Salada Verde

Leilão viabiliza a construção de sete novas usinas

Novos contratos prevêm implementação de novas usinas hidrelétricas no Brasil nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Roraima, Amapá e Santa Catarina.

Redação ((o))eco ·
30 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Nessa sexta feira aconteceu o Leilão de Energia para Fonte Hidrelétrica A-5/2010 realizado pelo Governo Federal, que viabilizou a contratação de sete novas usinas, sendo três de médio porte e quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), das quais cinco serão implementadas na região Amazônica.

Veja lista com nome das usinas, os rios onde serão localizadas e potência instalada (fonte: EPE)
 

Compradores de 27 distribuidoras de energia elétrica participam do investimento estimado de 3,2 bilhões de reais. Os contratos assinados possuem 30 anos de duração, à partir de 2015 com o início da operação dos projetos. O volume de energia negociado no certame ficou em 327 MW médios, a um preço médio de venda de R$ 99,48 por MWh.

“Além de importante para a segurança do sistema elétrico e para a manutenção do grande percentual de renovabilidade da matriz energética, a expansão hidrelétrica é um investimento interessante para o investidor privado. Vamos continuar trabalhando para viabilizar outras hidrelétricas no leilão do final do ano”, disse MauricioTolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
 

Mais informações: www.epe.gov.br

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.