáveis pelo não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental. Aliás, também lhe cabe contribuir para a recuperação destas áreas degradadas.

Por fim, o Instituto Chico Mendes deve monitora o uso público e a exploração econômica dos recursos naturais nas Unidades de Conservação onde estes usos são permitidos, executando as políticas de uso sustentável dos recursos naturais renováveis e de apoio ao extrativismo e às populações tradicionais.

Criado através de medida provisória durante a gestão de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente, o Instituto recebeu este nome em homenagem ao seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988 como retaliação pelo seu trabalho em prol da defesa dos povos tradicionais e preservação do meio ambiente.

Leia também

Dicionário Ambiental
20 de agosto de 2013

O que é Reserva Legal

Neste guia ((o))eco apresentamos outro importante instrumentos legal para a proteção do meio ambiente. Confira.

Dicionário Ambiental
6 de novembro de 2013

O que são Áreas Embargadas

Multar nem sempre é suficiente. Também é preciso impedir novas degradações ao ambiente. Entra aqui o embargo.

Dicionário Ambiental
19 de abril de 2013

O que são Unidades de Conservação

Um guia ((o))eco para que você aprenda um pouco mais sobre unidades de conservação.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 17

  1. Elizabete diz:

    Tenho interesse em vender uma area de 7.200 hectares no Maranhao. Area quase toda de mata virgem com creditos de carbono. Interessados : [email protected]


  2. tony wesley diz:

    os campos ferruginosos entre parauapebas e Canaã do Carajás PA, foram alvo de incendio criminoso a + ou menos 20 dias atraz o fogo carbonizou toda vegetação. vários animais silvestres foram mortos por causa deste incêndio criminoso . e até o momento não a sociedade nao teve uma resposta sobre este discaso pir parte deste orgam federal.o povoado conhecido como (nova Jerusalém que fica situado ao lado dos campos ferruginosos precisa de + politicas de conscientização para aquela comunidade.devido à tantas queimadas,as fontes de águas naturais que saem das rochas estão diminuindo com muita frequência porquê toda vegetação que cobre essa serra 85% foi carbonizado e nem um responsável foi redponcabilizado por isso pedimos apoio das autoridades competentes com urgência


  3. MARCOS CAVALHEIRO diz:

    Tenho um terreno com 8 mil hectares de terra em Joinville / sc – Vila nova.
    interessados entrar em contato : [email protected]


  4. Clara diz:

    Tenho interesse em áreas com ICMBIO e Creditos de Carbono. As areas de preferencia devem ser no Amazonas. Preciso saber os valores também.

    Meu email:[email protected] – Dra.Clara.


  5. Hermógenes diz:

    Como posso conseguir uma certificação do meu produto. O ICMBIO fornece esse título? Se não for do ambito de vocês, a quem eu devo me dirigir. Tenho uma certa urgência na resposta. Trabalho com materiais bastante nocivo ao meio ambiente e tenho projetos de usar produtos 100% naturais dentro do meu seguimento profissional.


    1. cético climático diz:

      Registros de produto ou Anvisa ou MAPA. Tente centrar em contato com o Ibama também, ICMBio n trata disso.


  6. ADIN4029 diz:

    Pra que serve o ICMBIO? Pergunte ao Capobianco…ele deve saber.


  7. Fredbastos diz:

    Disponho de 250 alqueires area total 13mil hectares para Compensação Ambiental Parque Nacional Chapadas das Mesas
    contato: [email protected]


    1. MAX diz:

      CHAME WHATS 79998014777..MAX


  8. ALEXANDRE diz:

    ATENÇAO!! EXISTE GRILHEIROS DE TERRAS NA RESERVA BIOLOGICA DO PARQUE EQUITATIVA, EM DUQUE DE CAXIAS, ESTE GRILHEIRO CHEFE COMPRA TUDO E TODOS E MANDA ATÉ MATAR AS PESSOAS, O NOME DESSE HOMEM É VILSON, ELE ESTA ARRANCANDO MUITAS ARVORES, PEÇO QUE ENTREM EM CONTATO COM O IBAMA, POIS ESTE HOMEM QUER DESTRUIR A RESERVA PARA FAZER CONDOMINIOS, POR CAUSA QUE SUA GANANCIA É MUITO GRANDE, PEÇO AO IBAMA, POLÍCIA FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, ÓRGAÕS DO MEIO AMBIENTE, QUE POSSAM PRENDER ESSE ESTELIONATARIO , QUE USA E FAZ DOCUMENTAÇÃO FALSA, PARA ROUBAR TERRAS DO GOVERNO FEDERAL. PRENDER VILSON GRILHEIRO DE TERRAS, DESTRUIDOR DE RESERVAS BIOLOGICAS. DENÚNCIA ANÔNIMA.


  9. Mauricio Trindade diz:

    boa noite Carlos Martins!
    tenho algumas áreas que possa lhe interessar.
    caso queira maiores informações, favor passar email para [email protected]
    obrigado!


  10. Aurélio diz:

    É apenas uma sinecura


  11. Edson Prudente diz:

    Parque Nacional Aparados da Serra, Cambará do Sul, RS. Esse instituto bem que poderia dar uma olhadazinha na condição de, principalmente 8 kms, estrada chegando em Fortaleza. Descaso total.


  12. Carlos Martins diz:

    Desejo areas grandes para compra dentro de areas da ICMBIO-Se assim dispuzer desejo tamanho das mesmas e preço por ha,assim comi dados relativos a licalização.


    1. Fernando Mazzoni diz:

      Bom dia Carlos Martins.
      Tenho área na AM de 50 mil hectares com ICMBIO.
      Contato, [email protected]
      Abs.


    2. EAndrey diz:

      Boa noite, tenho uma área grande na região da Chapada dos Guimarães- MT. Vou deixar o meu email para contato [email protected]


    3. Narciso diz:

      Tenho várias áreas de floresta amazônica a venda, tudo legal.
      Contato [email protected]