Salada Verde

Alimentos apresentam agrotóxicos acima do permitido em SP e DF

Avaliação feita a pedido do Greenpeace aponta irregularidades no uso de produtos químicos, como venenos proibidos de serem usados no país

Daniele Bragança ·
31 de outubro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Banana prata foi um dos alimentos testados a pedido do Greenpeace. Foto: Wikipédia.
Banana prata foi um dos alimentos testados a pedido do Greenpeace. Foto: Wikipédia.

O Greenpeace foi nos maiores centros de comercialização de legumes e verduras da cidade de São Paulo e de Brasília para avaliar como anda a alimentação do brasileiro. A análise, feito pelo Laboratório de Resíduos de Pesticidas do Instituto Biológico de São Paulo, mostrou o que qualquer um que acompanha os testes feitos pela Anvisa já sabem: as verduras e frutas na mesa do brasileiro contêm resíduos de agrotóxicos acima do limite máximo permitido e uso de pesticidas vetados pela legislação.

Foram analisadas 50 amostras de mamão formosa, tomate, couve, pimentão-verde, laranja-pera, banana-prata, banana-nanica, café, arroz integral, arroz branco, feijão preto e feijão carioca. Desse total, 60% continham resíduos de agrotóxicos e 36% apresentaram algum tipo de irregularidade, como agrotóxicos banidos do país, proibidos para a cultura específica ou acima do Limite Máximo de Resíduos permitido (LMR).

Das 23 substâncias diferentes encontradas, 10 estão proibidas em pelo menos uma dessas quatro regiões: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Europa.

A avaliação faz parte de um dossiê lançado nesta terça-feira (31) pela ONG chamado “ Segura este abacaxi”, que traz uma análise da agricultura brasileira. Segundo a ONG, um modelo de agricultura baseado em agroecologia “pode aumentar a produtividade agrícola e a segurança alimentar; melhorar a renda de agricultores familiares; e conter e inverter a tendência de perda de biodiversidade e outros impactos gerados pela agricultura industrial”.


 

Leia Também

Pesquisa constata alta presença de agrotóxicos em alimentos

Como andam os agrotóxicos no Brasil

Pimentão é o novo campeão de agrotóxicos

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
7 de dezembro de 2011

Pimentão é o novo campeão de agrotóxicos

Entre os primeiros estão morango, pepino, alface, cenoura e... abacaxi. A encrenca é grande segundo a lista que acabou de ser divulgada pela Anvisa.

Reportagens
2 de setembro de 2011

Como andam os agrotóxicos no Brasil

Em 2008, o país ultrapassou os EUA e se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, como também o de mercado cresce mais rápido.  

Notícias
31 de outubro de 2013

Pesquisa constata alta presença de agrotóxicos em alimentos

Anvisa: quase um terço das amostras de alimentos pesquisado em 2011 e 2012 continha ou concentração em alta ou substâncias proibidas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.