O Eco no seu email
Enquanto não colapsa, o trânsito nas cidades brasileiras encara um grande desafio. Como encontrar soluções sustentáveis para o tráfego nas ruas e avenidas do País? A nova Lei de Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza transporte público coletivo e está em vigor desde abril, vai pegar? Como abrir novos caminhos no meio da sensação de caos que o trânsito nas grandes cidades nos coloca? Quais as potenciais interações entre as agendas climática, ambiental e de planejamento urbano? Para responder essas e outras perguntas, o Instituto Democracia e Sustentabilidade promove, com o mote “O Desafio da Mobilidade no Brasil: para onde vamos?”, duas rodas de conversa, no dia 20 de setembro, em São Paulo e Brasília. 
Data:
A Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras terá seu lançamento no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro, às 8h, no Pavilhão Luiz Lyra Filho, com a presença dos representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, de autoridades locais, de pescadores e pescadoras, alunos e professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que é a instituição realizadora do evento na Cidade.
Data: 19/10/2012 das 08:00:00 às 18:00:00
O CEBRI realizará, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), o seminário ‘O Brasil e a Agenda da sustentabilidade', no dia 26/11/2012. Esta será a atividade final do projeto de mesmo nome, desenvolvido pelo CEBRI desde março de 2012. O objetivo do encontro é debater o fortalecimento do Brasil como ator global decisivo na temática da sustentabilidade e as possibilidades de desenvolvimento ambiental, econômico e social que tal atuação pode trazer ao país. 



Data: 26/11/2012 das 09:00:00 às 18:00:00
O I SEMINÁRIO DE DIÁLOGOS DE SABERES NO LITORAL DO PARANÁ será realizado nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2012, no Setor Litoral da UFPR, em Matinhos - PR.

Na programação: Palestras, Mesas-redondas, Grupos de Trabalho, Painéis e Apresentações Artísticas e Culturais.

Presenças confirmadas: 

Conferência de Abertura:
Dr.ª Lucia Helena de Oliveira Cunha, antropóloga, consultora do NUPAUB e Professora do Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Conferência de Encerramento:
Dr. Clóvis Cavalcanti, economista ecológico, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.

Submissão de trabalhos: até 20/11.

Inscrições Gratuitas.

Confira a programação completa no site: http://dialogoslitoral.wix.com/saberes#!evento/mainPage

Data de início: 03/12/2012 das 17:30:00 às 22:30:00 | Data de término: 05/12/2012 das 09:00:00 às 22:30:00
O objetivo do Painel Sustentabilidade na Construção Civil é mostrar soluções que atendem às diretrizes da sustentabilidade nesta indústria, oferecendo:
1) Ecomateriais (materiais renováveis, recicláveis, reutilizáveis, atóxicos).
2) Soluções tecnológicas inteligentes que promovam a economia de água e energia, redução da poluição e conforto de seus usuários.
3) Produtos que aproveitam a iluminação natural, regulam a temperatura, permitam o aquecimento solar, entre outros benefícios.
 O evento é gratuito para os participantes, entretanto dirigido e exclusivo para os profissionais que especificam, projetam e desenvolvem soluções para o mercado de construção civil utilizando composites, plástico de engenharia e poliuretano.
Data: 10/04/2013 das 09:00:00 às 13:10:00
Na próxima quinta e sexta (dias 13 e 14 de junho), acontece o seminário “Caminhos para uma Agricultura Familiar sob Bases Ecológicas: produzindo com Baixa Emissão de Carbono”, evento é organizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia – IPAM que discutirá a Geração de empregos no campo e desenvolvimento sustentável.
Data de início: 13/06/2013 das 09:00:00 às 18:30:00 | Data de término: 14/06/2013 das 09:00:00 às 13:00:00
Os megaeventos que o Rio de Janeiro sediará nos próximos anos fazem da cidade o ambiente ideal para repensar o desenvolvimento sustentável e inclusivo das grandes cidades. Aproveitando essa oportunidade, a Coppe/UFRJ promove no próximo dia 16 de julho o seminário Cidades Sustentáveis, no auditório da Coppe do Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária.

Data: 16/07/2013 das 09:00:00 às 15:30:00
O Workshop é uma iniciativa do Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social do Grupo de Pesquisa GAPIS/UFRJ/CNPq.

O evento pretende promover o debate e a reflexão sobre as áreas protegidas e o turismo, em parceria com a gestão pública, a academia e os profissionais da mídia, no sentido de contribuir para o delineamento de estratégias de comunicação que sensibilizem a sociedade para essas temáticas.

Inscrições gratuitas pelo link:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dE1kcVAtTkx3M3JuVVB1YzNubGVNUUE6MA


Data: 26/09/2013 das 09:00:00 às 17:30:00
“Seminário Ecotece Vestir Consciente”, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo,  o Instituto busca reunir profissionais e pesquisadores ligados à moda sustentável para discutir o assunto, que será divido em diversas palestras. Entre elas destaca-se a “Princípios do vestir consciente”, que será conduzida pela presidente do instituto, Lia Spínola, e dará abertura ao seminário.
Data: 23/10/2013 das 00:00:17 às 00:00:20
Evento acontece entre os dias 07 e 09 de novembro, na cidade de Franca, em São Paulo    
Data: 08/11/2013 das 15:00:00 às 15:20:00

Seminário ReciclaRIO 2013
Tema central: ANÁLISE DE CICLO DE VIDA
O seminário é uma iniciativa:
SINDIECO - Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestoras de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro
ARERJ - Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro 
Em parceria com o NERDES - Núcleo de Excelência em Reciclagem e
Desenvolvimento Sustentável do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Data: 13/11/2013 das 08:30:00 às 16:30:00
Tema: O gerenciamento Público e a Responsabilidade socioambiental sobre resíduos

O evento se justifica pela necessidade de atingir os Poderes Municipais acerca da conservação e do controle ambiental, da interpretação correta dos instrumentos da legislação brasileira, e dos métodos aplicáveis ao destino dos resíduos.
Data:
A Associação Brasileira de Avaliação de Impacto Ambiental promove Seminário técnico sobre Avaliação de Impacto com o objetivo de promover discussões sobre a modernização do Licenciamento Ambiental e da área de Avaliação de Impacto Ambiental como instrumento de apoio aos profissionais de consultoria, empreendedores, organizações não governamentais e órgãos licenciadores. Serão realizadas debates contando com a presença do Professor Livre docente da Poli-USP, Luis Enrique Sánchez, da diretora da área de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, Ana Cristina Pasini, da assessora do Programa de Política e Direito do ISA, Biviany Rojas Garzon e do consultor em Licenciamento Ambiental, Claudio Zillig. Os moderadores serão o professor doutor da EACH-USP, Evandro Moretto, o professor doutor da EESC-USP, Marcelo Montaño e pela Ms. em Engenharia das ciências ambientais da WALM Consultoria, Sueli Kakinami, todos membros da ABAI.
Data: 30/01/2014 das 08:00:00 às 18:00:00
O Workshop Brasileiro de Fibropapilomatose de Tartarugas Marinhas é uma iniciativa do Instituto Marcos Daniel, que tem como objetivo promover a troca de experiências e de informações entre os diversos grupos de pesquisa que estudam a doença no Brasil. O evento será realizado em Vitória - ES nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2014. O workshop será direcionado para acadêmicos, pesquisadores e profissionais, e terá a seguinte estrutura: seis palestras, uma mesa-redonda e uma visita técnica nas dependências de uma indústria, na área de seu efluente final, onde é realizado o monitoramento de tartarugas da espécie Chelonia mydas pelo projeto TAMAR há 10 anos. O Workshop contará com a participação de pesquisadores e representantes dos diversos grupos de pesquisa sobre o tema no Brasil.
Data:
O Instituto O Direito Por Um Planeta Verde (IDPV), juntamente com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, promove, no dia 24 de abril, o seminário Sistemas Estaduais de PSA - Pagamentos por Serviços Ambientais: Diagnóstico, Lições Apreendidas e Desafios para Futura Legislação. O evento é aberto ao público e ocorre das 9h às 18h, na Anexo II, do Plenário 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, DF.
Data: 24/04/2014 das 09:00:00 às 18:00:00

A V SEMANA DE BIOLOGIA DA UNIVASF CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAR DESSE EVENTO QUE BUSCA DISCUTIR AÇÕES DO BIÓLOGO PARA RESOLVER PROBLEMAS QUE ACOMETEM O PLANETA, PRINCIPALMENTE O BIOMA CAATINGA. SERÃO ABORDADOS TEMAS COMO ECOLOGIA, GENÉTICA, BIOINFORMÁTICA, HERPETOLGIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUAS PREMISSAS, ORNITOLOGIA, MASTOZOOLOGIA E ÁREAS AFINS. SINTAM-SE CONVIDADOS A VISITAR O NOSSO SITE E REALIZAR SUA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DE PALESTRAS E MINI CURSOS PROFERIDOS POR PROFISSIONAIS QUE VISAM COLABORAR COM O CUMPRIMENTO DE METAS PARA CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA DO BIOMA EXCLUSIVAMENTE BRASILEIRO.
CONFIRAM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO PELO SITE: http://sabiovasf.esy.es/

Data:
O Seminário Nacional Ampliação e Fortalecimento de Políticas Públicas Ligadas à Floresta, Água e Clima promovido pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, por meio do Projeto Ilhas Verdes patrocinado pela Petrobras, tem como objetivo principal discutir políticas públicas e formular diretrizes para implementação das políticas ambientais existentes.

Durante o evento ocorrerá o lançamento de uma publicação que reunirá textos, fotos e relatos de projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, reunindo em um único material orientações e aprendizados de cada um, servindo de base para outros órgãos, pessoas e instituições que desejem implantar ações semelhantes.

Temas como Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Crise da Água estarão em pauta. Não deixem de participar. Em breve será divulgada programação completa e detalhes sobre a inscrição.


Data de início: 01/06/2015 das 19:00:00 às 22:00:00 | Data de término: 03/06/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
O Encontro acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Quilombo do Campinho (Paraty - RJ) e  será um espaço de diálogo e de novas soluções conciliatórias com a participação efetiva das comunidades.
Data de início: 09/04/2015 das 09:00:00 às 18:30:00 | Data de término: 10/04/2015 das 09:00:00 às 17:00:00
O Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos reúne gestores públicos, privados e especialistas para discutirem metodologias, casos de sucesso e linhas de financiamento na área de gestão de resíduos sólidos urbanos.
O evento será realizado no Mercure Brasília Eixo Hotel, em Brasília no dia 27 de Agosto.

As inscrições devem ser feitas através do site do evento e àquelas realizadas até o dia 10 de Agosto terão 20% de desconto!

Para mais inscrições, acesse nosso site: http://ekosbrasil.org/seminariorsu



Data: 27/08/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
Já em sua 6ª edição, o seminário se estabeleceu como o principal ponto de encontro para profissionais das áreas ambientais e jurídicas do setor elétrico. O ambiente é propicio para compartilhar experiências, discutir as atualizações legislativas e os principais aspectos da gestão socioambiental dos empreendimentos de energia elétrica. 

Durante o seminário, é possível discutir com as autoridades do governo e especialistas no tema os procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental e as melhores práticas da gestão socioambiental. Além disso, os estudos de caso que são apresentados promovem uma troca de experiência de alto nível entre os pares do mercado e dão um panorama das práticas mais bem sucedidas que estão sendo implementadas pelas maiores empresas do setor de energia elétrica.

Reúna-se com esse time de peso e tenha acesso a informação indispensável para quem atua na área ambiental do setor elétrico.
Data de início: 22/10/2015 das 09:00:00 às 18:00:00 | Data de término: 23/10/2015 das 09:00:00 às 18:00:00
O seminário será o ponto de encontro entre o poder público, empresas de reciclagem, construtoras e terceiro setor no que tange a reciclagem, gestão e organização de toda a cadeia da reciclagem de resíduos da construção civil e demolição no Brasil. 
Data: 17/09/2015 das 08:00:00 às 18:00:00
Parques do Brasil 
Gestão sustentável de parques reúne o público e o privado em evento em São Paulo 

Parques do Brasil 2015 acontecerá dia 29 de outubro no lounge da Bienal do Parque Ibirapuera e reunirá secretários de Estados, entidades e empresas, brasileiras e estrangeiras, para debater o potencial das parcerias entre os setores público e privado para o desenvolvimento de modelos de gestão que valorizem o uso público e a conservação.
Data: 29/10/2015 das 08:30:00 às 13:30:00
O Seminário reúne especialistas nacionais e internacionais, membros do setor público e privado, para discutirem tecnologias, conceitos de remediação, gerenciamento de passivos ambientais e revitalização de áreas contaminadas.
A 10º Edição do evento contará com palestras nos dias 28 e 29/09 e workshops no dia 30/09.
Data: 28/09/2016 das 08:00:00 às 18:00:00
O Sistema FIRJAN realiza, em 1º e 2 de junho, o Seminário Ação Ambiental. Um dos destaques será o debate sobre Economia Circular, conceito que propõe um sistema cíclico que explore ao máximo os materiais durante o processo de produção de forma que o resíduo gerado seja mínimo. A solução representa ganhos ambientais e econômicos significativos. Para complementar a discussão, outros pontos de debate serão a Reciclagem e a Logística Reversa. O evento é gratuito e será realizado na sede da Federação, no Centro do Rio, das 14h às 18h30.

No primeiro dia do seminário, o holandês Douwe Jan Joustra fala sobre Economia Circular para os negócios e o desempenho de governos na promoção de iniciativas locais. Ele foi pioneiro na disseminação desse conceito na Europa.
Data: 01/06/2016 das 14:00:00 às 18:30:00
XI Seminário de Manejo Integrado, evento que integra o escopo da iniciativa Oceanos e Sociedade do IOUSP, será realizado no dia 08 de junho de 2017 como uma das atividades relacionadas à comemoração do dia dos oceanos
Data: 08/06/2017 das 14:00:00 às 19:00:00
O Seminário acontecerá nos dia 28 e 29 de Junho no SESC Januária-MG. Pretende reunir  extrativistas do Cerrado, comunidades tradicionais, indígenas Xacriabás, Prefeituras Municipais, ONGs, órgãos ambientais, produtores rurais, entre outros, para juntos discutirem a realidade da ocupação territorial e o aumento dos desmatamentos e incêndios no Mosaico, área de aproximadamente 2 milhões de hectares que envolve 14 Áreas Protegidas, entre Unidades de Conservação e Áreas Indígenas Xacriabás e Comunidades Quilombolas.
Data de início: 28/06/2017 das 08:00:00 às 18:00:00 | Data de término: 29/06/2017 das 08:00:00 às 18:00:00
O Sistema FIRJAN, em parceria com o Inea, realiza em 14 de agosto, das 14h às 18h, o seminário gratuito “Ferramentas de controle à poluição”. No evento, que acontece na sede da Federação, serão apresentadas as modernizações nos sistemas de Promon Ar, Procon água e o Manifesto de Resíduos, aos quais empresas são submetidas por lei. As inscrições podem ser feitas no link www.firjan.com.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.
Data: 14/08/2017 das 14:00:00 às 18:00:00