Salada Verde

Advogado de controladoras da Samarco ajuda a escrever novo código da mineração

Documento oficial foi editado em computadores que pertencem a escritório de advocacia que presta serviço para a Vale e BHP Billtion.

Daniele Bragança ·
8 de dezembro de 2015 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Deputado Leonardo Quintão (acima) é o relator do Novo Código da Mineração. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.
Deputado Leonardo Quintão (acima) é o relator do Novo Código da Mineração. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

O código da Mineração já chegou no Congresso desequilibrado: a sociedade civil não foi ouvida enquanto o Planalto preparava as mudanças para o setor. Enviado a Câmara, o projeto caiu no colo de deputados ligados aos interesses das mineradoras. O relator da matéria da casa, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), teve parte da sua campanha eleitoral financiada por mineradoras e já admitiu em vídeo defender os direitos dessas empresas.

Mas um documento divulgado hoje pela BBC Brasil demonstra que a relação entre as empresas mineradoras e o deputado é mais próxima do que se pensava: de acordo com a reportagem de Ricardo Senra, o documento oficial do novo Código da Mineração foi criado e alterado em computadores do escritório de advocacia Pinheiro Neto, que tem como clientes mineradoras como Vale e BHP Billtion, donas da Samarco, causadora do desastre ambiental de Mariana (MG) há um mês.

Dados do arquivo revelam que o conteúdo foi criado em um laptop do escritório Pinheiro Neto e modificado em pelo menos cem trechos por um de seus sócios, o advogado Carlos Vilhena – apesar de ser assinado pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), relator do projeto de lei.

Ainda de acordo com a matéria, o escritório afirmou que o advogado fez uso de um laptop do escritório, mas fora do ambiente de trabalho. Segundo o advogado Vilhena, o texto foi sim modificado por ele a título de uma colaboração voluntária.

Interesses

Essa não é a primeira vez que o relator do projeto, Leonardo Quintão (PMDB-MG), é acusado de cumplicidade com as mineradoras na relatoria do Novo Código de Mineração. Em 2014, um grupo de entidades da sociedade civil protocolou uma representação na Câmara pedindo a destituição do deputado da relatoria, acusado de fazer lobby pras mineradoras. A representação por quebra de decoro foi rejeitada pelo então presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN).

As ONGs, lideradas pelo Instituto Sociambiental (ISA), protocolaram no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança, mas o relator, ministro Luiz Fux, negou o pedido.

Em 2013, o repórter Alceu Luís Castilho, em matéria da Pública, destrinchou a teia que liga políticos às mineradoras, principalmente parte da bancada do PMDB, na Câmara dos Deputados.

Cotado para ser votada essa semana, o novo Código de Mineração ganhou interesse da opinião pública após a tragédia que se abateu sobre Mariana e arredores. Rejeitos de minérios de ferro destruíram o vilarejo de Bento Rodrigues e causaram impacto em 663 km de rio, chegando a atingir a foz do rio Doce, local de desova de tartarugas.

Depois do desastre, a esperança era que novas propostas fossem incorporadas ao projeto, e não descobrir que parte de sua autoria é de um advogado ligado às controladoras da empresa.


Leia Também
Código da Mineração: entidades pedem afastamento do relator
Código de mineração: teia liga políticos a mineradoras
Ibase lança publicação quem é quem no Código da Mineração

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
6 de agosto de 2013

Ibase lança publicação quem é quem no Código da Mineração

O Perfil tem como objetivo apresentar os principais envolvidos na elaboração do novo marco da mineração brasileira e seus impactos.

Reportagens
3 de outubro de 2013

Código de mineração: teia liga políticos a mineradoras

Já em votação, novo marco alavanca negócios defendidos pela bancada da mineração; em risco, áreas protegidas e comunidades tradicionais.

Notícias
8 de setembro de 2014

Código da Mineração: entidades pedem afastamento do relator

Grupo de organizações da sociedade civil entrou com mandato de segurança no STF para tentar destituir o deputado Leonardo Quintão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. paulo diz:

    Quintão, quintão, lembra quinhão, lembra …., hummmm, bucha.