O Eco no seu email
Enquanto não colapsa, o trânsito nas cidades brasileiras encara um grande desafio. Como encontrar soluções sustentáveis para o tráfego nas ruas e avenidas do País? A nova Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza transporte público coletivo e está em vigor desde abril, vai pegar? Como abrir novos caminhos no meio da sensação de caos que o trânsito nas grandes cidades nos coloca? Quais as potenciais interações entre as agendas climática, ambiental e de planejamento urbano? Para responder essas e outras perguntas, o Instituto Democracia e Sustentabilidade promove, com o mote “O Desafio da Mobilidade no Brasil: para onde vamos?”, duas rodas de conversa, no dia 20 de setembro, em São Paulo e Brasília. 
Data:
A Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras terá seu lançamento no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro, às 8h, no Pavilhão Luiz Lyra Filho, com a presença dos representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, de autoridades locais, de pescadores e pescadoras, alunos e professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que é a instituição realizadora do evento na Cidade.
Data: 19/10/2012 das 08:00:00 às 18:00:00
O CEBRI realizará, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o seminário ‘O Brasil e a Agenda da sustentabilidade', no dia 26/11/2012. Esta será a atividade final do projeto de mesmo nome, desenvolvido pelo CEBRI desde março de 2012. O objetivo do encontro é debater o fortalecimento do Brasil como ator global decisivo na temática da sustentabilidade e as possibilidades de desenvolvimento ambiental, econômico e social que tal atuação pode trazer ao país. 



Data: 26/11/2012 das 09:00:00 às 18:00:00
O I SEMINÁRIO DE DIÁLOGOS DE SABERES NO LITORAL DO PARANÁ será realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2012, no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos - PR.

Na programação: Palestras, Mesas-redondas, Grupos de Trabalho, Painéis e Apresentações Artísticas e Culturais.

Presenças confirmadas: 

Conferência de Abertura:
Dr.ª Lucia Helena de Oliveira Cunha, antropóloga, consultora do NUPAUB e Professora do Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Conferência de Encerramento:
Dr. Clóvis Cavalcanti, economista ecológico, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

Submissão de trabalhos: até 20/11.

Inscrições Gratuitas.

Confira a programação completa no site: http://dialogoslitoral.wix.com/saberes#!evento/mainPage

Data de início: 03/12/2012 das 17:30:00 às 22:30:00 | Data de término: 05/12/2012 das 09:00:00 às 22:30:00
O objetivo do Painel Sustentabilidade na Construção Civil é mostrar soluções que atendem às diretrizes da sustentabilidade nesta indústria, oferecendo:
1) Ecomateriais (materiais renováveis, recicláveis, reutilizáveis, atóxicos).
2) Soluções tecnológicas inteligentes que promovam a economia de água e energia, redução da poluição e conforto de seus usuários.
3) Produtos que aproveitam a iluminação natural, regulam a temperatura, permitam o aquecimento solar, entre outros benefícios.
 O evento é gratuito para os participantes, entretanto dirigido e exclusivo para os profissionais que especificam, projetam e desenvolvem soluções para o mercado de construção civil utilizando composites, plástico de engenharia e poliuretano.
Data: 10/04/2013 das 09:00:00 às 13:10:00
Na próxima quinta e sexta (dias 13 e 14 de junho), acontece o seminário “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”, evento é organizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia – IPAM que discutirá a Geração de empregos no campo e desenvolvimento sustentável.
Data de início: 13/06/2013 das 09:00:00 às 18:30:00 | Data de término: 14/06/2013 das 09:00:00 às 13:00:00
Os megaeventos que o Rio de Janeiro sediará nos próximos anos fazem da cidade o ambiente ideal para repensar o desenvolvimento sustentável e inclusivo das grandes cidades. Aproveitando essa oportunidade, a Coppe/UFRJ promove no próximo dia 16 de julho o seminário Cidades Sustentáveis, no auditório da Coppe do Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

Data: 16/07/2013 das 09:00:00 às 15:30:00
O Workshop é uma iniciativa do Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social do Grupo de Pesquisa GAPIS/UFRJ/CNPq.

O evento pretende promover o debate e a reflexão sobre as áreas protegidas e o turismo, em parceria com a gestão pública, a academia e os profissionais da mídia, no sentido de contribuir para o delineamento de estratégias de comunicação que sensibilizem a sociedade para essas temáticas.

Inscrições gratuitas pelo link:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dE1kcVAtTkx3M3JuVVB1YzNubGVNUUE6MA


Data: 26/09/2013 das 09:00:00 às 17:30:00
“Seminário Ecotece Vestir Consciente”, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo,  o Instituto busca reunir profissionais e pesquisadores ligados à moda sustentável para discutir o assunto, que será divido em diversas palestras. Entre elas destaca-se a “Princípios do vestir consciente”, que será conduzida pela presidente do instituto, Lia Spínola, e dará abertura ao seminário.
Data: 23/10/2013 das 00:00:17 às 00:00:20
Evento acontece entre os dias 07 e 09 de novembro, na cidade de Franca, em São Paulo    
Data: 08/11/2013 das 15:00:00 às 15:20:00

Seminário ReciclaRIO 2013
Tema central: ANÁLISE DE CICLO DE VIDA
O seminário é uma iniciativa:
SINDIECO - Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro
ARERJ - Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro 
Em parceria com o NERDES - Núcleo de Excelência em Reciclagem e
Desenvolvimento Sustentável do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Data: 13/11/2013 das 08:30:00 às 16:30:00
Tema: O gerenciamento Público e a Responsabilidade socioambiental sobre resíduos

O evento se justifica pela necessidade de atingir os Poderes Municipais acerca da conservação e do controle ambiental, da interpretação correta dos instrumentos da legislação brasileira, e dos métodos aplicáveis ao destino dos resíduos.
Data:
A Associação Brasileira de Avaliação de Impacto Ambiental promove Seminário técnico sobre Avaliação de Impacto com o objetivo de promover discussões sobre a modernização do Licenciamento Ambiental e da área de Avaliação de Impacto Ambiental como instrumento de apoio aos profissionais de consultoria, empreendedores, organizações não governamentais e órgãos licenciadores. Serão realizadas debates contando com a presença do Professor Livre docente da Poli-USP, Luis Enrique Sánchez, da diretora da área de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Ana Cristina Pasini, da assessora do Programa de Política e Direito do ISA, Biviany Rojas Garzon e do consultor em Licenciamento Ambiental, Claudio Zillig. Os moderadores serão o professor doutor da EACH-USP, Evandro Moretto, o professor doutor da EESC-USP, Marcelo Montaño e pela Ms. em Engenharia das ciências ambientais da WALM Consultoria, Sueli Kakinami, todos membros da ABAI.
Data: 30/01/2014 das 08:00:00 às 18:00:00
O Workshop Brasileiro de Fibropapilomatose de Tartarugas Marinhas é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, que tem como objetivo promover a troca de experiências e de informações entre os diversos grupos de pesquisa que estudam a doença no Brasil. O evento será realizado em Vitória - ES nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2014. O workshop será direcionado para acadêmicos, pesquisadores e profissionais, e terá a seguinte estrutura: seis palestras, uma mesa-redonda e uma visita técnica nas dependências de uma indústria, na área de seu efluente final, onde é realizado o monitoramento de tartarugas da espécie Chelonia mydas pelo projeto TAMAR há 10 anos. O Workshop contará com a participação de pesquisadores e representantes dos diversos grupos de pesquisa sobre o tema no Brasil.
Data:
O Instituto O Direito Por Um Planeta Verde (IDPV), juntamente com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, promove, no dia 24 de abril, o seminário Sistemas Estaduais de PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Apreendidas e Desafios para Futura Legislação. O evento é aberto ao público e ocorre das 9h às 18h, na Anexo II, do Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.
Data: 24/04/2014 das 09:00:00 às 18:00:00

A V SEMANA DE BIOLOGIA DA UNIVASF CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAR DESSE EVENTO QUE BUSCA DISCUTIR AÇÕES DO BIÓLOGO PARA RESOLVER PROBLEMAS QUE ACOMETEM O PLANETA, PRINCIPALMENTE O BIOMA CAATINGA. SERÃO ABORDADOS TEMAS COMO ECOLOGIA, GENÉTICA, BIOINFORMÁTICA, HERPETOLGIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUAS PREMISSAS, ORNITOLOGIA, MASTOZOOLOGIA E ÁREAS AFINS. SINTAM-SE CONVIDADOS A VISITAR O NOSSO SITE E REALIZAR SUA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DE PALESTRAS E MINI CURSOS PROFERIDOS POR PROFISSIONAIS QUE VISAM COLABORAR COM O CUMPRIMENTO DE METAS PARA CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA DO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO.
CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO PELO SITE: http://sabiovasf.esy.es/

Data:
O Seminário Nacional Ampliação e Fortalecimento de Políticas Públicas Ligadas à Floresta, Água e Clima promovido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, por meio do Projeto Ilhas Verdes patrocinado pela Petrobras, tem como objetivo principal discutir políticas públicas e formular diretrizes para implementação das políticas ambientais existentes.

Durante o evento ocorrerá o lançamento de uma publicação que reunirá textos, fotos e relatos de projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, reunindo em um único material orientações e aprendizados de cada um, servindo de base para outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar ações semelhantes.

Temas como Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Crise da Água estarão em pauta. Não deixem de participar. Em breve será divulgada programação completa e detalhes sobre a inscrição.


Data de início: 01/06/2015 das 19:00:00 às 22:00:00 | Data de término: 03/06/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
O Encontro acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Quilombo do Campinho (Paraty - RJ) e  será um espaço de diálogo e de novas soluções conciliatórias com a participação efetiva das comunidades.
Data de início: 09/04/2015 das 09:00:00 às 18:30:00 | Data de término: 10/04/2015 das 09:00:00 às 17:00:00
O Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos reúne gestores públicos, privados e especialistas para discutirem metodologias, casos de sucesso e linhas de financiamento na área de gestão de resíduos sólidos urbanos.
O evento será realizado no Mercure Brasília Eixo Hotel, em Brasília no dia 27 de Agosto.

As inscrições devem ser feitas através do site do evento e àquelas realizadas até o dia 10 de Agosto terão 20% de desconto!

Para mais inscrições, acesse nosso site: http://ekosbrasil.org/seminariorsu



Data: 27/08/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
Já em sua 6ª edição, o seminário se estabeleceu como o principal ponto de encontro para profissionais das áreas ambientais e jurídicas do setor elétrico. O ambiente é propicio para compartilhar experiências, discutir as atualizações legislativas e os principais aspectos da gestão socioambiental dos empreendimentos de energia elétrica. 

Durante o seminário, é possível discutir com as autoridades do governo e especialistas no tema os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental e as melhores práticas da gestão socioambiental. Além disso, os estudos de caso que são apresentados promovem uma troca de experiência de alto nível entre os pares do mercado e dão um panorama das práticas mais bem sucedidas que estão sendo implementadas pelas maiores empresas do setor de energia elétrica.

Reúna-se com esse time de peso e tenha acesso a informação indispensável para quem atua na área ambiental do setor elétrico.
Data de início: 22/10/2015 das 09:00:00 às 18:00:00 | Data de término: 23/10/2015 das 09:00:00 às 18:00:00
O seminário será o ponto de encontro entre o poder público, empresas de reciclagem, construtoras e terceiro setor no que tange a reciclagem, gestão e organização de toda a cadeia da reciclagem de resíduos da construção civil e demolição no Brasil. 
Data: 17/09/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
Parques do Brasil 
Gestão sustentável de parques reúne o público e o privado em evento em São Paulo 

Parques do Brasil 2015 acontecerá dia 29 de outubro no lounge da Bienal do Parque Ibirapuera e reunirá secretários de Estados, entidades e empresas, brasileiras e estrangeiras, para debater o potencial das parcerias entre os setores público e privado para o desenvolvimento de modelos de gestão que valorizem o uso público e a conservação.
Data: 29/10/2015 das 08:30:00 às 13:30:00
O Seminário reúne especialistas nacionais e internacionais, membros do setor público e privado, para discutirem tecnologias, conceitos de remediação, gerenciamento de passivos ambientais e revitalização de áreas contaminadas.
A 10º Edição do evento contará com palestras nos dias 28 e 29/09 e workshops no dia 30/09.
Data: 28/09/2016 das 08:00:00 às 18:00:00
O Sistema FIRJAN realiza, em 1º e 2 de junho, o Seminário Ação Ambiental. Um dos destaques será o debate sobre Economia Circular, conceito que propõe um sistema cíclico que explore ao máximo os materiais durante o processo de produção de forma que o resíduo gerado seja mínimo. A solução representa ganhos ambientais e econômicos significativos. Para complementar a discussão, outros pontos de debate serão a Reciclagem e a Logística Reversa. O evento é gratuito e será realizado na sede da Federação, no Centro do Rio, das 14h às 18h30.

No primeiro dia do seminário, o holandês Douwe Jan Joustra fala sobre Economia Circular para os negócios e o desempenho de governos na promoção de iniciativas locais. Ele foi pioneiro na disseminação desse conceito na Europa.
Data: 01/06/2016 das 14:00:00 às 18:30:00
XI Seminário de Manejo Integrado, evento que integra o escopo da iniciativa Oceanos e Sociedade do IOUSP, será realizado no dia 08 de junho de 2017 como uma das atividades relacionadas à comemoração do dia dos oceanos
Data: 08/06/2017 das 14:00:00 às 19:00:00
O Seminário acontecerá nos dia 28 e 29 de Junho no SESC Januária-MG. Pretende reunir  extrativistas do Cerrado, comunidades tradicionais, indígenas Xacriabás, Prefeituras Municipais, ONGs, órgãos ambientais, produtores rurais, entre outros, para juntos discutirem a realidade da ocupação territorial e o aumento dos desmatamentos e incêndios no Mosaico, área de aproximadamente 2 milhões de hectares que envolve 14 Áreas Protegidas, entre Unidades de Conservação e Áreas Indígenas Xacriabás e Comunidades Quilombolas.
Data de início: 28/06/2017 das 08:00:00 às 18:00:00 | Data de término: 29/06/2017 das 08:00:00 às 18:00:00
O Sistema FIRJAN, em parceria com o Inea, realiza em 14 de agosto, das 14h às 18h, o seminário gratuito “Ferramentas de controle à poluição”. No evento, que acontece na sede da Federação, serão apresentadas as modernizações nos sistemas de Promon Ar, Procon água e o Manifesto de Resíduos, aos quais empresas são submetidas por lei. As inscrições podem ser feitas no link www.firjan.com.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.
Data: 14/08/2017 das 14:00:00 às 18:00:00
Às vésperas de se completar dois anos do desastre ambiental da cidade de Mariana, em Minas Gerais, o evento visa não só retomar esse importante debate para a sociedade, ao tratar da situação atual e das perspectivas do Rio Doce, dos desafios e possíveis soluções para a região, como também tem o propósito de ampliar as discussões para outros casos. O seminário apresentará experiências nacionais e internacionais de destaque, como a criação de Ecovilas e o trabalho realizado pela Associação de Águas EmscherGenossenschaft, em Essen, na Alemanha, cidade que recebeu o título de Capital Verde da Europa 2017. O seminário abordará ainda a visão do Poder Judiciário sobre o assunto e os aspectos legais que dizem respeito a questões ambientais. Também serão discutidos temas relacionados à governança das águas, políticas públicas e ações compensatórias.
Data: 13/09/2017 das 09:00:00 às 18:00:00
O Instituto Curicaca convida para o Seminário Construindo Soluções em UCs: Muito antes da mudança de categoria do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
Como resposta à ameaça de recategorização da Unidade de Conservação, que é o maior refúgio de aves migratórias da América Latina, serão apresentadas no seminário iniciativas bem sucedidas em outros Parques e Reservas, debatidos os desafios para o bom funcionamento e demonstradas experiências de turismo de base comunitária e observação de aves migratórias com amplitude internacional.
A troca deve gerar novas cooperações e evitar riscos à conservação desse ecossistema. 
Venha fazer parte da construção de soluções para os desafios da conservação da biodiversidade e a geração de benefícios sociais através dos Parques! A participação é gratuita!
Data: 13/11/2017 das 09:00:00 às 18:00:00
Indispensável para a vida e fundamental para a indústria, a água será o tema do seminário FIRJAN de Ação Ambiental desta quarta-feira (29/11), na sede da Federação. O encontro, das 13h às 19h, vai contar com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais para debater fontes alternativas para um possível novo cenário de escassez hídrica, tecnologias de tratamento da água e gestão eficiente dos recursos. O evento também terá uma exposição com as tecnologias já utilizadas para tratamento, reuso e dessalinização da água. 
Data: 29/11/2017 das 13:00:00 às 19:00:00
Uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará,resultado de uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Ibama, Semace, Aprece e Agace, que realizam e coordenam o GEAC 2018. A  SEMA, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), está à frente da execução dos trabalhos que acontecerão no período de fevereiro a março, de 2018. O encontro de abertura acontece em Fortaleza dia 30, as 8h00 da manhã, no Centro de Referência  do Parque do Cocó.
Alguns dos principais temas de interesse da administração municipal estão na pauta dos 36 encontros programados para o GEAC 2018: o Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM) – um dos critérios de repartição do repasse de 2% do recurso do ICMS ecológico, aos municípios –, o Programa Selo Município Verde e a Certificação Praia Limpa.




Data:
As disciplinas que tratam de meio ambiente talvez sejam as que, tradicionalmente, mais se valem do uso dos filmes em sala de aula a fim de propor debates aos alunos em torno de temas específicos. A utilização que fazem do cinema tem, portanto, normalmente, uma abordagem mais instrumental. Desta forma, a questão que inevitavelmente se coloca é como ir além do uso “conteudista” do cinema nessas disciplinas. Além disso, como ele pode contribuir para a Política Nacional de Educação Ambiental.
Data: 30/05/2018 das 15:30:00 às 17:00:00
Um dia inteiro em maio, mês do aniversário do Código Florestal, será dedicado à transparência de dados públicos ambientais. O Observatório do Código Florestal (OCF), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Centro de Vida (ICV) promoverão o Seminário Governo Aberto e Transparência do Código Florestal, no dia 09, a partir das 9h, em Brasília.

Data: 09/05/2018 das 09:00:00 às 18:00:00
O SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESCOLAS SUSTENTÁVEIS – IV SEMEARES. Está na quarta edição. Este ano de  2018, aborda o tema:  “ Água: Consumo Sustentável”. É realizado no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí e os parceiros IFPI e a SEDUC/PI, as inscrições podem ser feitas no site: wwwufpi.br/semeares ,  no período de 01/03 a 03/06/2018. Os artigos devem ser enviados  no  mesmo período,  serão pautados nos 9 eixos temáticos, a saber: Educação Ambiental e Saúde, Perícia e Gestão Ambiental, Sustentabilidade dos Espaços Físicos nas Escolas, Transversalidade da Educação Ambiental no Currículo Escolar, Eficiência Energética e Energias Renováveis , Uso racional da Água e dos Recursos Naturais, Fortalecimento das Com-vidas nas Escolas e Turismo Sustentável.
Data: 06/06/2018 das 08:00:00 às 18:00:00
 III Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Rios Sapucaí Mirim/Grande-SP tem como objetivo apresentar e discutir experiências bem sucedidas na gestão de recursos hídricos, bem como a proteção, conservação, preservação e recuperação do meio ambiente a sua volta.
Data: 12/06/2019 das 08:00:00 às 18:30:00