Salada Verde

“Na Amazônia, nós temos 87% de Mata Atlântica”, diz ministro das comunicações

Em entrevista à CNN Brasil, Fábio Faria (PSD-RN) cometeu a gafe enquanto defendia agenda ambiental do governo. Faria disse também que 13% da Amazônia está queimada

Daniele Bragança ·
9 de julho de 2020
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), saiu hoje em defesa da agenda do ambiental do governo e afirmou, em entrevista à CNN Brasil, que os jornalistas estrangeiros vão até Manaus, no Amazonas, para conhecer… a Mata Atlântica.

“Hoje nós mostramos um mapa [na reunião com investidores estrangeiros], que ficou muito claro para eles, né? onde estava preservado… o tamanho, a dimensão que é toda a Amazônia, o que representa pro Brasil… Nós temos hoje, se você for chegar em Manaus e pousar, e se você quiser pedir um avião. “Ah, eu quero aqui ver Mata Atlântica”, você fica ali três horas sem parar vendo Mata Atlântica atrás de Mata Atlântica. Mas também se você quiser fazer o que muitos jornalistas fazem no exterior, alguns artistas, “Ah, eu quero ver aqui queimadas”, também tem. Ele vai mostrar ali a região onde tem algumas queimadas que, no total da Amazônia 87%. Nós tínhamos 87% de Mata Atlântica e 13 de queimadas”, discursou.

Um vídeo de 2 minutos com parte da fala viralizou nos grupos ambientais e nas redes sociais.

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do país, atingindo áreas de 17 estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Mapa de Biomas do Brasil. Fonte: Nova Escola.

Nesta quinta-feira (09), um grupo de ministros se reuniu com investidores estrangeiros para explicar as políticas que o país tem colocado em prática para conter a devastação da Amazônia. Em coletiva logo em seguida da reunião, o vice-presidente, Hamilton Mourão, defendeu a política adotada pelo governo e disse que confia no trabalho de Salles no Ministério do Meio Ambiente.

“A política traçada pelo governo do presidente Bolsonaro e executada pelo ministro Ricardo Salles é muito clara: ele coloca que proteger e preservar não vai ocorrer se nós não nos desenvolvermos. São aspectos que tem que andar juntos”, disse Mourão.

 

Leia Também 

‘Nosso governo não é responsável pelo desmonte das agências ambientais’, diz Mourão

Desmatamento na Mata Atlântica tem alta de 27,2% e mais de 14 mil hectares desflorestados

Área de 3 cidades de São Paulo pode queimar na Amazônia em 2020, diz IPAM

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
8 de junho de 2020

Área de 3 cidades de São Paulo pode queimar na Amazônia em 2020, diz IPAM

Alta do desmatamento deixou vulnerável uma área 4.500 quilômetros quadrados. Qualidade do ar prejudicada pelas queimadas se somará à pandemia do coronavírus

Notícias
27 de maio de 2020

Desmatamento na Mata Atlântica tem alta de 27,2% e mais de 14 mil hectares desflorestados

Dados do Atlas da Mata Atlântica indicam o aumento do desmatamento no bioma entre 2018 e 2019, após dois períodos consecutivos de queda

Notícias
9 de julho de 2020

‘Nosso governo não é responsável pelo desmonte das agências ambientais’, diz Mourão

Vice-presidente afirmou que críticas internacionais ao desmatamento refletem interesses comerciais e que confia no trabalho de Salles no Ministério do Meio Ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 45

  1. Flávio diz:

    Matéria publicada por não ter a mínima noção de que o bioma da Amazônia,como bem escreveu Helena, é 100 porcento composto de floresta tropical é, no mínimo, falta de conhecimento primário da matéria. Sim, uma gde vergonha a publicação da informação ministerial,aliada ao fato de nenhuma correção ter sido feita para a correção da barbaridade.


  2. Visente P. Werneck diz:

    Lembrete: Amazonia & Mata Atlântika são biomas distintos. KOF/Brazil


  3. Fatima Passos diz:

    Muito interessante são os comentários dos bolsomínios,eles realmente são uns ignorantes.Nem a fala patética desse ministro sem nenhum conhecimento de geografia,eles entenderam.O negócio é culpar as ONGS.


  4. Helena diz:

    Ao ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) eu gostaria de dirigir uma correção elementar: o bioma da Amazônia é composto 100% de floresta tropical, e não de mata atlântica, que é outro bioma em outro lugar. Acredito que tenha se enganado e confundido, dada a pouca prática no assunto. É uma pena e uma vergonha que a matéria tenha sido publicada mesmo com tamanho equívoco, sem revisão. Att


  5. jose diz:

    Cara volta pra escola, se é que um dia vc frequentou. Só ser genro do SS. Não basta, tem que estudar também.


  6. North's Great River diz:

    Pior, tem dedo dele no Ibamah no Estado dele


  7. José diz:

  8. Joao diz:

    O Brasil ten que cer dos Brazileiros e nao de Ong Estrangeiras vejo un punhado de Enguinorantes Impocritas falar de Desgoverno sabe porque secou o Leite vivian con dinheiro estrangeiros no benbon Mas e facil basta ece bando de Esquerdopata se Alimenta de folha,


    1. José diz:

      Burrice e ignorância, pra bozó, é troféu.


    2. Tais diz:

      Escrevendo certinho desse jeito você vai longe! Kkkk


  9. José diz:

    kkkk esses bozó são burro pra cacete!


  10. Roberto diz:

    Se cada qual cuidar do seu quintal não haveria dengue, se não tem quintal arrume um terreno e vá capinar…. Ache o que fazer, deixe pra quem é encarregado dessa bagaça….


  11. C.Goes diz:

    É ridículo ficar refém de organizações que querem mandar no que podemos ou não com nosso país.
    Na era petista estavam bem quietinhos, muito dinheiro rolando pro cala a boca.
    O atual governo não completou nem dois anos de mandato e é como se fosse responsável por décadas de administração.
    Piada de mau gosto. Canalhas hipócritas.


    1. Sonia diz:

      Concordo com você Góes.


      1. Vânia diz:

        Concordo plenamente Goes! Qdo Gov de esquerda vendia a Amazônia, roubava os cofres públicos, reduzia leitos hospitalares, enviava nosso dinheiro para países com afinidade ideológica (em nome de investimentos fantasmas) q causaram prejuízos gigantes aos cofres públicos ainda mais com os calotes, estava tudo quietinho, refém dos ladrões!!! E agora vem posar de defensor da Amazônia e chamar o atual gov de corrupto? Isso eh mi-mi-mi de chororô! Eleitores de fralda, tem q amadurecer… cobrar sim, qdo houver desvios de verbas, compra de votos, dinheiro na cueca etc, devidamente investigados e comprovados, e entender q se tem esperança em uma troca de governo tem q esperar a próxima eleição MAS, aceitar a possibilidade do Bolsonaro vencer mais uma vez! “Brasil acima de tudo, Deus acima de TODOS” ❤️🇧🇷


    2. 3cristina diz:

      Ate q enfim uma pessoa coerente.
      Esses caras só metrm o pau no atual governo. Estão com saudades.da roubalheira.


  12. Andre diz:

    87% é mata e 13% são queimadas ilegais? Ou seja 13% é terá roubada? O governo apóia? Um absurdo! Bolsonaro patina na corrupção! Tudo que esses caras defendem é roubo do patrimônio público! Todas as medidas, todos os atos, cada fala desse desgoverno… Tudo tem um único objetivo: roubar dinheiro público!


  13. Rodrigo diz:

    Ministro das Comunicações, os rios da Amazonia, são de agua salgada??? Idiota??? Não conhece os Biomas do nosso Brasil, mais um imbecil no Governo Bozo!


  14. Idelvan diz:

    O Resultado está sendo comprovado ao longo da nossa história. Um capitalismo selvagem e escravagista(Burguesia), sustentado por uma classe média oportunista e medilcre. Pobre dos tralhadores sem perspectiva nenhuma, sendo objeto de uso na escuridão das casas grandes.


  15. Souza diz:

    E muita pressão encima do Presidente. Agora, até oi Procuradores querem tirar o Ricardo Sales do Ministério do Meio Ambiente. Se Bolsonaro quiser matar dois coelhos com uma só cajadada, basta fazer uma permuta entre o Ricardinho e o Fabinho que certamente Faria sucesso absoluta na preservação da Amazônia para evitar que ela continue sendo invadida pela Mata Atlântica. Acho que Faria sentido. 😂😂😂


  16. Paulo diz:

    Mas que barbaridade. Mais um analfabeto ambiental, este sr. ministro das Comunicações.
    Escudeiro cego.


    1. Ana Maria diz:

      IGUAL A DILMANTA QUE QUERIA ESTOCAR VENTO, SAUDAR A MACAXEIRA E OUTRAS PÉROLAS.


  17. Souza diz:

    Já pensou!
    Vai ver, a Damares é filha do Sivio Santos . 😅😅😅😅


  18. Erline Neves diz:

    Por não ter agro negócio é sinônimo de proteção?
    kkkk
    o mais valioso é a madeira e a diversidade.
    Ea grilagem que rola pra agropecuária??

    Querendo tapar o sol com a peneira!🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️


  19. Alexandro Arruda diz:

    Assim como há na Amazônia: Mata Atlântica, Girafas… e outras coisas mais absurdas possíveis. Há também uma série e comentários absurdos feitos por "especialistas" aqui. Quanta vergonha alheia. Como dizia la no meu amado interior " Enrolando o rabo para pisar no rabo do outro"!!!


  20. Rui diz:

    Nossa, é cada ignorante que entra nesses ministérios. Pelo amor de Deus. Vai estudar, abandona a politica e vai aprender Geografia e História. Ou vai vender o Baú da Felicidade do sogro! Brasil tá perdido, corrupção, esquerda, direita… e pra frente nada!


    1. Alexandro Arruda diz:

      História? Desculpe mas minha ignorância não me permitiu acompanhar o raciocínio!


  21. Thomas Lewinsohn diz:

    Explicando:
    O Ministro está comunicando novos resultados sobre vicariância entre os biomas, baseados nas mais recentes análises filogenéticas multitáxicas.
    Vamos aguardar a publicação!


  22. Ronaldo diz:

    Na Amazônia tem é gelo não é não ministro?


  23. Luiz diz:

    Vi muitos comentários improcedentes, na realidade, procedentes de esquerdopatas.


    1. Ricardo diz:

      Já tomou cloroquina hoje?


      1. GILMARA DA SILVA diz:

        Pois é Ricardo isso é a humanidade tirando o direito de quem merece viver, os bons, animais e todo ecosistema.Muito triste ver a sujeira que contamina o mundo.Boa sorte!

        Gilmara


    2. barão diz:

      Esquerdopata é canhoto, certo?


  24. Rose Teixeira diz:

    Nossos filhos e netos sentirão na pele a irresponsabilidade desse governo com o desmatamento..


  25. Shinha diz:

    Chega de (des)envolvimento precisamos sim de mais envolvimento ! As riquezas do país servem apenas a 6% dos brasileiros ! Que se exploda o agronegocio ! Que se exploda as super explorações ea bosta do PIB !! Quero mais é nivel de envolvimento e alegria solidaria humana


    1. Fernando diz:

      Não fale asneiras, não é assim também. Vão ser informar, o infeliz!


    2. Marcio diz:

      Que assim seja.
      Fica em paz, logo todos entenderão!!!
      Forte abraço, continue forte!
      Estamos juntos!!!


  26. Dilermano Ferreira diz:

    Grande novidade da incapacidade de políticos e sua corja de incompetentes. Livramento para nós já!!!


  27. Rita diz:

    O que esperar de um ministro desse desgoverno? Nada mais me surpeende!


    1. Alexandro Arruda diz:

      Concordo! Que erro grosseiro, provavelmente aprendeu estocar vento!


      1. Deodato Souza diz:

        Pelo contrário, esse cara e toda a eqluipe do governo só ficam soltando os "ventos" que estão presos dentro deles.


  28. carlos alberto cunha diz:

    Ministro, vá vender o Bau da (in)Felicidade que é melhor. Só tem sumidade nesse governo. Abriu a boca, sai bobagem.


    1. Bruno diz:

      Além de que , pelo jeito, ninguém gosta da língua portuguesa do Brasil. Erros atrás de erros!


      1. MARCOS A A DAVILA diz:

        É mesmo, e principalmente de GEOGRAFIA.


    2. Lauri diz:

      Consequências de um governo ideológico, que prometeu técnicos nas pastas administrativas?? Vai ser difícil encontrar alguém melhor vinculado as propostas deste governo!