Análises

Julgamento do novo Código Florestal: uma chance para redimir excessos

As oportunidades de correções de rumo são raras. E dependem de iniciativas da sociedade civil, que conta com recursos legais para acionar o judiciário em potenciais contestações

Clóvis Borges ·
19 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
Parlamentares comemoram a aprovação do Novo Código Florestal, me abril de 2012. Foto:  Parlamentares comemoram a aprovação do Novo Código Florestal, me abril de 2012. Foto:  J.Batista/Câmara dos Deputados.
Parlamentares comemoram a aprovação do Novo Código Florestal, me abril de 2012. Foto: J.Batista/Câmara dos Deputados.

Muita expectativa envolve o resultado final do julgamento das Ações de Inconstitucionalidade (ADIs) envolvendo a chamada lei do “novo” Código Florestal, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo executivo em 2012.

De um lado, um amplo conjunto de instâncias que trabalharam de maneira determinada a fragilizar as regras da conservação de áreas naturais em terras privadas.  O Código Florestal anterior à nova versão de 2012 é interpretado pela maioria dos proprietários rurais como um excesso. Um ônus não justificado, representado pela manutenção da cobertura vegetal na forma de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP).

Nem mesmo os pequenos proprietários se engajaram na defesa do Código Florestal, hoje profundamente alterado. Mas foram os médios e grandes donos de terras que agiram de maneira coordenada para impor as mudanças ocorridas com toda a força política e econômica de que dispõem.

Para obterem esse resultado, nada foi deixado de lado. Insinuações públicas de que a manutenção da antiga Lei representaria uma ameaça ao desenvolvimento do país foram feitas, bem como acusações de que os que a defendiam eram custeados por agências internacionais interessadas em prejudicar o Brasil. Até instâncias como a reconhecida Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram utilizadas para a produção de versões maquiladas sobre as “terríveis consequências” da imposição do Código Florestal anterior sobre as propriedades rurais.

De fato, a estratégia funcionou. Mesmo havendo uma avaliação de que 87% da população brasileira era contra as mudanças ruralistas, a nova lei foi imposta pela anuência de grande maioria do Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República, praticamente sem qualquer anteparo ou contestação.

“Nada existe de distinto entre a estratégia de fragilização extrema do antigo Código Florestal, portanto, com os atos que estamos hoje presenciando de forma explícita”.

Cinco anos depois, o Brasil sofre duramente com o desnudamento de processos intermináveis de corrupção, acompanhados de negociações espúrias para a manutenção do poder, numa demonstração clara sobre como são negociados os interesses de grupos setoriais no Legislativo e no Executivo. É a barganha do “troca-troca” na sua versão mais perversa.

Nada existe de distinto entre a estratégia de fragilização extrema do antigo Código Florestal, portanto, com os atos que estamos hoje presenciando de forma explícita. Um jogo político nivelado por baixo, que deixa enorme distância entre o que representa o interesse público e o que manipulam os gestores dos atuais governos.

As oportunidades de correções de rumo são raras. E dependem, sobretudo, de iniciativas da sociedade civil organizada, que conta com recursos legais para acionar o judiciário em potenciais contestações, pelo menos, daquilo que representa afronta maior à sociedade brasileira. A notícia de que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia determinou um rigoroso exame do Código para prevenir – e desconstruir – qualquer armadilha invisível aos olhos dos ministros, também vem como um sopro de esperança.

As inúmeras demonstrações de egoísmo estrito, especialmente expostas a partir da conduta de grandes proprietários, indústrias e cooperativas que compõe o universo do agronegócio e que hoje se arvoram na condição de “serem tudo”, representam o retrato de um país que precisa de mudanças na sua fortaleza ética. Apenas o verdadeiro alcance da importância de novos valores que precisamos incorporar em nossa sociedade, portanto, poderá nos direcionar em busca do bem comum e da prosperidade.

 

Leia Também 

Novo Código Florestal não revoga a Constituição

A deliberada destruição da natureza do Paraná

http://www.oeco.com.br/guilherme-jose-purvin-de-figueiredo/25432-senado-vai-aprovar-areas-de-degradacao-permanente

 

 

 

  • Clóvis Borges

    Diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS)

Leia também

Análises
4 de fevereiro de 2016

A deliberada destruição da natureza do Paraná

O caos da gestão sobre o patrimônio natural paranaense não ocorre por acaso. Representa uma vontade de setores econômicos e políticos que se sobrepõem a uma agenda de interesse público

Colunas
6 de dezembro de 2011

Novo Código Florestal não revoga a Constituição

Depois da aprovação no Senado, hoje, o novo passo na batalha contra o afrouxamento do Código Florestal é disputar sua constitucionalidade

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. José Truda diz:

    Seguimos pregando no deserto, grande Clóvis.


  2. Everardo diz:

    Gostem ou não, quem legisla, obviamente, é o legislativo. Essa de o Supremo aparar a Lei é típico de autoritarismos. O interessante também é que só lembram da opinião pública quando é a favor. Se não corroborar, esquecem, vide o caso do desarmamento.