Salada Verde

Peru dedicará parques para mitigar emissões

Ministério do Meio Ambiente anuncia conservação de 54 milhões de hectares que podem ser contabilizados como estoque de carbono. 

Redação ((o))eco ·
22 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Lima - O ministro do Meio Ambiente do Peru, Antonio Brack, anunciou nesta quinta em Lima a criação do Programa de Conservação de Florestas para mitigação das mudanças climáticas. A iniciativa pretende conservar 54 milhões de hectares de florestas tropicais, dos 72 milhões existentes no Peru, mediante uma série de mecanismos que implicarão o mapeamento das áreas destinadas à conservação, promoção de sistemas produtivos sustentáveis, fortalecimento de capacidades (de conservação) de florestas e governos regionais e locais, assim como nas comunidades indígenas e de pequenos agricultores.

O financiamento do programa será provido, principalmente, pelo Tesouro Público Peruano, pela JICA (Japanese International Cooperation Agency), pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Frente à pergunta de ((o)) eco sobre o que aconteceria com os 18 milhões de hectares, que não fazem parte dos 54 milhões destinados à conservação, Brack respondeu que “ainda estão por ser avaliados”. E a respeito do convênio energético com o Brasil, que implica a construção de 8 hidrelétricas na zona amazónica peruana, ele indicou que, para serem construídas devem ser feitos Estudos de Impacto ambiental, pois não há razões que esse programa de conservação florestal seja afetado.(Ramiro Escobar)

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.