Colunas

Esforço monumental

Foram necessários 16 anos para conquistar o título de monumento natural para um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro. Pouca gente lutou por isso.

7 de junho de 2006 · 18 anos atrás

Após décadas servindo de cartão-postal e representando, no mundo inteiro, ao lado da praia de Copacabana, a cidade mais famosa do Brasil, o Pão de Açúcar acaba de ser decretado monumento natural. Mas o que isso significa, afinal? Monumento ele sempre foi. Natural, nem se discute. O que muda, então?

Muita coisa. As implicações disso superam o mero reconhecimento oficial de uma beleza fora do comum. Erigindo a área à categoria de Monumento Natural, ela se transformou na mais nova unidade de conservação carioca, regida pelas normas impostas pela Lei 9.985/00 (Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC) e pelo seu plano de manejo, ainda a ser elaborado. Seu uso, daqui para frente, só pode ser indireto, ou seja, que não envolva “consumo, coleta, dano ou destruição de recursos naturais”, conforme determina os artigos 2º, IX e 8º, IV daquela lei.

O art. 5º do decreto que criou a nova UC determina que “quaisquer intervenções, obras, ações degradadoras ou atividades impactantes, incluindo modificações ou ampliações, quer de caráter público ou privado, dependerá de autorização e/ou licenciamento dos órgãos responsáveis pela tutela e gestão do Monumento Natural e/ou dos órgãos licenciadores”.

Incrustada no pequeno bairro da Urca, e circundada por instalações militares, a nova unidade de conservação sempre teve uma condição particular na cidade. Um pouco mais controlada, talvez. Mas sua popularidade sempre atrapalhou. O lixo ainda é um problema — embora tenha melhorado muito de alguns anos para cá —, especialmente ao redor das estações do bondinho. As trilhas sofrem com o pisoteio excessivo e descuidado, algo que a nova unidade de conservação tem a chance de mudar.

Diversas iniciativas extra-oficiais também contribuíram até hoje para amenizar o impacto da presença humana no local. Os montanhistas, apesar de contribuírem consideravelmente para o fluxo de pessoas para as montanhas e trilhas do local, têm se organizado, com o apoio da Federação dos Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro – FEMERJ, para fechar os atalhos abertos nas trilhas, colocando placas educativas — que devem ser substituídas freqüentemente por causa da ação de vândalos. São eles também que, há anos mantém bem-sucedidos projetos voluntários de reflorestamento no local.

Mas a cidade deve sua mais nova área protegida, em grande parte, a um dedicado grupo de pessoas que, há 16 anos, resolveu comprar essa briga.

É com grande satisfação que comunico que ontem o prefeito César Maia assinou um decreto criando o Monumento Natural do Pão de Açúcar. Este decreto coroa uma luta de 16 anos do GAE [Grupo Ação Ecológica, uma ONG criada por montanhistas cariocas], e tenho certeza de que a médio e longo prazo será muito benéfico para aquela área.

Apenas para relembrar, em 1990 Marcelo Hohlborn Ribeiro e eu redigimos, em nome do GAE, a Proposta para a Criação da Reserva Florestal do Pão de Açúcar e a submetemos ao IEF que, no entanto, nos convenceu que a área era pequena demais para justificar uma unidade de conservação estadual. Assim, nós a mudamos a proposta para Parque Municipal e, em 1993, a apresentamos à Fundação Parques e Jardins, onde teve uma acolhida excelente, particularmente na pessoa da Patrícia Figueiredo, que está recebendo esta mensagem e a quem faço questão de agradecer uma vez mais de público. A FPJ elaborou um mapa detalhado da área, uma minuta de decreto e remeteu o processo à Procuradoria do Município, onde o mesmo, entretanto, passou anos à espera da definição quanto à titularidade da área.

Assim começa o e-mail que André Ilha, montanhista e ex-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, e uma das pessoas que, como se percebe, esteve à frente desse lento movimento desde o início, mandou para a lista da FEMERJ.

Mesmo depois que se chegou a uma conclusão sobre a titularidade da área, com a definição de que ela pertence, de fato, ao município, vários anos se passaram até a edição do decreto publicado na semana passada. Segundo André, foram dezenas de reuniões, abaixo-assinados e muitas ligações, e-mails para a imprensa e pressão interna no Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Em 1998 o Conselho Municipal de Meio Ambiente – CONSEMAC, acatando encaminhamento nosso, aprovou por unanimidade a proposta, mas nada aconteceu, e o projeto chegou a ser arquivado.

Continuamos insistindo e, mais recentemente, o GAE, que ocupa uma vaga de membro titular no Conselho de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro – CONSEMAC, pediu o seu desarquivamento e voltamos à carga, primeiro com a nova denominação de Parque Natural Municipal do Pão de Açúcar (para adaptá-la ao SNUC) e, depois, com a possível conversão de parque para monumento natural, devido às características cênicas da área. E hoje [02.06.06] , para nossa grande surpresa e alegria, vimos no Diário Oficial do Município o decreto criando a unidade”, lembra André.

A nova Unidade de Conservação tem 91,5 há de área, incluindo o Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Seus objetivos, segundo o art. 4º do decreto de criação, são: garantir espaços verdes e livres para a promoção do lazer em área natural; conservar, proteger e recuperar o ecossistema de Mata Atlântica existente e o patrimônio paisagístico da área; e garantir a preservação dos bens naturais tombados.

Resta saber o que será considerado como “ações degradadoras ou impactantes”, e como isso se aplicará ao potencial turístico e esportivo do local.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.