Salada Verde

Instituto Trata Brasil lança manual sobre saneamento básico

Cartilha com 68 páginas fala da gestão, do marco regulatório e do papel da União, Estados e Municípios na universalização do serviço.

Redação ((o))eco ·
22 de outubro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Casas sem coleta de esgoto são realidades em quase a metade dos domicílios do país. Acima, esgoto a céu aberto em uma rua de Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Casas sem coleta de esgoto são realidades em quase a metade dos domicílios do país. Acima, esgoto a céu aberto em uma rua de Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Motivado pelo dia da natureza, que acontece no dia 4 de outubro, o Instituto Trata Brasil lançou a cartilha com 68 páginas intitulado “Manual do Saneamento básico: entendendo o saneamento básico ambiental no Brasil e sua importância socioeconômica”.

O nome já diz que o serviço é básico, no sentido de essencial, fundamental. Mas no Brasil, os avanços na economia não se refletiram no aumento no número de brasileiros que dispõe do serviço de esgoto e água tratada. Segundo o IBGE, apenas 55,4% dos 57,3 milhões de domicílios estão ligados à rede geral de esgoto.

Apesar de normalmente se vincular saneamento como sinônimo de esgoto, o conceito é bem mais amplo. Segundo o manual, saneamento básico “é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais”.

O papel dos municípios, de elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico e envolver a comunidade em sua discussão, também é ressaltado na publicação: “O plano municipal é essencial na regulamentação da concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários, e na elaboração de diagnósticos que ajudam os municípios na obtenção de empréstimos para obras de saneamento junto ao governo federal e instituições financeiras”.

Como bem mostrou reportagem de Cristiane Prizibisczki, aqui em ((o)) Eco, o assunto saneamento ainda é tratado como secundário nas políticas públicas brasileiras. Números como o do Censo de 2010 − mostrando que quase a metade da população não tem acesso a rede de esgoto ou que 2,6% dos domicílios não possuem banheiro (cerca de 1, 49 milhões de domicílios) − deveriam render mais discussões nas políticas públicas e nos planos de governo das eleições municipais.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. O nome já diz que o serviço é básico, no sentido de essencial, fundamental. Mas no Brasil, os avanços na economia não se refletiram no aumento no número de brasileiros que dispõe do serviço de esgoto e água tratada. Segundo o IBGE, apenas 55,4% dos 57,3 milhões de domicílios estão ligados à rede geral de esgoto.
    https://desentupidora.top/desentupidora-em-guarul


  2. Marcia diz:

    Excelente iniciativa, precisamos proteger o nosso meio ambiente! Excelente site, muito bem escrito e com ótimas dicas! Parabéns a toda a equipe por disponibilizar deste riquíssimo material.