Salada Verde

Bolsonaro afirma ao STF que acusar ONGs por queimadas foi ‘mera opinião’

Presidente foi interpelado pelo Supremo para explicar fala que vinculou organizações não governamentais com crimes ambientais na Amazônia

Daniele Bragança ·
23 de outubro de 2019 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Bolsonaro justificou fala que vinculou ONGs a queimada como “discurso político”. Foto: Alan Santos/PR.

Em resposta ao pedido de esclarecimento do Supremo Tribunal Federal sofre fala que vinculou ONGs a queimada, o presidente Jair Bolsonaro disse que “não teve objetivo de atingir ou ferir a honra de ninguém” e que o discurso proferido no dia 21 de agosto não passa de “mera opinião”. 

“Considero que não fui dúbio ou ambíguo. Em verdade, fui genérico. Isso porque, referida declaração não teve destinatário certo e específico, isto é, não se referiu a alguma ONG determinada ou concretamente determinável”, se defendeu. “(..) apenas proferi discurso político, sem qualquer conteúdo ilícito, com fundamento, repita-se, no meu direito constitucional de livre manifestação de pensamento, conforme previsto no art. 5º, IV, da Constituição”, disse.

Em agosto, no começo da crise com as queimadas na Amazônia, o presidente acusou, em entrevista, as organizações não-governamentais de estarem por trás do aumento expressivo dos focos de calor. 

“O crime existe, e nós temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, 40% ia para ONGs, não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta de dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, a ação criminosa desses “ongueiros” para chamar a atenção contra minha pessoa e contra o governo do Brasil, declarou Bolsonaro, na época, sem apresentar qualquer prova.

Dois dias após às afirmações de Jair Bolsonaro, a Associação Alternativa Terrazul, com sede em Fortaleza, no Ceará, entrou no STF com um pedido de explicações ao presidente. O ministro Alexandre de Moraes acatou a solicitação e notificou Bolsonaro, que respondeu por ofício nesta terça-feira (22).  

Na mesma semana, uma pecuarista acusou o ICMBio de estar por trás do “dia do fogo”, manifestação convocada pelo WhatsApp que promoveu queimadas na região da BR 163, entre Novo Progresso e Altamira, em 10 de agosto. O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, chegou a comentar em uma rede social que o governo iria apurar o caso e punir os responsáveis. Como apurou ((o))eco no mesmo dia, a pecuarista havia sido multado pelo ICMBio 10 dias antes da acusação, por desmatar 70,93 hectares de floresta do bioma amazônico “mediante uso do fogo” em uma área dentro da Reserva Biológica da Serra do Cachimbo, no Pará. 

As investigações sobre o “dia do fogo” feitas pelas Polícia Federal apontam fazendeiros e empresários de Novo Progresso como cabeças do protesto. Nenhuma ONG foi indiciada ou investigada por promover queimadas na Amazônia. 

 

Saiba Mais

Manifestação de Bolsonaro – STF     

Leia Também 

STF notifica Bolsonaro para explicar acusação sobre queimadas causadas por ONGs

“Dia do Fogo” foi promovido por grupo no whatsapp chamado “SERTÃO”

Bolsonaro diz que diretor do INPE pode estar “a serviço de alguma ONG”

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
19 de julho de 2019

Bolsonaro diz que diretor do INPE pode estar “a serviço de alguma ONG”

Irritado com pergunta sobre desmatamento, presidente diz que desconfia dos dados divulgados recentemente sobre a derrubada da floresta em julho

Salada Verde
27 de agosto de 2019

“Dia do Fogo” foi promovido por grupo no whatsapp chamado “SERTÃO”

Grileiros, garimpeiros e fazendeiros eram os membros que organizaram o dia e contrataram motoqueiros para espalharem fogo. Governo foi avisado três dias antes das queimadas

Salada Verde
7 de outubro de 2019

STF notifica Bolsonaro para explicar acusação sobre queimadas causadas por ONGs

Ministro do STF, Alexandre de Moraes, entendeu procedente o pedido da instituição Associação Alternativa Terrazul para que o presidente explicasse se teria provas sobre as acusações

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Paulo diz:

    Só uma "mera opinião", uma mereca de comentário. Só isso.

    Então Presidente, fica de bôca fechada. Pegou o gosto de falar demais e bobagens.


  2. Socorro diz:

    Sr. Presidente,
    Decoro mandou lembrança!