Abelhas entram na lista de espécies em extinção nos Estados Unidos

Sete espécies, que têm como habitat natural o Havaí, entraram na lista. Espécies invasoras e urbanização desenfreada são apontadas como responsáveis por empurrar as abelhas para a lista vermelha

6 de outubro de 2016 · 5 anos atrás
Yellow-faced bee, a abelhinha comum, entra na lista de animais em extinção nos Estados Unidos. Foto: Katja Schulz/Flickr.

Uma péssima notícia para a biodiversidade mundial: é que as abelhas acabam de entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção pelo US Fish and Wildlife Service (FWS), agência do governo dos Estados Unidos responsável pela preservação de espécies de peixes, de animais silvestres, plantas e seus habitats, uma espécie de Ibama americano. Sete espécies de abelhas, todas pertencentes ao estado do Havaí, foram incluídas na lista: Hylaeus anthracinus, Hylaeus longiceps, Hylaeus assimulans, Hylaeus facilis, Hylaeus hilaris, Hylaeus kuakea e Hylaeus mana, que são as abelhas de cara amarela, parecidas com a abelhinha comum aqui do Brasil. As autoridades americanas desconfiam que a diminuição está ocorrendo devido ao desequilíbrio da fauna oriundo da inclusão de espécies de plantas e animais invasores e a elevação desenfreada da urbanização da ilha, favorecendo o turismo de forma descontrolada e a destruição do habitat natural dos insetos. Fonte: Exame.