Salada Verde

Estado do Pará lança campanha de combate ao desmatamento

Objetivo é sensibilizar produtor para a importância da regularização ambiental. Campanha é a primeira feita por um estado na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
21 de maio de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.
O governador Simão Jatene (acima) durante lançamento da campanha estadual de Combate ao Desmatamento. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará.

“Produzir sem desmatar. Comece a olhar pra isso como um bom negócio” é o slogan da primeira campanha de combate ao desmatamento organizada por um estado da Amazônia. A iniciativa tem como objetivo demostrar ao produtor rural do Pará, alvo da campanha, a importância da regularização ambiental. A campanha contra o desmatamento será publicizada através de vídeos publicitários, spots de rádio, outdoors, cartazes e site.

“É a primeira vez que um Estado na Amazônia faz uma campanha dessa natureza. O desmatamento sempre foi combatido pela ótica da repressão, do comando, do controle e da pressão sobre os produtores” afirma Justiniano Netto, secretário executivo para coordenação do Programa Municípios Verdes (PMV), lançado pelo governo do Estado. “O Pará resolveu inovar, adotando outra política, e promove uma campanha de educação e de sensibilização, chamando os produtores para serem cada vez mais os nossos aliados nessa luta” conclui.

A campanha tem como meta promover a adesão dos produtores rurais ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta instituída pelo Novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), que identifica os imóveis rurais, reunindo informações como o tamanho da área, os locais de reserva florestal e os dados do proprietário. É através do CAR que estado e municípios poderão implementar os programas de regularização ambiental, além de viabilizar a concessão de crédito rural, iniciar a regularização fundiária e controlar o desmatamento nas propriedades rurais.

De acordo com o governo do estado, o Pará possui atualmente 30 milhões de hectares cadastrados no CAR, mas a meta é cadastrar todo o Estado, que tem 62 milhões de áreas cadastráveis.

O Pará é um dos estados campeões em desmatamento na Amazônia. Segundo dados do boletim de desmatamento do Imazon, de agosto de 2012, quando começou o calendário do desmatamento, até abril de 2013, a área desmatada no estado totalizou 398 quilômetros quadrados, um aumento de 69% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a abril de 2012) quando o desmatamento somou 235 quilômetros quadrados.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.