Salada Verde

Destinação correta dos eletroeletrônicos é tema de edital

Documento fixa critérios mínimos para assinatura de empresas com o governo. Descarte inadequado desses produtos gera problemas ambientais.

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde

O Ministério do Meio Ambiente avança na regularização dos resíduos sólidos. Após lançar um portal apenas para tratar do assunto, o ministério publicou na semana passada edital que trata do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e seus componentes. O documento já está à disposição dos interessados no site do MMA e estabelece critérios para a viabilização de acordos entre governo e setor empresarial.

Por exemplo, o edital fixa prazo de 120 dias para as empresas que produzem eletroeletrônicos apresentem propostas que definam os detalhes de como funcionará o sistema de logística reversa do setor. Detalhes como a localização e a quantidade dos pontos de coleta e quem será responsável por recolher o produto.

“Este tipo de resíduo, cada vez mais presente no cotidiano, por conter elementos tóxicos como metais pesados em sua composição, representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente ao ser descartado de forma indevida”, afirmou Sabrina Andrade, analista ambiental da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, em nota publicada no site do Ministério.

Estão em análise e aguardam a aprovação do Comitê Orientador (CORI) propostas semelhantes de acordos setoriais, como das indústrias de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral.

 

Leia também

Reportagens
7 de maio de 2024

Organização inicia debates sobre a emergência climática nas eleições municipais

“Seminários Bússola para a Construção de Cidades Resilientes”, transmitidos pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, começaram nesta segunda e vão até sexta, das 18 às 20h

Reportagens
7 de maio de 2024

Encurraladas por eucalipto, comunidades do Alto Jequitinhonha lutam para preservar modo de vida comunitário

Governo militar, nos anos 1970, fomentou a implantação de monocultivos de eucaliptos para fornecer matéria-prima ao complexo siderúrgico

Reportagens
7 de maio de 2024

Da contaminação por pó de broca à luta ambiental: a história de um ambientalista da Baixada Fluminense

Em entrevista a ((o))eco, o ambientalista José Miguel da Silva fala sobre racismo ambiental, contaminação e como é militar pelo meio ambiente em um município da Baixada Fluminense

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.