Salada Verde

Mata Atlântica ganha 162 milhões de dólares

Banco Inteamericano de Desenvolvimento e governo de SP unem-se no maior financiamento de recuperação e conservação da Mata Atlântica

Redação ((o))eco ·
9 de dezembro de 2010 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Governador de São Paulo, Alberto Goldman, durante cerimônia que firmou empréstimo para financiar conservação na Mata Atlântica (foto: Gilberto Marques/Gov. de SP)
Governador de São Paulo, Alberto Goldman, durante cerimônia que firmou empréstimo para financiar conservação na Mata Atlântica (foto: Gilberto Marques/Gov. de SP)

Um empréstimo milionário promoverá a conservação do Parque Estadual da Serra do Mar e de outras unidades de conservação na ameaçada Mata Atlântica paulista. Um acordo firmado no dia 08 de dezembro entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado de São Paulo resultou em empréstimos para financiar a conservação, recuperação e gestão sustentável dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no estado.

Fernando Carrillo-Flórez, representante do BID no Brasil e Alberto Goldman, Governador do Estado de São Paulo, assinaram um Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica que irá promover a restauração e a conservação do Parque Estadual da Serra do Mar, da Estação Ecológica Jureia-Itatins e de outras unidades de conservação marinhas e costeiras da região.

No valor de 162,5 milhões de dólares e duração de 25 anos, esse é o maior projeto de conservação financiado pelo BID na América Latina e possui importância mundial na conservação de um dos biomas mais ameaçados do planeta.

O complexo de unidades de conservação próximos a Serra do Mar compreende os maiores fragmentos remanescentes de Mata Atlântica do mundo, em uma área de 315 mil hectares e é também parte de um grande corredor ecológico que interliga outros fragmentos dessa vegetação nos estados do Rio de Janeiro e Paraná. O programa visa estabilizar o ecossistema trazendo melhorias ao clima, à retenção de carbono e na qualidade da preservação ambiental brasileira. (Laura Alves)

Leia também
Ótima notícia quase despercebida – Artigo de Marc Dourojeanni sobre o financiamento do BID

 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.