Salada Verde

Ruralistas e governos, lá e cá

Questão de atitude: terras de fazendeiro britânico abrigam 4% da população nacional de espécie rara de ave.

Salada Verde ·
5 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Aves européias associadas a campos e áreas abertas estão em declínio com a substituição de técnicas agrícolas tradicionais pela agricultura industrial. O problema está associado a mudanças no calendário de colheita e no declínio do pousio, que resulta em campos sendo colhidos quando as aves estão nidificando e na conversão em terra nua de áreas que antes forneciam alimento a elas durante o inverno. 

O resultado é que aves antes abundantes como o trigueirão (Miliaria calandra) se tornaram muito mais raras, esta tendo declinado quase 90% no Reino Unido nos últimos 40 anos. Uma surpresa foi o encontro de uma população de 700 delas em uma propriedade em Bedfordshire, hoje a feliz hospedeira de 4% da população da espécie no país. A razão está na atitude do proprietário, Steve Bumstead.

“Estou atônito pela excitação que este achado causou. Mas sempre fiz coisas para a vida selvagem na fazenda, como deixar restos de colheita de cevada no campo. Para mim é rotina. Eu acredito que os fazendeiros são os guardiões do campo e se há algo que podemos fazer para beneficiar a vida selvagem, então devemos fazê-lo”, disse em nota do RSPB. 

No Reino Unido, produtores agrícolas recebem compensações financeiras do governo caso deixem os restos de sua colheita nos campos durante parte do inverno, ao invés de ará-los, ou se semearem misturas de espécies que forneçam sementes usadas como alimento pelas aves durante este período.

 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.