Colunas

Aquecimento Local

O clima no Rio de Janeiro é perfeito. Nós é que o destruímos. É preciso mais verde, encontrar um substituto para o asfalto e melhorar a circulação do vento entre os prédios.

11 de janeiro de 2008 · 16 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

  • tem o dobro da vida útil
  • É um bom isolante térmico. Reduz a energia usada em refrigeração em 25% e retém calor no inverno
  • Amortece o barulho exterior
  • Pode ser usado para produzir comida. O hotel Fairmount em Vancouver poupa 30 mil dólares por ano plantando flores e ervas no seu telhado verde.
  • Benefícios públicos: é bom contra enchentes, pois absorve água e reduz a necessidade de infra-estrutura urbana de drenagem; contribui para a redução de gases do efeito estufa; melhora a qualidade do ar, filtrando a poeira e produzindo oxigênio; modera a temperatura, cortando até 2º C.

Quanto ao asfalto, a solução é mais difícil. O ideal seria voltar a ruas de terra batida. Porém, numa grande cidade isso resultaria em lamaçais periódicos e drenagem assoreada. Entretanto, qualquer coisa mais clara que asfalto ajuda. Substituí-lo por concreto já traz algum ganho. Nesse caso, uma boa alternativa é o concreto intertravado (veja foto). Sua grande vantagem é a facilidade de conserto. Como ele é feito de bloquinhos tipo lego, quando é necessário acessar qualquer tubulação ou estrutura embutida, basta retirá-los e recolocá-los, sem gerar entulho. Quando se trata de vagas, elas podem ser entremeadas de concreto e grama. Qualquer redução da área impermeável contribui para uma temperatura mais confortável.

Finalmente, a ventilação é um problema. Talvez o grande ícone de desastre nesse item seja Copacabana. O paredão absoluto de prédios tornou uma área ventilada num purgatório de corpos. Prédios baixos e espaçados, ruas largas e arborizadas, fariam uma grande diferença. Aliás, essas ruas largas deveriam ser usadas para criar sempre uma faixa de ciclistas.

Costumava brincar que o Rio de Janeiro teria um clima perfeito se pudéssemos, ao longo do ano, cortar a temperatura média em cinco graus. Concluo que o clima aqui é perfeito. Nós é que o destruímos.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.