Dicionário Ambiental

Entendendo o Pantanal

Neste guia ((o))eco, visitamos a planície alagada do Pantanal, o bioma que é uma mistura de outros três.

9 de junho de 2013 · 11 anos atrás

Imagine uma salada, mas seus ingredientes não são apenas frutas ou verduras, são biomas inteiros. Misture-os. E, ao final, acrescente bastante água. Esta é a receita do Pantanal: um pouco de Amazônia, um pouco de Cerrado, uma parte de Mata Atlântica e outra do Chaco boliviano. Considerada a maior planície de inundação contínua do planeta, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai nele contido. São cerca de 150.355 km² – 1,76% da área total do território brasileiro – que contém 65% do território do estado de Mato Grosso do Sul e 35% do estado do Mato Grosso.

Embora seja o bioma com a menor extensão territorial no Brasil, o Pantanal é dos mais exuberantes e o menos afetado: ainda mantêm 86,77% de sua cobertura vegetal nativa. A vegetação não florestal (cerrado, chaco, formações pioneiras e áreas de tensão ecológica ou contatos florísticos) domina 81,70% do bioma. Os tipos de vegetação florestais (floresta estacional semi-decidual e floresta estacional decidual) representam 5,07% do Pantanal. A maior parte dos 11,54% restantes foram alterados pela ação humana, na exploração da lavoura e na criação extensiva de gado em pastos plantados. Não à toa, é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial.

A Planície do Pantanal, que se estende pela Bolívia e Paraguai, possui seus limites marcados por variadas formações topográficas como chapadas, serras e maciços. Além disso é cortada por uma grande quantidade e variedade de rios, todos pertencentes à Bacia do Rio Paraguai. Do lado brasileiro, que compreende o norte, leste e sudeste, é delimitado por terrenos de altitude entre 600 e 700 metros; a oeste, estende-se até a Cordilheira dos Andes e se prolonga ao sul pelas planícies dos Pampas centrais.

O clima é quente e úmido no verão. No inverno, embora mais frio, permanece úmido o ar devido à evapotranspiração associada à água acumulada no solo durante o período de cheia. Aliás, o Pantanal é regido pelas chuvas: durante os meses da seca — de maio a outubro, aproximadamente — , a paisagem sofre mudanças radicais: as águas baixas revelam campos, bancos de areia e ilhas; os rios retomam seus leitos naturais, mas nem sempre seguindo o curso do período anterior. No período da cheia, o aguaceiro eleva o nível das baías permanentes; os rios transbordam, alagando campos no entorno, e morros isolados sobressaem como verdadeiras ilhas cobertas de vegetação, onde animais buscam refúgio contra a subida das águas.

Como área de transição, a região do Pantanal apresenta um mosaico de ecossistemas: a vegetação não é homogênea e há um padrão diferente de flora de acordo com o solo e a altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas, que são áreas de pastagens naturais para o gado — a pecuária é a principal atividade econômica do Pantanal. A vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras, aparece nas alturas médias. Acima das áreas inundáveis, ficam os capões de mato. Em altitudes maiores, de clima árido e seco, a paisagem se assemelha à da caatinga.

Muitas espécies ameaçadas em outras regiões do Brasil persistem em populações avantajadas na região, como é o caso do tuiuiú – ave símbolo do Pantanal. A biodiversidade local é pujante: o bioma abriga pelo menos 4.700 espécies conhecidas, entre animais e plantas. Já foram registradas 263 espécies de peixes, 113 de répteis, 41 de anfíbios, 463 de aves, 1.032 de borboletas e 132 espécies de mamíferos, sendo 2 endêmicas.

O bioma tem sido muito impactado pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária, especialmente nas áreas de planalto adjacentes do bioma. Também afetam diretamente o Pantanal atividades como garimpo de ouro e diamantes, a caça, a pesca, o turismo, além da construção de rodovias e hidrelétricas. Diante destas ameaças, a estratégias de conservação são tímidas: até o momento, apenas 4,4% do Pantanal encontra-se protegido por Unidades de Conservação, dos quais 2,9% correspondem a unidades de proteção integral e 1,5% de uso sustentável.

Saiba Mais
Ministério do Meio Ambiente
IBAMA
Wikipedia (Pantanal)

Leia também

Dicionário Ambiental
27 de abril de 2013

Entendendo a Caatinga

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, ((o))eco apresenta este pequeno guia, um primeiro passo para você entender este bioma brasileiro.

Dicionário Ambiental
27 de maio de 2013

Entendendo a Mata Atlântica

Em homenagem ao Dia da Mata Atlântica (27/05), ((o))eco apresenta as características do bioma mais ameaçado do país em mais um guia.

Dicionário Ambiental
5 de maio de 2013

Entendendo o Cerrado

No segundo guia ((o))eco, voltamos a atenção para a "Savana brasileira", o segundo maior bioma nacional.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. diogenes diz:

    O que tem de Mata Atlantica no Pantanal?