Salada Verde

Carnívoros são mais ameaçados por estradas do que se tem conhecimento, diz estudo

Estudo feito por pesquisadores da Alemanha e de Portugal alerta sobre os efeitos das estradas sobre as espécies e pede uma reavaliação no status de ameaça

Sabrina Rodrigues ·
9 de fevereiro de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Onça parda (Puma concolor): animal ameaçado de extinção é morto ao tentar atravessar a via. Foto: Valdir Santos.
Onça parda (Puma concolor): animal ameaçado de extinção é morto ao tentar atravessar a via. Foto: Valdir Santos.

Há tempos se sabe que as estradas ameaçam a fauna silvestre, no Brasil e no mundo, mas os efeitos danosos dos atropelamento sobre os carnívoros terrestres foram subestimados pelos programas de conservação dessas espécies. É o que concluiu uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Alemanha e de Portugal publicada  e publicada no final de janeiro pela revista científica Global Ecology and Biogeography.

As estradas, segundo o estudo, causam a mortalidade direta e isolam as populações de carnívoros, o que pode afetar sua viabilidade a longo prazo. Os carnívoros mais expostos às estradas pertencem às famílias Felidae (felinos), Ursidae (ursos), Mustelidae (Mustelídeos), Canidae (Canídeos), Procyonidae (Procionídeos). Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores consideraram 232 espécies de carnívoros em todo o mundo dentro de um total de 270 espécies existentes e a partir dessa separação avaliaram qual dessas espécies estavam sendo mais ameaçadas por estradas.

Os carnívoros que habitam a América do Norte e a Ásia são os que mais sofrem com a estradas, seguidos dos habitantes da América do Sul e da Europa. Mesmo em regiões com densidade de estradas considerada relativamente baixa observou-se a ocorrência de ameaça.

Negligência

Uma das questões levantadas pelos pesquisadores é que algumas espécies como a onça-parda (Puma concolor), o urso negro americano (Ursus americanus) e o urso-pardo (Ursus arctos) estão com a sobrevivência gravemente ameaçada por estradas, mas que esse perigo não tem sido levado em pauta até o momento.

O estudo alerta que aproximadamente um terço dos carnívoros mais afetados não foram identificadas pela IUCN como ameaçados por estradas. Os pesquisadores apontam para a necessidade de reavaliar a classificação de algumas espécies como por exemplo, o texugo japonês (Meles anakuma) e a marta japonesa (Martes melampus), da família dos Mustelídeos, gravemente ameaçados por esse problema e que estarão extintos em nove e dezessete anos e, mesmo assim, estão classificados pela IUCN como pouco preocupante.

Fonte: EurekAlert.

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Dicionário Ambiental
6 de janeiro de 2014

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. João Carlos Carvalho diz:

    O erro da legenda é escrever que a onça parda corre risco de extinção ! Não corre, porque a distribuição é ampla e aqui no Brasil suas populações estão aumentando , devido ao aumento populacional das espécies que elas se alimentam ! Mas que os felídeos , canídeos e procionídeos estão sendo mortos nas estradas ,é uma grande verdade ! Elas são predominantemente noturnas !


  2. Sabrina diz:

    OBS: …"são mais ameaçados por acidentes em estradas do que se pensava."


  3. Sbrina diz:

    Pelo que entendi na MANCHETE da matéria é os carnívoros são ameaçados por estradas do que se pensava. E não que carnívoros são os mais ameaçados de extinção. E isso é um fato importantíssimo.


  4. paulo diz:

    Em resumo, se é ou não é, não faz diferença. O real é que a MATANÇA continua. E muita matança, basta dar uma voltinha por qq estrada.


  5. Carlos L. Magalhães diz:

    Onça pada não é um animal ameaçado de extinção em nenhum país onde é nativo, muito menos no Brasil. Portanto legenda ERRADA na foto.

    "Uma das questões levantadas pelos pesquisadores é que algumas espécies como a onça-parda (Puma concolor), o urso negro americano (Ursus americanus) e o urso-pardo (Ursus arctos) estão com a sobrevivência gravemente ameaçada por estradas, mas que esse perigo não tem sido levado em pauta até o momento." – Nenhuma das 3 espécies têm sua "sobrevivência" ameaçada, muito menos por estradas. E o termo "sobrevivência" é totalmente inadequado para a nota em tela.

    Mais rigor, mais precisão!


    1. Beatriz Beisiegel diz:

      Verifique a PORTARIA MMA Nº 444, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, que reconhece a lista da fauna brasileira ameaçada de extinção.


    2. Fernando diz:

      Puma concolor é classificada como vulnerável pela Lista Nacional Oficial de Espécies Da Fauna Ameaçada de Extinção! Mais rigor nos comentários, por favor!


    3. Michele diz:

      Que absurdo… claro que o puma é ameaçado simmmm…..desconhecimento das listas vermelhas hein???