Salada Verde

Rômulo Mello, presidente do ICMBio, morre aos 58 anos

Ele havia assumido em junho, pela segunda vez, a presidência do órgão. Faleceu em decorrência de um infarto, na tarde desta segunda-feira (10)

Sabrina Rodrigues ·
10 de outubro de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Rômulo Mello. Foto: ICMBio/Facebook

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo José Fernandes Barreto Mello faleceu em decorrência de um infarto, na tarde desta segunda-feira (10). Rômulo tinha 58 anos e comandava a Instituição desde junho deste ano.  Ele já havia presidido a instituição de 2008 a 2012. Formado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, com especializações em heveicultura (cultivo de seringueiras) e gestão de centros de pesquisa, iniciou suas atividades profissionais em 1982, na extinta Superintendência da Borracha.

Em seguida, Mello fez carreira do Ibama, onde ficou até 2007. Quando foi criado o Instituto Chico Mendes, tornou-se o seu primeiro diretor de Conservação de Biodiversidade. Chegou à presidência do órgão durante a gestão de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente.

Criado em meados de 2007, em seus nove anos de existência o ICMBio teve cinco presidentes. O primeiro foi João Paulo Capobianco, que assumiu a direção na gestão Marina Silva, no ano de 2007. O segundo presidente foi Rômulo Mello, de 2008 ao início de 2012. Foi sucedido por  Roberto Ricardo Vizentin, que esteve  à frente do órgão de março de 2012 a maio de 2015, quando, então, assumiu Cláudio Maretti.

Mello retornou à direção do Instituto Chico Mendes em junho de 2016, no período em que Dilma Rousseff já havia sido afastada da presidência da república.

Não se sabe ainda quem irá substitui-lo.

 

 

Leia também

Agora é oficial: Rômulo Mello volta ao comando do ICMBio

Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
29 de fevereiro de 2012

Presidente do Instituto Chico Mendes pediu demissão antes do Carnaval

No cargo desde 2008, Rômulo Mello teve uma administração marcada por críticas ácidas. Ministra Izabella ainda não definiu quem o substituirá.

Salada Verde
16 de junho de 2016

Agora é oficial: Rômulo Mello volta ao comando do ICMBio

Nomeação saiu hoje no Diário Oficial. Mello já presidiu o Instituto Chico Mendes de 2008 a 2012, quando pediu exoneração do cargo.

Notícias
27 de abril de 2015

Ministra anuncia Cláudio Maretti na presidência do ICMBio

Izabella Teixeira falou sobre escolha do geólogo para dirigir o órgão que administra áreas protegidas federais durante cerimônia em Brasília.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. paulo diz:

    Nossos pesares a família.


  2. Ceci Clemente diz:

    Nem esquentou lugar 🙁